No Dia Mundial da Doença de Alzheimer, o tema da live do Cannabis & Saúde foi saúde mental e qualidade de vida na terceira idade. A convidada desta edição foi a psiquiatra prescritora e paciente de Cannabis Dra. Juliana Sudário.
Durante a live, falamos sobre como a Cannabis contribui para ter longevidade e também qualidade de vida para os idosos. Como estamos vivendo mais anos, é fundamental aproveitar melhor e plenamente esse tempo.
No nosso canal do YouTube, você pode assistir todas as nossas lives. E o bate-papo completo com a Julian Sudário você pode conferir abaixo.
Benefícios da Cannabis para idosos
Por muitos anos, a Cannabis esteve associada à juventude e à rebeldia. No entanto, a verdade é que a planta é mais que benéfica, é necessária para a terceira idade. A Dra. Juliana Sudário nos explicou como ativação do sistema endocanabinoide pelo uso de fitocanabinoides traz benefícios para as pessoas da terceira idade.
“Quando a gente envelhece, a gente vai produzindo menos endocanabinoides. E aí, a gente entra com a Cannabis e a gente ativa o sistema endocanabinoide, que está falindo com o decorrer da idade e com o processo de envelhecimento. É normal, o nosso corpo não funciona mais como antes. Automaticamente, a gente vai ter uma homeostase desse sistema e vai ter uma melhora do apetite, melhora das dores articulares, tem o processo anti-inflamatório, a neuroplasticidade… Então, tem muita coisa boa.”
Acolhimento da terceira idade
No decorrer da live, a psiquiatra destacou que geralmente os idosos são pessoas que convivem com a solidão e se sentem isolados. Por isso, ela enfatizou que a família tem papel fundamental no acolhimento deles, incluindo-os em atividades ao ar livre e momentos de sociabilidade.
“Então, é muito importante para a gente poder cuidar desse idoso, falar: “Vem cá, vamos conversar. Vamos colocar o pé na terra, vamos passear um pouco na grama. Às vezes, tudo que aquele idoso quer é ser acolhido e estar na presença da família. Então, se você puder trazer meios, falar: “Mãe, pai, vamos caminhar um pouco?”
Sinais de alerta para a saúde mental dos idosos
Devemos estar atentos aos sinais que o idoso apresenta, para saber se a saúde mental dele está em bom estado. Esses sintomas surgem aos poucos e se agirmos logo no início, podemos ajudar essas pessoas a viver com mais bem-estar. A Dra. Juliana Sudário listou alguns desses sintomas que devemos observar.
“A gente consegue perceber pelo que ele apresenta: perda de memória, fadiga, cansaço, se ele sente muita dor no corpo. Você vai ver se ele está desanimado, está pouco comunicativo. O idoso já não se comunica muito e se ele perde mais ainda o pouco de comunicação que ele tinha, você começa a observar alguns cenários que estão sendo modificados, que não estão mais como eram antes. Então, ele precisa ser olhado com mais atenção, com mais afeto, com mais carinho.”
Médica prescritora e paciente
A relação da psiquiatra com a Cannabis vai além da recomendação para os pacientes. Ela também é paciente e utiliza os canabinoides para tratar a fibromialgia, doença com a qual foi diagnosticada. Na época, quando não usava a Cannabis, ela viu sua condição ficar muito difícil com as dores que sentia e chegou a pensar em tirar a própria vida. Porém, depois que conheceu os canabinoides, tudo mudou e ela passou a recomendar para seus pacientes.
“O que a Cannabis me trouxe, além da minha vida? A esperança. E aí, quando eu comecei a ter esperança e quando eu comecei a melhorar, falei: “Por que não estão prescrevendo isso? Por que tiraram isso da gente? Se é uma planta, se ajuda, se está aliviando dores. Então, eu preciso levar isso para os meus pacientes e vai ser agora.” E então eu comecei a prescrever Cannabis para os meus pacientes e as coisas foram acontecendo, eles foram melhorando, eles foram evoluindo.”
E aí? Gostou da Dra. Juliana Sudário? Você pode marcar uma consulta com ela clicando nesse link. Ela está na nossa plataforma de agendamentos, e, além dela, você pode encontrar profissionais de diversas especialidades que podem te orientar.