A medicina esportiva reúne a promoção de saúde, bem-estar, melhoria do desempenho e recuperação de atletas. Esta especialidade inclui também conselhos e medidas para manter e melhorar a condição física de esportistas de todas as idades e níveis.
O médico esportivo trabalha em estreita colaboração com fisioterapeutas, osteopatas, treinadores esportivos, nutricionistas e cirurgiões ortopédicos. Embora em constante avanço, esta especialidade ainda levanta muitas questões.
O que é a medicina esportiva? Você certamente já ouviu falar desta prática antes, mas conhece os seus efeitos? Para te ajudar a compreender melhor esta especialidade, este artigo vai cobrir algumas questões essenciais sobre o assunto. Nele você vai aprender:
- O que é a medicina esportiva?
- Qual a importância da Medicina Esportiva?
- O que faz um médico do esporte?
- 3 Motivos para procurar a medicina esportiva
- Quais são as principais doenças e lesões que a medicina esportiva trata?
- A Cannabis medicinal como aliada nos tratamentos da medicina do esporte
- Quais os benefícios do canabidiol para atletas?
- Onde encontrar tratamentos à base de Cannabis medicinal?
- Como escolher um médico do esporte?
O que é a medicina esportiva?
A medicina esportiva é uma área da medicina que se dedica principalmente aos aspectos médicos que estão relacionados com a prática esportiva. Assim, visa melhorar o bem-estar e a saúde geral de um indivíduo que pratica esportes ou que deseja voltar a praticar.
O médico do esporte encarrega-se então de diagnosticar, reconhecer e tratar as lesões relacionadas com o esporte e de fazer recomendações aos seus pacientes para melhorar o seu desempenho físico.
No entanto, a medicina esportiva não se limita apenas ao diagnóstico e tratamento de lesões esportivas, mas, principalmente, busca sua prevenção e incentiva a prática esportiva, promovendo o bem-estar durante o exercício.
Destina-se a todos os tipos de atletas, desde os mais competitivos até atletas ocasionais. Embora os atletas de alto nível muitas vezes procuram o atendimento de um médico do esporte em razão do seu treinamento intensivo, um atleta recreativo ou alguém que deseja receber conselhos para voltar a praticar esportes também pode ir a um médico do esporte para se orientar.
Esta especialidade médica concentra os seus esforços na fisiologia, biologia e psicologia do esporte. Ela está focada em muitos problemas, incluindo:
- As patologias do sistema músculo-esquelético;
- Doping;
- Adaptação nutricional;
- Gestão da fadiga e recuperação;
- Gerenciamento de treinamento;
- A adaptação do corpo ao esforço físico;
- O metabolismo;
- Psicologia e psicopatologia do esportista;
O crescimento dessa especialidade no Brasil
A medicina esportiva é uma especialidade com muitas facetas que pode ser dirigida a atletas de todos os níveis com problemas e expectativas variadas. É certo que o esportista de competição recorrerá regularmente à medicina esportiva em relação à sua alta carga de treinamento e aos acidentes esportivos dos quais pode ser acometido.
O médico do esporte também pode ocupar um lugar importante entre os esportistas recreativos que também se beneficiam em grande parte das variadas competências dos médicos. Por conta dessa alta procura, esta especialidade tem crescido bastante no Brasil.
De acordo com a Demografia Médica no Brasil do CFM, existem no país cerca de 898 títulos de médicos esportivos. Fatores como aumento de lesões devido a novos praticantes de esportes, bem como um avanço no número de pessoas buscando voltar a praticar algum tipo de atividade física, representam um potencial de crescimento nesta área.
O que faz um médico do esporte?
Como já falamos anteriormente, o médico do esporte foca na promoção de saúde, bem estar, melhoria de desempenho e recuperação de atletas. Para isso, ele compartilha as suas recomendações relativas à prática de uma atividade física, tanto ao nível de uma dieta adaptada à disciplina como ao nível do aquecimento e da prática do próprio esporte.
