A Cannabis pode ser uma grande aliada no tratamento de pessoas com diabetes, tanto no alivio dos sintomas quanto na doença em si. No bate-papo com o endocrinologista e metabologista João Regis Carneiro, falamos sobre como as propriedades dos canabinoides ajudam melhoram a qualidade de vida e facilitam a gestão desse mal crônico.
Você pode marcar uma consulta com o Dr. João Regis Carneiro nesse link.
Você pode assistir a live completa abaixo e também separamos os melhores momentos dessa conversa tão interessante e esclarecedora.
O sistema endocanabinoide de pessoas com diabetes tipo 2
Assim como acontece em outras doenças, o diabetes causa uma alteração no sistema endocanabinoide dos indivíduos. Nesse sentido, a modulação do sistema utilizando os canabinoides da planta pode contribuir para o controle do diabetes diretamente. O Dr. João Regis explicou como se comporta o sistema endocanabinoide de pessoas com o tipo 2 do diabetes.
“Com relação ao diabetes tipo 2, onde a gente tem as maiores evidências e perspectivas, a gente vê que existe uma hiper ativação do sistema endocanabinoide nesses modelos de doença. Então, o que acontece é que a pessoa que tem diabetes… Ou seja, o sistema endocanabinoide dessas pessoas está super ativado. Os canabinoides endógenos estimulam reações bioquímicas que dificultam a ação da insulina, que aumentam o depósito de gordura, promovem o acúmulo de gordura na região abdominal — que é a mais relacionada com esses distúrbios metabólicos —, aumentam a deposição de gordura no fígado. Então, existe uma relação entre essa hiper ativação e os endocanabinoides, promovem esses receptores, os receptores CB1. E a ativação desses receptores leva ao aumento da formação de radicais livres, uma dificuldade na sinalização da insulina.”
Cannabis aliviando sintomas relacionados à diabetes
No tratamento da diabetes com Cannabis, há um pacote de diversos benefícios que são sentidos no paciente e que vão contribuir para que ele conviva melhor com a doença e tenha melhor qualidade de vida. Por isso, Dr. João Regis Carneiro recomenda canabinoides pensando em uma melhora mais ampla além do controle da diabetes em si.
“Eu acho que a gente tem que pensar em ganhos clínicos… Controle de dor é um ganho clínico, qualidade de vida — hoje se fala muito em qualidade de vida — se eu vivo sem dor, pra mim já é uma qualidade de vida. Se eu melhoro o meu sono, isso pode ser uma melhora na qualidade de vida. Se eu consigo reduzir uma situação de ansiedade, que me gera uma dificuldade, medo… Isso também pode ter valor no tratamento. Na verdade, eu não uso Cannabis para tratar o diabetes. “Vamos tomar o remédio para reduzir a glicose.” Não é. É identificar no paciente quais são os sintomas, as síndromes ou as questões que podem se beneficiar do uso da Cannabis.”
Dor neuropática
Alguns pacientes com diabetes desenvolvem dor neuropática, que é uma complicação que impacta muito na qualidade de vida. Isso acontece porque a doença pode causar degeneração dos nervos, principalmente nas mãos e pés. O Dr. João Regis comentou na nossa live como a Cannabis pode contribuir para o alívio desse sintoma.
“Um indivíduo que tem diabetes e convive com uma neuropatia, uma condição que pode gerar dor nas pernas e impedir essa pessoa de andar e de ter uma boa qualidade de vida, a pessoa vai ter que recorrer a medicamentos para controle de dor que podem gerar efeitos colaterais como sonolência, déficit de humor. Então, essa pessoa pode ter que tomar anticonvulsivantes, antidepressivos para controle da dor crônica, ou anti-inflamatório que agride os rins e o tubo digestivo. Existe uma experiência muito robusta na prática clinica, alguns estudos mostrando que o derivados canábicos — o CBD, também o THC e outros, como o CBG — têm uma ação que pode ser muito interessante para controle de dor crônica, sobretudo de dor neuropática. Se eu tenho uma pessoa que é portadora de diabetes que vive com essa complicação, e eu trato e tenho uma boa resposta de dor, aí essa pessoa vai usar uma dose menor da medicação. Isso já é um avanço, já é uma oportunidade muito interessante.”
Ansiedade na diabetes
A ansiedade é um mal que prejudica muitas pessoas em diversas condições de saúde, e nas com diabetes não é diferente. Falamos bastante aqui no Cannabis & Saúde como os canabinoides são úteis no combate à ansiedade. Além disso, quando um paciente com diabetes está ansioso, isso afeta diretamente o tratamento, por isso é fundamental que ela seja combatida para que outras melhoras sejam percebidas, como analisou o endocrinologista João Regis.
“Se eu tenho uma ansiedade muito grande, ou tenho insônia, tenho ansiedade e não tenho sono e vou dormir duas horas da manhã e acordo seis horas da manhã. Aí, o meu personal trainer mandou eu malhar porque faz bem para controlar a glicemia, e é verdade, vai melhorar a minha massa muscular que melhora o metabolismo. Super verdade. Vai melhorar meus reflexos, super verdade. Só que eu não estou conseguindo porque eu não consigo dormir. Indiretamente isso vai prejudicar o meu controle glicêmico.”
A diabetes é uma doença que afeta muitos brasileiros, cerca de 9% da população tem a doença. Então, se você tem ou conhece alguém que tenha diabetes, saiba que a Cannabis pode te ajudar. Para iniciar um tratamento com canabinoides basta marcar uma consulta em nossa plataforma de agendamentos e iniciar já uma terapia que pode trazer muito mais qualidade de vida.