O foco do professor universitário de história, e coordenador de curso, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira era melhorar sua saúde mental. Ele queria dormir bem e ser menos ansioso. Porém, hoje, após seis meses de tratamento, entende que foi um processo e que encontrou melhorias também em uma dor que sentia no ombro.
“Estava cansado, com autoestima rebaixada e pouca paciência. Fazia pouco mais de seis meses que eu havia fraturado o ombro. Então isso me incomodava, mas não procurei a Cannabis pela dor do ombro. Só que desde então comecei a dormir melhor, eu brinco que tive uma despiora. Há um alívio considerável no incômodo do ombro. Ao longo desse tempo já consigo fazer alguns movimentos com braço esquerdo que antes não fazia, além da saúde mental mesmo”, contou.
O professor Oliveira começou há mais de seis seu tratamento com óleos à base de fitocanabinoides após realizar uma consulta via telemedicina com o médico Dr. Vinicius Mesquita.
A importância da Cannabis para a saúde mental
A saúde mental é imprescindível para o bem-estar global de uma pessoa. Ela influencia diretamente a forma como lidamos com o estresse, as emoções, as relações interpessoais, o trabalho e a tomada de decisões. É neste sentido que o professor buscou ajuda, após ter uma perda muito grande de um querido amigo e sentir o impacto em sua saúde mental.
“Tive uma perda que estava fora do horizonte e durante um tempo utilizei antidepressivos e também medicação para estimular o sono. Era desconfortável o uso destes alopáticos. E fiz meu desmame. Mas passou um ano e senti necessidade de buscar apoio novamente. Naquele momento já tinha acompanhado relatos de pessoas que usam Cannabis medicinal. Neste meio tempo, uma amiga de Salvador me falou sobre o tema. E os relatos dela me entusiasmaram. Pois ela suspendeu o uso de remédios do tipo tarja-preta e então fiz minha consulta com o Dr. Vinicius”, contou.
Um professor universitário menos ansioso
“Tenho relatos positivos de outras pessoas sobre meu comportamento. Me falam que estou tolerante. Me sinto menos ansioso. Quando tem alunos que não conseguiram matrícula, por exemplo, antes eu bateria na mesa. Tentaria resolver. Mas hoje eu consigo olhar de outra maneira e solucionar. Consigo ajudar as pessoas, trazer perspectivas. Tenho outra saúde mental. E me sinto melhor com relação às dores do ombro”, avaliou.
A importância do conhecimento sobre Cannabis: “Sempre digo para as pessoas se permitirem”
Como sempre falamos, o conhecimento sobre o potencial da Cannabis para diferentes condições de saúde é essencial para a tomada de decisões de cada pacientes. Apenas com uma informação com rigor científico e acompanhamento médico é possível decidir a melhor forma de tratamento com a planta. Porém, o professor pondera que ainda há muitos tabus sobre os potenciais benefícios associados à planta.
“A Cannabis é mais do que uma alternativa. Mas ainda há muita restrição. Mesmo no meio acadêmico, as pessoas não desconectam do uso medicinal do uso adulto. Há uma ausência de confiança nos resultados por mais que você aponte. Recomendo às pessoas que se permitam a fazer o tratamento”, finalizou.
Leia mais sobre Cannabis no tratamento da ansiedade
- Canabidiol para ansiedade: como tratar ansiedade com CBD?
- “Meu foco é o tratamento de ansiedade e tenho bons resultados”
- Estudo clínico: a Cannabis no tratamento da ansiedade