Um estudo realizado no Canadá sugere que mulheres estão adotando a Cannabis como uma alternativa para aliviar os sintomas da menopausa. Publicada na revista científica BMJ Open, a pesquisa tinha o objetivo de analisar os padrões de uso de canabinoides em mulheres com 35 anos ou mais.
Mais de 1,4 mil mulheres residentes na província de Alberta, no país da América do Norte, participaram por meio de uma pesquisa online. O questionário revelou informações sobre os sintomas mais comuns e os produtos de preferência desse público.
Os sintomas da menopausa que a Cannabis alivia
A menopausa é uma etapa da vida das mulheres que marca o encerramento do ciclo reprodutivo. Esse período de transição desencadeia uma série de mudanças físicas e emocionais que podem variar em intensidade e impacto na vida dessas pessoas.
Nesse sentido, a Cannabis se apresenta como uma parceira para lidar com alguns dos sintomas que surgem com a chegada da menopausa. Segundo o artigo Cannabis use for menopause in women aged 35 and over: a cross-sectional survey on usage patterns and perceptions in Alberta, Canada, as mulheres de Alberta recorreram à planta para lidar com:
- Distúrbios do sono;
- Ansiedade;
- Dores;
- Irritabilidade;
- Depressão.
A idade média das participantes foi de 49 anos, sendo que 35% delas estavam na pós-menopausa e 33% na perimenopausa. 74% das mulheres que usam a Cannabis relataram que a planta proporcionou alívio significativo nos sintomas da menopausa.
Quanto às formas de consumo, 51% preferiram produtos com Cannabis comestíveis, 47% optaram por óleos para uso oral e 41% preferem a inalação como via de administração através do uso de vaporizadores ou flores in natura.
Lacuna de profissionais da saúde
Quando os canabinoides da planta interagem com o sistema endocanabinoide do nosso corpo, desencadeiam uma série de processos fisiológicos para equilibrar o funcionamento do organismo. Assim, ajuda a aliviar ou acabar com alguns sintomas relacionados à diminuição dos níveis hormonais durante a menopausa.
Do mesmo modo, o uso da Cannabis também traz benefícios que vão além da saúde física, também é possível perceber melhoras na saúde mental.
Assim, na conclusão do artigo, os pesquisadores reafirmaram os benefícios que a planta traz para essa etapa na vida das mulheres. No entanto, o acesso à informação sobre o uso da Cannabis na menopausa não vem dos profissionais da saúde, mas sim de fontes de informação como o portal Cannabis & Saúde.
“Nossa pesquisa estabeleceu que as mulheres usam Cannabis para sintomas durante a transição da menopausa. A informação sobre a Cannabis foi acessada com mais frequência através de pesquisas online e contatos pessoais, com envolvimento limitado dos prestadores de cuidados de saúde.
As mulheres que relataram uso atual de Cannabis especificamente para dificuldades de sono, sintomas de humor, dores musculares/articulares e sintomas urogenitais. Os nossos dados contribuem para a evidência que indica o uso medicinal de Cannabis por mulheres de meia-idade, bem como enfatizam o elevado nível de interesse pela Cannabis através do grande número de respostas no nosso estudo.”
Como ter acesso a Cannabis
É importante lembrar que o estudo aconteceu em uma região onde há uma vasta disponibilidade de produtos com Cannabis para as pessoas. Embora eles estejam disponíveis sem a necessidade de receita, cerca de um terço das participantes da pesquisa afirmaram que têm o acompanhamento de um profissional da saúde para realizar o tratamento.
Se você quer ter mais informações sobre o uso medicinal da Cannabis para lidar com os sintomas da menopausa, confira aqui nesse link o artigo que a médica Maria Teresa Jacob preparou especificamente sobre esse tema.
E se você gostaria de incluir a Cannabis no seu repertório de ferramentas para lidar com a menopausa, é possível fazê-lo de forma segura e legal. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico ou dentista experiente na prescrição de canabinoides. Marque já sua consulta!