Atualmente, temos mais cidadãos dos EUA relatando que usam Cannabis do que cigarro. De acordo com pesquisa feita pelo empresa de consultoria e análise de mercado Gallup, 16% dos estadunidenses usaram a planta, seja ingerindo ou inalando, enquanto 11% se declararam fumantes de cigarros de tabaco. Completando a investigação, 45% dos participantes disseram que consumiram alguma bebida alcoólica socialmente na última semana, tornando o álcool a substância mais utilizada entre as três.
Esse estudo sobre os hábitos nos EUA é feito pela Gallup desde os anos 1930, que vem acompanhando as diversas mudanças que aconteceram nas últimas décadas. Enquanto o consumo de álcool permanece estável há alguns anos, o tabagismo caiu para menos de um quarto do que era na década de 1950. Enquanto isso, mesmo que a Cannabis ainda seja considerada ilegal pelo governo federal do país, mais pessoas relatam o uso da planta.
Influência das campanhas contra o cigarro
Campanhas de saúde que alertam aos riscos que o tabagismo pode trazer e campanhas preventivas do governo cresceram ao mesmo tempo que mais estados começaram a regulamentar a Cannabis. Ainda assim, cerca de 480 mil pessoas morrem todo ano no país por complicações relacionadas ao cigarro, enquanto a Cannabis não mata ninguém.
Desde a primeira vez que o consumo de Cannabis entrou no questionário, em 1969, os números avançaram bastante. Naquela época, 4% dos cidadãos norte-americanos relataram que já tinham experimentado ao menos uma vez na vida, hoje em dia já são 48%. No ano de 2013, 7% dos entrevistados mencionaram uso frequente de Cannabis, número que chegou a 16% na última edição da pesquisa.
Desde já, podemos esperar por um aumento gradual no número de pessoas que utilizam produtos de Cannabis no país. Um estudo realizado por pesquisadores do Minnesota e Colorado identificou que parece haver um aumento de mais ou menos 20% na frequência do uso da Cannabis em estados que regulamentaram todos os usos da planta. Indicando que as pessoas tendem a usar mais produtos com canabinoides em lugares onde o acesso é regulado.
Cada vez mais brasileiros também estão aderindo aos tratamentos com Cannabis, e é muito fácil iniciar o seu. Basta acessar nossa plataforma de agendamentos e marcar uma consulta com um dos nossos especialistas.