Por outro lado, ele também pode educar treinadores, árbitros e atletas sobre os benefícios do esporte, como maximizar seu desempenho e que tipo de treinamento promover para atingir seus objetivos.
Desse modo, o médico do esporte tem os seguintes objetivos essenciais:
- Dar conselhos a um paciente que queira começar ou voltar a praticar esporte para não se lesionar;
- Assegurar a ausência de contra-indicação à atividade esportiva prevista, de acordo com a idade e o estado de saúde do atleta, realizando um exame físico, de sangue e um teste de esforço, se necessário;
- Acompanhar um esportista ou uma equipe esportiva para estabelecer um programa de prevenção adequado a cada atleta;
- Dar conselhos de prevenção sobre doping e estar atento aos tratamentos que o esportista que participa de competições não sejam considerados dopantes. Em caso positivo, ele emitirá uma “AUT”, autorização para uso terapêutico.
- Detectar sinais de excesso de atividade física, que podem levar à anorexia, falta de menstruação em mulheres, perda de desempenho ou mesmo burnout.
A medicina esportiva também visa incentivar a atividade física e promover a saúde e o bem-estar relacionados ao esporte. O médico incentivará seus pacientes a se exercitar regularmente para manter um corpo saudável e melhorar seu bem-estar.
Assim, durante as consultas ele poderá abordar os benefícios da atividade física, mencionando em particular a diminuição dos riscos cardiovasculares, diabetes tipo 2, sedentarismo e obesidade. Ele também responderá a todas as perguntas de pessoas interessadas em fazer atividade física.
Quando procurar um médico do esporte?
O médico do esporte tem o papel de aconselhar os seus pacientes sobre as suas práticas esportivas, mas é também um especialista em patologias associadas à prática do esporte ou à retomada do mesmo.
Desse modo, você pode procurar um médico do esporte se:
- Estiver interessado em voltar a praticar alguma atividade física;
- Precisar de um profissional para lhe acompanhar em sua prática esportiva;
- Sofrer regularmente com dores musculares ou articulares que parecem estar ligadas à atividade física;
- Em caso de lesão comprovada (tendinite, entorse ou fratura) derivada de uma atividade física;
- Para qualquer problema de saúde que ocorra durante a prática de um esporte (por exemplo, falta de ar).
Qual a importância da Medicina Esportiva?
A medicina esportiva é uma área muito abrangente, mais conhecida pelo público em geral como uma especialidade de referência no que diz respeito à traumatologia do esporte (lesões).
Além disso, também é dada especial atenção à adaptação dos sistemas respiratório e cardiovascular, que são um parâmetro preponderante no desempenho esportivo.
Qualquer pessoa que pratica esportes pode consultar um médico do esporte durante sua vida. No entanto, o acompanhamento regular na medicina esportiva é destinado principalmente a pessoas cuja prática é intensa e regular.
Os benefícios da atividade física moderada para a saúde já são amplamente reconhecidos. No entanto, os atletas regulares e principalmente profissionais estão sujeitos a restrições físicas e psicológicas que apresentam uma série de riscos.
É por isso que os atletas de alto nível se beneficiam de um acompanhamento de saúde personalizado na medicina esportiva. O acompanhamento na medicina esportiva respeita os mesmos princípios em qualquer disciplina esportiva. Sendo assim, o médico do esporte pode:
- Realizar consultas regulares de acompanhamento para monitorar o estado de saúde do atleta de alto nível (peso, altura, condição geral, dentre outros);
- Aconselhar o atleta sobre seu estilo de vida para preservar sua saúde e otimizar seu desempenho esportivo. Os conselhos incluem a adaptação da dieta e do ritmo de vida;
- Cuidar e acompanhar as lesões que podem marcar a carreira do paciente: lesões musculares, fraturas…são todas lesões frequentes no mundo do esporte de alto nível.
