O gabinete responsável pelo gerenciamento da Cannabis no estado de Nova Iorque, nos EUA, publicou o Guia de Cultivo Doméstico de Cannabis Medicinal, um e-book para orientar pacientes ou pessoas designadas por pacientes no plantio do do próprio remédio.
A partir de 5 de outubro de 2022, pacientes certificados ou cuidadores indicados por pacientes vão poder cultivar Cannabis para fins medicinais no estado de Nova Iorque. Por isso, o governo preparou um e-book gratuito que explica as regras e também dá dicas para o manejo em todas as etapas da produção.
Você pode baixar o guia nesse link.
Quem pode cultivar Cannabis para fins medicinais em Nova Iorque
- Pacientes certificados – pessoas que tiveram a prescrição feita por um profissional de saúde para tratar alguma doença ou síndrome;
- Cuidadores – É uma opção do paciente indicar uma pessoa que vai cultivar a Cannabis para ele. Cada paciente pode indicar apenas 1 cuidador e cada cuidador pode ser responsável pelo medicamento de no máximo 4 pacientes ao mesmo tempo.
Quantas plantas são permitidas
- Cada paciente poderá manter até 6 plantas femininas em período de floração e outras 6 em estado de crescimento vegetativo;
- Cada cuidador poderá manter até 12 plantas
Dicas para o jardineiro iniciante
Além de detalhar as regras, o Guia de Cultivo Doméstico de Cannabis Medicinal oferece dicas para que o paciente ou cuidador sejam bem sucedidos na iniciativa de plantar o próprio remédio. Há informações sobre a anatomia da planta, o ciclo de vida e boas práticas para extração dos canabinoides.
Ao mesmo tempo, o guia traz recomendações de segurança que são necessárias para evitar acidentes envolvendo crianças ou animais de estimação, doses muito altas e a prevenção de acidentes com a rede elétrica, já que os cultivos em estufas com iluminação artificial tendem a ser mais utilizados devido ao clima da região.
Contraste com a realidade no Brasil
Enquanto o governo do estado de Nova Iorque tem o objetivo de educar a população, no Brasil, as autoridades optaram pela desinformação ao publicar cartilhas que foram rapidamente repudiadas pela sociedade civil.
Por aqui, o cultivo da Cannabis para fins medicinais exige ação judicial, o que gera custos que nem todos os pacientes conseguem arcar. Porém, é possível ter acesso a medicamentos com canabinoides pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para esclarecer como o acesso à Cannabis pode ser feito legalmente, fizemos uma live no nosso canal do YouTube com quatro advogados especializados no tema. O primeiro passo a ser feito é obter a prescrição de um médico. Para isso, marque uma consulta na nossa plataforma de agendamentos, nela você encontra profissionais de diversas especialidades que podem te orientar.