O Conselho Federal de Medicina, CFM, divulgou hoje a Demografia Médica. A plataforma foi construída com dados provenientes do registro de médicos dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e deverá ser atualizada a cada seis meses. No relatório nota-se que o nosso país teve um salto, nos últimos anos, no número de médicos:
Atualmente cerca de 545,4 mil profissionais estão em atividade no país.
2,56 para cada mil habitantes no Brasil
O número representa aproximadamente 2,56 médicos para cada mil habitantes. O número é próximo ao índice de outros países, como os Estados Unidos. Porém a distribuição dos profissionais é desigual.
Maioria dos médicos estão nas capitais do Brasil
A desigualdade na distribuição e na fixação de médicos pelo Brasil é clara segundo a Demografia Médica:
- Mais de 290 mil médicos estão concentrados somente nas capitais, atendendo a 24% da população brasileira.
- Entre as regiões, o Norte é a mais deficitária.
O potencial da telemedicina no Brasil
Com estes números atualizados dos números de médicos no Brasil, a consulta médica online se confirma como uma modalidade possível no país. Recentemente a lei que autoriza telemedicina no Brasil foi sancionada.
É importante destacar que todas as especialidades podem realizar a consulta online.
Como funciona a prescrição médica na consulta on-line?
A prescrição médica na consulta online é realizada em forma de um documento digital gerado por médicos em plataformas específicas para esta finalidade. Uma dessas plataformas foi desenvolvida pelo próprio CFM e é chamada de Prescrição Eletrônica.
Por meio dessa tecnologia, o médico consegue emitir de forma fácil e gratuita atestados, receitas simples, receitas de antimicrobianos, receitas de controle especial, relatório médico, solicitação de exames, laudos e pareceres técnicos.
Para usá-la, porém, o médico precisa informar sua assinatura eletrônica com certificado digital, a fim de comprovar que tal documento é mesmo autêntico.
Dessa forma, quando o paciente se dirigir à farmácia e comprar o medicamento, o farmacêutico dará baixa no documento e, então, ele não poderá ser usado novamente. Tal qual as receitas impressas em papel, que são retidas na farmácia após seu uso.
Os produtos à base de Cannabis são alguns dos diversos medicamentos que podem ser adquiridos com receita digital. É o caso de antidepressivos, ansiolíticos, controladores de hormônios, antimicrobianos, anticonvulsivantes, antipsicóticos, dentre outros.
Agende sua consulta
Se você vive em uma região que não conta com médicos e médicas que prescrevem Cannabis e você quer começar o seu tratamento com canabinoides, aqui na nossa plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 200 médicos prescritores, com diversas especialidades.