3 Motivos para procurar a medicina esportiva
O esporte é uma atividade física que pode ser praticada em qualquer idade. A medicina esportiva é uma especialidade médica que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com o esporte. Destina-se também a melhorar o desempenho atlético. No entanto, seus benefícios não se limitam apenas a isso.
Quem pratica um esporte como parte de seu lazer ou de sua atividade profissional, a consulta com o médico esportivo pode ser necessária em caso de dúvidas, desconforto ou mesmo dor. Portanto, conheça a seguir os 3 principais motivos para buscar a medicina esportiva:
Prevenção e tratamento de lesões
Diagnóstico, acompanhamento de lesões ou melhoria do seu desempenho: um médico do esporte orienta-o de uma forma personalizada e faz todos os esforços para que você possa retomar o seu esporte o mais rapidamente possível, sem o risco de recaídas de lesões. Muitos médicos do esporte também têm programas de prevenção de lesões que podem ajudar os atletas a evitá-las.
Conselhos nutricionais
Os médicos do esporte desempenham um papel importante na promoção e manutenção da saúde dos atletas não apenas prescrevendo um programa seguro de treino, como também orientando sobre sua alimentação.
Um médico do esporte ajuda o atleta a descobrir suas necessidades nutricionais diárias baseando-se em sua prática esportiva e orientando-o sobre o melhor plano alimentar para atender tais necessidades.
Sabemos que a alimentação é um dos fatores determinantes do alto desempenho, portanto, o conselho profissional sobre a dieta de um atleta não deve ser negligenciado.
Orientações durante a prática de atividades físicas
Os médicos do esporte podem ajudar os pacientes a melhorar sua saúde e bem-estar, prescrevendo programas de exercícios adequados e acompanhando os atletas em programas de treinamento existentes.
Portanto, os médicos do esporte também podem ajudar os pacientes a lidar com o estresse e a ansiedade relacionados ao esporte. Não importa o seu nível ou experiência como esportista, os médicos do esporte são essenciais para todos os tipos de atletas.
Quais são as principais doenças e lesões que a medicina esportiva trata?
A monitorização de lesões e doenças, bem como a sua prevenção e tratamento, são elementos fundamentais para melhorar a saúde dos atletas. A medicina esportiva pode tratar quase todas as doenças ou lesões resultantes de uma atividade esportiva.
Uma lesão é um trauma tecidual ou outra desregulação das funções físicas normais devido à prática inadequada de um esporte.
Uma doença é uma queixa ou distúrbio vivido por um atleta, não relacionado com a lesão. As doenças incluem problemas de saúde física (por exemplo, gripe), mental (por exemplo, depressão) ou bem-estar social, ou mesmo a eliminação ou perda de elementos vitais (ar, água, calor).
Tradicionalmente, os problemas de saúde têm sido classificados em duas categorias: aqueles que se manifestam de repente e aqueles que se manifestam gradualmente.
Os problemas de saúde de início súbito foram considerados como resultantes de um evento específico identificável (por exemplo, uma colisão entre um atleta é algo que causa uma fratura).
Os problemas de saúde de ocorrência gradual, por outro lado, são aqueles que não se devem a um evento súbito e precipitante (por exemplo, uma tendinopatia induzida por movimentos repetitivos).
Lesões agudas requerem tratamento urgente e por vezes hospitalização: a maioria das torções e fraturas em particular, pertencem a esta categoria.
As patologias ligadas ao excesso de treino esportivo ou a um movimento mal executado, por outro lado, se instala gradualmente e são mais difíceis de perceber no início. A tendinite faz parte das doenças conhecidas do atleta, que correspondem a esta tipologia.
Como ocorrem as lesões e doenças no esporte?
Tais problemas de saúde podem resultar:
- Diretamente da participação em competições ou do treinamento inadequado de um esporte;
- Indiretamente, da participação de atividades relacionadas à competição ou treinamento em um esporte, mas não durante uma competição ou treinamento (por exemplo, deslizar, cair e se machucar no local; desenvolver uma doença após uma viagem internacional para uma competição ou uma doença considerada relacionada a uma carga de treinamento excessiva ao longo de algumas semanas).
