É provável que você já tenha lido muitos conteúdos aqui no Cannabis & Saúde sobre o potencial terapêutico dos compostos da Cannabis, principalmente o canabidiol (CBD) e o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). Essas substâncias estão presentes em maior quantidade nas flores da planta e são ingredientes ativos de alguns medicamentos.
Desta vez, destacamos as propriedades terapêuticas de outra parte da planta: as sementes de cânhamo. Delas é possível extrair um óleo rico em nutrientes e com efeitos anti-inflamatórios, que tem ganhado cada vez mais atenção na área da saúde.
Nesse sentido, uma equipe de cientistas fez um estudo clínico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança do óleo de semente de cânhamo em pacientes com artrose no joelho.
Os resultados mostraram que o óleo de semente de cânhamo pode ser uma alternativa promissora para o tratamento de pessoas com artrose no joelho.
O que é a artrose no joelho
A artrose, ou osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações, causando dor, rigidez, inchaço e a limitação dos movimentos. Com a progressão da doença, há um desgaste excessivo das cartilagens, causando atrito entre os ossos.
Quando a artrose afeta os joelhos, provoca limitações no movimento que podem impactar severamente a qualidade de vida e a independência dos pacientes, principalmente quando são pacientes idosos. Quem tem essa condição pode sentir o joelho “travado” ou rígido, o que torna atividades simples, como caminhar ou subir escadas, muito difíceis. Além disso, é comum que essa doença afete pessoas na terceira idade, pois as cartilagens se desgastam naturalmente com o passar dos anos.
O tratamento convencional envolve a prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. No entanto, muitas vezes são medicamentos que causam efeitos colaterais e a busca por novas alternativas é constante.
Extraindo um medicamento das sementes da Cannabis
O óleo de semente de cânhamo é obtido através de um processo similar ao da produção de azeite de oliva extra virgem. As sementes são prensadas a frio para extrair o óleo sem o uso de calor para preservar os nutrientes e não causar nenhuma alteração no sabor.
O resultado é um óleo rico em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 em uma proporção ideal para o nosso organismo. A forma de consumo desse óleo pode ser ingerindo-o ou aplicando-o sobre a pele, como um produto tópico.
Comparando óleo de semente de cânhamo com diclofenaco
Para realizar o estudo Effect of Topical Hemp (Cannabis sativa L.) Seed Oil on Knee Osteoarthritis: A Randomized Double-Blind Controlled Trial, publicado na revista científica Pain Management Nursing, cientistas iranianos selecionaram 90 pessoas com artrose no joelho.
Eles foram divididos em 3 grupos: um usou óleo de semente de cânhamo, outro usou gel de diclofenaco (um anti-inflamatório prescrito para essa condição) e o outro usou um placebo. Durante dois meses, todos aplicaram esse produtos na região do joelho diariamente e os pesquisadores avaliaram dor, rigidez e capacidade de movimento antes, durante e depois do tratamento.
Uma alternativa promissora para a artrose no joelho
De acordo com os resultados, as pessoas que usaram o óleo de semente de cânhamo notaram uma grande melhora na dor, na movimentação do joelho e na rigidez, em comparação com o grupo placebo. Além disso, o efeito do óleo de semente de cânhamo foi semelhante ao do gel de diclofenaco, proporcionando o mesmo nível de alívio nos sintomas.
No fator segurança, o óleo teve boa tolerância pelos participantes do estudo, sem relatos de reações adversas ou efeitos colaterais graves.
O estudo mostrou que o óleo de semente de cânhamo pode ser uma opção promissora para o tratamento de pessoas com artrose no joelho. Embora não seja uma cura definitiva para a condição, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, bem-estar e independência, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade.
É possível usar óleo de semente de cânhamo no Brasil?
Os resultados do estudo acrescentam mais uma possibilidade de tratamento utilizando derivados da planta Cannabis, dessa vez sem a ação direta dos canabinoides. Porém, mesmo que o óleo de semente de cânhamo não possua THC ou CBD em quantidades capazes de causar efeitos no corpo, a sua venda é ilegal no Brasil.
Mas você pode utilizar medicamentos à base de Cannabis para tratar a artrose ou outras doenças reumáticas, como a artrite reumatoide e espondilite anquilosante. Esse tipo de tratamento com canabinoides é eficaz na redução das dores, da rigidez e até da insônia.
Se você deseja iniciar um tratamento com Cannabis, é necessário ter a orientação de um profissional da saúde. Então, acesse já a nossa plataforma de agendamentos e marque uma consulta com um dos nossos médicos e dentistas experientes na prescrição de canabinoides.