Você sabe qual é o potencial das mulheres nos negócios da Cannabis? Sendo uma indústria que está em franca expansão, a Cannabis pode ser uma oportunidade para mulheres que buscam independência financeira, possibilidades de desenvolver carreiras profissionais e empreendimentos.
Hoje, nós mulheres, mesmo mais escolarizadas, ganhamos em média, 21% menos que os homens. Os dados são referentes a 2022 e fazem parte do estudo Estatísticas de Gênero, divulgado nesta sexta-feira, 8 de março, Dia da Mulher, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mulheres nos negócios da Cannabis
Os dados do IBGE são preocupantes, porém, não são uma surpresa. É por isso que mirar o potente mercado da Cannabis pode ser uma oportunidade real. Estima negócios com a planta podem movimentar mais de R$ 26,1 bilhões de reais no Brasil até 2025 com regulamentação.
Conforme a análise da Kaya Mind, só em impostos essa indústria que engloba diferentes frentes tem potencial de arrecadar R$ 8 bilhões no mesmo e também criar mais de 117 mil empregos.
Portanto, nosso primeiro episódio da série “Cannabis, saúde e mulheres” apresenta o potencial das mulheres nos negócios da Cannabis
Neste dia 8 de março, Dia da Mulher, nós conversamos com mulheres que estão em posições relevantes neste mercado:
- Ana Gabriela Baptista – VP TegraPharma e Diretora da Vigo Academy
- Katia Cesana – Fundadora da Xah com Mariaz
- Larissa Uchida – CEO da ExpoCannabis Brasil
É necessário que mais mulheres ocupem espaços no setor da Cannabis
Embora não existam dados atualizados sobre o atual cenário de atuação das mulheres no mercado nacional da Cannabis, nossas convidadas deste primeiro episódio coincidem com a avaliação de que somos a minoria. E que mais mulheres devem ocupar posições na indústria da Cannabis.
Porém, em relação ao mercado internacional, sabe-se que de 2017 para 2022, o atuante papel das mulheres no mercado da Cannabis decresceu.
Mesmo sendo apenas em plantas de Cannabis fêmeas que suas flores nascem, esta premissa não se repete na realidade de cargos executivos do mercado da Cannabis. A porcentagem de mulheres em altos cargos baixou de 37% para 22%, segundo o relatório lançado recentemente Women in Cannabis Study, que compilou dados atuais sobre mulheres na indústria da Cannabis.
Como atuar no mercado da Cannabis no Brasil?
Mesmo não sendo médica ou dentista, profissões competentes e aptas à prescrição de Cannabis no Brasil, há uma ampla possibilidade de fazer uma carreira promissora no mercado da planta no Brasil.
“Para entrar no mercado é importante se preparar, pois ele está em desenvolvimento aqui no Brasil e no mundo. Quando eu entrei, a primeira coisa que fiz foi estudar e entender sobre a planta e como ela atua no nosso metabolismo”, avaliou Ana Gabriela Baptista
Também neste sentido, Larissa Uchida, destacou o estímulo de projetos realizados por mulheres durante a ExpoCannabis Brasil em 2023: “Promovemos uma rodada de negócios para conectar empresárias e investidoras. De alguma maneira, os projetos que estimulam o empreendedorismo são uma pauta importante nos meus negócios”.
Por fim, Katia Cesana, destacou a diversidade de possibilidades de se empreender na área no Brasil. Para ela, as oportunidades podem ocupar diferentes áreas da sociedade. “Sempre sugiro que as mulheres trabalhem com a planta em suas melhores habilidades. E também é importante entender o que esta planta significa e empreender além do medicinal com a cultura da Cannabis que vem em vários tipos de forma”.
Veja nosso episódio “O poder das mulheres nos negócios da Cannabis” completo aqui.
Agende sua consulta
Se você deseja iniciar um tratamento com Cannabis, saiba que é possível fazer o uso medicinal da planta de forma segura e dentro da legalidade. Para isso, basta marcar uma consulta com um profissional da saúde para obter uma recomendação médica e adquirir os seus produtos. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com mais de 300 médicos e dentistas experientes na prescrição de canabinoides. Marque já a sua!