- Por conta de choque, queda ou movimento brusco, que geralmente causam traumas agudos: movimentos de torção em particular, são uma causa comum de lesões no joelho ou no tornozelo;
- Por conta da higiene esportiva inadequada: aquecimento ou recuperação insuficiente ou a falta de preparo físico. Podem ser adicionados elementos de estilo de vida (hidratação, alimentação, sono);
- Restrições ou movimentos repetitivos, que infligem microtraumas frequentes a certas partes do corpo: por exemplo, em corredores, correr regularmente em uma superfície dura;
Esses são uma causa comum de lesões entre iniciantes. É por isso que, se você puder, é altamente recomendável ter aulas, treinos ou, pelo menos, ser bem aconselhado.
A Cannabis medicinal como aliada nos tratamentos da medicina do esporte
Os benefícios da cannabis medicinal são cada vez mais comentados, especialmente no mundo do esporte. Isso se deve aos vários estudos que foram publicados sobre as propriedades da Cannabis.
Quando uma pessoa pratica esportes, seu corpo é submetido a um estresse significativo. As articulações, tendões e músculos podem sofrer pequenas lesões durante a prática esportiva. O que determina até onde um atleta pode ir é sua capacidade de se recuperar.
Quanto mais rápido eles se recuperarem, mais rápido poderão voltar a treinar. Embora muitos anti-inflamatórios sejam prescritos para atletas visando sua recuperação mais rápida, estes remédios muitas vezes apresentam efeitos colaterais desagradáveis a longo prazo. Efeitos que podem até mesmo prejudicar seu desempenho físico.
Por outro lado, a Cannabis medicinal tem os mesmos benefícios que tais remédios, mas sem seus efeitos colaterais. Com os benefícios da Cannabis medicinal altamente divulgados, os atletas começaram a usar o CBD para auxiliar no processo de melhora das inflamações, dores crônicas, náuseas e relaxamento muscular.
No estudo de 2018 sobre os benefícios da Cannabis medicinal em atletas de elite, pesquisadores descobriram que a Cannabis poderia ter potenciais efeitos benéficos no controle da dor, incluindo a redução dos sintomas relacionados à concussão em atletas.
De acordo com este estudo, o Sistema Endocanabinoide é responsável por desempenhar um papel importante na modulação de uma ampla gama de processos. Estes processos fisiológicos, incluindo neurotransmissão, percepção da dor e inflamação, seriam então otimizado pela Cannabis através dos receptores canabinoides CB1 e CB2 e ligantes lipídicos (como anandamida e 2-araquidonil glicerol 2-AG).
No entanto, seus benefícios não param por aí. Vamos explorar ainda mais os benefícios da Cannabis para atletas a seguir…
Quais os benefícios do canabidiol para atletas?
O CBD (canabidiol) é uma molécula presente na Cannabis, mas, ao contrário do THC (que também é uma molécula presente na Cannabis), o CBD não tem efeito psicotrópico e nem é considerado doping. Portanto, ao considerar os benefícios da Cannabis medicinal para atletas, devemos nos interessar na Cannabis rica em canabidiol.
Desde 2018, o CBD é permitido em competições esportivas. Após este regulamento, muitos esportistas profissionais revelaram o consumo de CBD devido aos seus excelentes efeitos para o desempenho esportivo.
Isso porque a Cannabis ajuda na recuperação de lesões, no fortalecimento da massa muscular e na melhoria da qualidade do sono. Tudo isso são fatores muito importantes para melhorar o desempenho geral do atleta!
O CBD pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho esportivo. Um estudo recente sobre a Cannabis e sua influência na performance atlética mostrou que o uso da Cannabis para melhorar o desempenho e a recuperação é cada vez mais comum em diferentes esportes e níveis de competição.
