A empresa de inteligência de mercado focada em Cannabis New Frontier Data divulgou uma pesquisa no último dia 30 de junho que revelou que as flores são o produto de Cannabis preferido entre os pacientesque fazem uso medicinal nos EUA. De acordo com o estudo, entre os que usam Cannabis apenas com fins medicinais, 58% usam tanto flores quanto outros produtos, enquanto 26% usam exclusivamente flores.
Em mercados onde a Cannabis é regulada, os consumidores tendem a diversificar as preferências de produtos, utilizando também comestíveis, tinturas, óleos e tópicos. Mesmo com a oferta de itens com maior valor agregado, as flores não deixam de ser uma opção de quem utiliza os canabinoides com fins medicinais. Ainda assim, há uma população de 15% que utiliza qualquer produto que não seja uma flor de Cannabis.
A informação mais útil: o efeito que o produto vai proporcionar
De acordo com a pesquisa, em mercados com diversidade de produtos com Cannabis, a informação mais importante para o consumidor é sobre os efeito que aquele produto vai causar. Os dados sugerem que a melhor forma de ajudar a quem faz uma compra é dar informações sobre sabor e a experiência que ele pode proporcionar. Outro assunto importante é o teor dos canabinoides, que pode ajudar na escolha dependendo da preferência.
Já falando do uso não-médico, a variedade de Cannabis mais utilizada na Califórnia foi a Wedding Cake (bolo de casamento, na tradução livre). Ela, supostamente, tem efeito relaxante característico das plantas de variedade indica. O terpeno predominante é o limoneno, que dá sabor e aroma cítricos à planta e está relacionado a efeitos benéficos como melhora no humor e na imunidade, redução do estresse e da ansiedade e também combate problemas gástricos. O “bolo de casamento” é a variedade que mais vende por lá há três anos.
Flores de Cannabis podem ser medicinais?
O debate sobre os usos medicinais ou não de Cannabis podem cair no erro de opor flores e medicamentos, mas a ciência vem encontrando evidências de que se trata apenas de uma outra via de administração da mesma substância. Sabemos que os benefícios serão mais destacados quando se usa um vaporizador para aquecer a planta a uma temperatura controlada e um estudo, por exemplo, comprovou que a Cannabis inalada melhorou a qualidade de vida de 92% dos pacientes que conviviam com dor crônica. Cada indivíduo é único e a percepção sobre os efeitos pode ser muito subjetiva variando em cada caso.
A eficácia de vaporizar flores secas foi comprovada em outro estudo que confirmou a absorção dos canabinoides usando essa via de administração. Por esse motivo, alguns médicos brasileiros estão recomendando flores in natura para seus pacientes, que importam com autorização da Anvisa.
Não importando a preferência, os canabinoides podem fazer uma enorme diferença em pessoas que convivem com diversas condições de saúde. Para utilizar flores, óleos ou algum outro produto de Cannabis é muito fácil, basta marcar uma consulta na nossa plataforma de agendamentos e um dos nossos médicos vai poder te orientar.