Para suprir esse gap, Vigo Academy surge como nova plataforma de educação para capacitar profissionais da saúde que desejam trabalhar com Cannabis de forma segura e eficaz
Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), revelam que 26.097 profissionais da saúde estavam cadastrados como prescritores de produtos à base de Cannabis, até o final de 2022, na plataforma de importação da Agência Reguladora.
Os números foram obtidos pelo Portal Cannabis & Saúde com exclusividade – por meio da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/11).
Apesar da quantidade de prescritores ter crescido de forma exponencial nos últimos sete anos, ainda representa pouco menos de 5% da classe médica e odontológica do país – profissionais legalmente habilitados a prescrever produtos à base de Cannabis, segundo resoluções da Anvisa.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, há no Brasil hoje mais de 500 mil médicos ativos. Já os dentistas somam quase 270 mil profissionais, segundo números do Conselho Federal de Odontologia.
Solução em formação continuada
Focada nesse público, a Vigo Academy surge como uma solução de formação continuada em saúde para os profissionais que desejam prescrever e compreender melhor a atuação – segura e efetiva – da Cannabis para fins terapêuticos.
Para isso, a instituição de ensino, em parceria com a São Leopoldo Mandic, lançou em abril desse ano um curso de extensão desenvolvido especialmente para capacitação em odontologia canabinoide.
Certificado pelo MEC
A formação de 60 horas, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), é exclusiva para os profissionais formados em odontologia e com registro no Conselho Federal de Odontologia.
Nas aulas – ministradas ao vivo e online – são apresentadas matérias que vão desde a contextualização histórica do uso medicinal da Cannabis, até indicações clínicas, interações medicamentosas e segurança na dosagem. O modelo híbrido ainda prevê um aulão presencial.
Foco na odontologia
De acordo com a direção do curso, a odontologia é uma das profissões que mais se desenvolve em busca de estratégias terapêuticas seguras para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, por isso o foco inicial é na formação desses profissionais.
“Nesse ano de 2023 decidimos dar ênfase na capacitação dos cirurgiões-dentistas, porque percebemos que nessa área ainda falta conhecimento técnico sobre as aplicações terapêuticas da Cannabis”, detalha a Diretora da Vigo Academy, Ana Gabriela Baptista.
Engajamento e dedicação
E a dedicação dos alunos, segundo Baptista, é de arrancar elogios. “Fico impressionada com o engajamento. Eles são muito focados, querem estudar a fundo o mecanismo de atuação da planta e participam ativamente das aulas”.
Essa possibilidade de interagir com o corpo docente também é um dos diferenciais da Vigo Academy, como destaca a Diretora da instituição de ensino.
“Realizanos o primeiro Odonto Cannabis Summit 2023 para engajar essa categoria profissional no aprimoramento técnico científico, onde ficamos 40 minutos apenas tirando dúvidas, após cada painel. Quem não conseguiu assistir ao vivo, ainda pode ver as aulas gravadas por um período”, explica Ana Gabriela.
Odonto Cannabis Summit
O Odonto Cannabis Summit foi o mais recente evento online promovido pela Vigo Academy, entre os dias 08 e 10 de maio, da semana passada.
Nessa imersão de três dias, foram transmitidas mais de 10 horas de conteúdo para os profissionais da odontologia de forma gratuita e interativa por seis experientes profissionais da área.
Entre os assuntos: como tratar com Cannabis a disfunção temporomandibular, as dores neuronais da região oral e ainda casos de doenças periodontais. Patologias onde os canabinoides têm um potencial terapêutico importante, afirma Ana Gabriela.
Pós-Graduação em Cannabis Medicinal
Para além dos cursos de capacitação, a Vigo Academy está em fase de constituição do corpo docente para lançar no segundo semestre desse ano uma Pós-Graduação em Cannabis para fins odontológicos. Na formação latu senso são 360 horas de aulas com a certificação do MEC.
Segundo a Diretora da Vigo Academy, a instituição de ensino está alinhada aos achados científicos e à atuação clínica dos profissionais. “Nossa missão é fornecer aperfeiçoamento profissional para garantir uma atuação clínica de excelência”, ressalta Baptista.
Para a docente, o atendimento ao paciente fica defasado quando o profissional de saúde não busca se atualizar. E o Brasil é referência na produção científica quando o assunto é Cannabis para fins terapêuticos, explica a profissional.
“Há muitos pesquisadores brasileiros com publicações internacionais, e eu acredito que o Brasil, hoje, está enfatizando muito na educação de excelência e de qualidade. Essa é a nossa proposta”, conclui a Diretora da Vigo Academy.