Sabia que existe um povo indígena que produz Cannabis medicinal legalmente? No sul da Colômbia, no departamento de Cauca, o povo Misak (também conhecidos como Manasr ou Guambianos) além de ser autorizado a cultivar a planta, fez uma parceria com a empresa canadense Flora Growth para plantar, processar e vender Cannabis e produtos com seus derivados.
Os Misak são o maior povo indígena da Colômbia. Eles habitam uma terra que foi demarcada em 1700, na época da invasão e colonização espanhola na região. Porém, eles também vivem em outros lugares próximos à fronteira com o Equador.
Desde maio de 2020, os misak possuem autorização do Ministério da Justiça para cultivar a Cannabis. O início do plantio só ocorreu no ano seguinte, e agora a produção está prestes a entrar no mercado internacional.
Parceria Misak + Flora Growth
Em um acordo de inicialmente três anos, que envolve boas práticas de cultivo, manufatura, exportação e marketing, a empresa Flora Growth se comprometeu a ajudar os misak a desenvolver novos produtos e a conseguir todas as autorizações necessárias para exportar a produção.
No site da empresa, o CEO Luis Merchan comentou a parceria: “Por meio dessa parceria, colaboraremos com a tribo no processamento e distribuição de sua cannabis cultivada na Colômbia, oferecendo à Manasr uma plataforma poderosa para distribuição de produtos. Em troca, a Flora poderá alavancar o posicionamento regulatório exclusivo da tribo para acelerar as exportações e aumentar a penetração no mercado global de produtos de cannabis colombianos. Esperamos um relacionamento de longa data com um parceiro comunitário tão poderoso.”
A Flora Growth é um grupo empresarial sediado em Toronto, no Canadá, e com ações listadas na NASDAQ, a segunda maior bolsa de valores do mundo, perdendo apenas para a de Nova York. As plantas são sempre cultivadas sob o sol, sem o uso de estufas que exigem mais gasto de energia com a iluminação. Dentre as marcas da Flora está a Just CBD, que é uma das mais vendidas nos EUA.
Povos indígenas e a Cannabis
Vamos acompanhar como vai se desenvolver essa parceria entre o povo indígena Misak e a Flora Growth e como a agricultura tradicional dos Misak vai gerar novos produtos e técnicas. Na Colômbia e em outros países que foram colonizados pela coroa espanhola, a Cannabis foi introduzida pelos invasores, porém foi rapidamente incorporada à farmacopeia dos povos indígenas. Diferente do Brasil, onde a planta chegou pelos trabalhadores escravizados trazidos do continente africano.
Da relação dos povos indígenas da América do Sul com a Cannabis surgiram variedades da planta que são mais adaptadas ao clima e à terra do continente. Boa parte do cultivo dessas cepas era destinado ao mercado ilegal e era comercializado em países consumidores como os EUA. Inclusive, a região Cauca é responsável por um grande volume da Cannabis exportada para o comércio ilegal. Agora, com as regulamentações da planta acontecendo em diversos países, essa atividade começa a despertar o interesse de empresas conectadas ao comércio internacional.