A Comissão de Direito Médico e da Saúde da 31ª Subseção (em Bangu) da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) vai realizar a I Conferência de Saúde Canábica do Estado do Rio de Janeiro, no próximo dia 4 de maio, para debater o uso medicinal da Cannabis.
O evento será presencial e totalmente gratuito na sede da OAB Bangu, que fica na Rua Santa Cecília, 686, no bairro da Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. De fato, o evento é voltado para profissionais da advocacia, mas qualquer pessoa pode se inscrever e participar, acessando esse link.
Debate com profissionais de diversas áreas incluindo fisioterapeutas
Antes de mais nada, é preciso lembrar que muitos dos avanços na regulamentação da Cannabis no Brasil foram fruto da atuação do Poder Judiciário. Frequentemente, pacientes e seus responsáveis conseguiram seguidas vitórias na Justiça ao levar suas demandas para tribunais e juízes em todo o país. Em outras palavras, foi no Judiciário que o direito à saúde foi garantido, dando acesso à produtos feitos com derivados da planta, para pessoas com epilepsia, autismo, Alzheimer e etc.
Para isso, a atuação dos profissionais do Direito foi fundamental. Assim, pensando nisso, a I Conferência de Saúde Canábica do Estado do Rio de Janeiro propõe um debate entre advogados, farmacêuticos, médicos, políticos e fisioterapeutas. Inclusive, essa última categoria também tem a prerrogativa para recomendar o uso de Cannabis e falamos sobre esse tema com o fisioterapeuta Rafael Lara.
Confira a programação da Conferência de Saúde Canábica
O encontro acontecerá a partir de duas mesas. Primeiramente, uma mesa de palestrantes, onde estarão profissionais que atuam na área da saúde. Depois disso, uma mesa de autoridades, reunindo representantes de vários órgãos e políticos. Assim sendo, veja abaixo a composição das mesas.
Mesa de palestrantes
- Francisco Salustiano – advogado e membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB – Bangu e da Comissão do Direito da Cannabis Medicinal da OAB-RJ;
- Carlos Cândido – Farmacêutico;
- Roberta Vieira – Fisioterapeuta;
- Ana Caroline Santana de Lima – médica da família;
- Bruna Gean – empresária;
- Clailson Farias – Fisioterapeuta;
- Raphael Costa – da Coordenadoria Geral de Atenção Primária.
Mesa de autoridades
- Nathalia Azevedo – Presidente da OAB – Bangu;
- Paulo Victor Lima Carlos – Corregedor Geral da OAB-RJ;
- Renato de Paulo – Vice-presidente de Esporte para Saúde e Pessoas com Deficiência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ);
- Carlos Minc – Deputado Estadual;
- Vladimir Saboia – Presidente da Comissão do Direito da Cannabis Medicinal da OAB-RJ;
- Hanna do Valle – Presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB – Bangu.
O acesso legal ao uso medicinal da Cannabis é permitido no Brasil, desde que mediante indicação e prescrição por um profissional habilitado. Se você tem interesse em começar um tratamento com a planta, marque já uma consulta com um médico da nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 250 médicos com experiência nessa abordagem terapêutica.