Desde abril de 2022, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os dentistas a usar a plataforma de importação de medicamentos à base de Cannabis, a busca por esse tipo de tratamento para condições odontológicas cresceu rapidamente.
A medida facilitou o acesso aos canabinoides nos tratamentos, levando a um aumento de cerca de 300% na procura por produtos com compostos da Cannabis para condições odontológicas. Apesar desse crescimento, apenas cerca de 2% dos dentistas no Brasil prescrevem esse tipo de produto.
O uso de canabinoides na Odontologia deve crescer à medida que os benefícios forem mais bem conhecidos, principalmente para a dor. Por isso, apresentamos uma análise científica sobre a eficácia e segurança dos medicamentos à base de Cannabis para dores crônicas odontológicas.
A dor crônica na Odontologia
A dor crônica afeta até 40% dos adultos no mundo, comprometendo a qualidade de vida, produtividade e gerando altos custos com tratamento. Além disso, 80% dos pacientes relatam que os tratamentos convencionais não aliviam a dor de forma satisfatória. A pesquisa por novas abordagens terapêuticas é essencial para devolver qualidade de vida e bem-estar para os pacientes com dores crônicas.
A dor é classificada como crônica quando persiste por mais de três meses. Na Odontologia, as principais condições que podem causar esse tipo de dor incluem:
- Cáries;
- Doenças periodontais (que afetam gengiva, ligamentos e ossos da região);
- Doenças da articulação temporomandibular;
- Bruxismo;
- Neuralgia do trigêmeo.
Uma revisão publicada no periódico Dental and Medical Problems, intitulada Efficiency of cannabis and cannabidiol in managing chronic pain syndromes: A comprehensive narrative review, analisou 74 estudos com mais de 12 mil pacientes. O objetivo foi avaliar como a Cannabis pode ajudar no tratamento de dores crônicas relacionadas a condições odontológicas.
Dor orofacial e cefaleia secundária
A dor orofacial afeta regiões da cabeça, rosto, pescoço, boca e mandíbula. Ela pode variar em intensidade e duração, e suas causas podem ser diversas. Já a cefaleia secundária é um tipo de dor de cabeça que surge como um sintoma de outra condição odontológica.
Estudos com mais de 150 pacientes mostraram que medicamentos tópicos à base de Cannabis podem reduzir essas dores. Em alguns casos, o alívio foi maior do que com o uso de ibuprofeno, um anti-inflamatório amplamente usado.
Dor musculoesquelética
Medicamentos com Cannabis seriam eficazes no alívio de dores em músculos, articulações e tendões, tornando essa uma das áreas mais promissoras para o uso de canabinoides. Em estudos com mais de 2 mil pacientes, mais da metade relatou melhora significativa nos sintomas.
Dor pós-cirúrgica ou pós-trauma
Essa dor surge ou piora após cirurgias ou lesões traumáticas. Estudos com mais de 600 pacientes indicam que medicamentos com Cannabis podem ajudar a reduzir o desconforto, no entanto mais estudos são necessários para confirmar esses resultados.
Como iniciar tratamentos com medicamentos à base de Cannabis
Embora o uso de medicamentos com Cannabis seja mais conhecido no formato de óleos, há outros tipos de produtos voltados para o uso odontológico. Dentistas podem prescrever canabinoides para outras vias de administração, como enxaguante bucal, creme dental ou pomadas para uso tópico.
De acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os pacientes brasileiros podem adquirir esses tipos de produtos com canabinoides para uso odontológico através da importação regulada pela RDC 660.
Acima de tudo, é necessário ter o acompanhamento de um profissional experiente na prescrição desse tipo de tratamento. Para isso, você pode acessar a nossa plataforma de agendamento. Lá você encontra mais de 300 profissionais de diversas especialidades, todos preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Acesse já e marque sua consulta!