De acordo com este mesmo estudo, o CBD pode ajudar os atletas com fatores essenciais para a melhora do desempenho, tais como a recuperação. Ela faz isso melhorando a qualidade do sono, dor e lesão traumática leve do atleta que faz seu uso..
Outro estudo de 2021 (Potential Role of Cannabidiol on Sports Recovery) classifica o CBD como um potencial auxílio ergogênico para promover uma recuperação melhor e mais rápida entre os esforços relacionados ao exercício físico.
As evidências encontradas neste estudo mostraram que um grupo de atletas que fizeram uso de canabinoides por pelo menos 3 vezes na semana relataram um alívio da dor e melhorias na qualidade do sono. No entanto, faltam respostas conclusivas sobre o potencial do CBD na recuperação esportiva.
Outros benefícios da Cannabis Para Atletas
Consumir CBD antes de uma competição (na forma de óleo, barras de proteína, suplemento, dentre outros) também pode ajudar a melhorar a concentração no esforço físico que vai acontecer. O CBD também diminui o estresse ou a ansiedade que precede uma competição.
A ansiedade antes de uma competição pode causar perda de sono, aumentar o gasto de energia e prejudicar a ingestão nutricional. Tudo isso pode impactar negativamente no desempenho do atleta durante a competição.
No entanto, de acordo com o estudo Cannabidiol and Sports Performance: a Narrative Review of Relevant Evidence and Recommendations for Future Research, a Cannabis pode aliviar a ansiedade e o estresse em atletas.
O estudo diz que o CBD pode ser ansiolítico em situações onde existe um “indutor de estresse” e em indivíduos com transtornos de ansiedade. Isso significa que a Cannabis pode impedir que a ansiedade prejudique a performance do atleta antes de um evento esportivo.
Outros benefícios da Cannabis para atletas que podem ser relatados incluem:
1. Aumento do fluxo sanguíneo
De acordo com o Dr. Marcos Pereira Dias, profissional de Medicina Esportiva e Ortopedista da Cannabis & Saúde, a Cannabis pode aumentar a vascularização do tecido muscular esquelético periférico. Isso leva a uma maior oxigenação dos músculos e órgãos, o que promove uma maior força, resistência e melhor condicionamento físico ao atleta.
2. Melhoria da inflamação
A Cannabis pode ajudar a diminuir a inflamação muscular gerada pelo exercício. Ela não apenas diminui a inflamação, como também faz isso em um tempo muito menor. Isso permite que os atletas se recuperem mais rapidamente entre uma competição e outra.
3. Melhora a saúde mental do atleta
Um atleta pode sofrer uma carga de estresse mental muito grande. A ansiedade que precede as competições, a cobrança intensa por um melhor desempenho, o medo do fracasso e a pressão que vem de levar o corpo ao limite… tudo isso pode levar a problemas como ansiedade e estresse crônico.
A Cannabis, com suas propriedades ansiolíticas e relaxantes, pode ajudar na manutenção da saúde mental do atleta promovendo a melhoria do humor e a diminuição do estresse.
4. Controle da dor
A Cannabis também tem propriedades analgésicas. Isso permite a diminuição da dor em atletas, sejam dores musculares ou dores relacionadas à lesões.
5. Melhoria do apetite e melhor controle do peso
Parte de um bom desempenho se deve à alimentação. A Cannabis permite controlar o apetite e ajuda o atleta a ter um melhor controle sobre o seu peso.
6. Promove a massa muscular magra
A Cannabis sativa possui aminoácidos essenciais que atuam de forma direta na regeneração física. Como parte do processo do ganho de massa muscular se deve a uma recuperação otimizada, a Cannabis pode auxiliar no aumento de massa muscular ao diminuir o tempo de regeneração muscular após o esforço.
7. Melhoria do sono e recuperação mais rápida
O sono é um fator essencial para uma recuperação mais rápida e melhor. Por possuir propriedades relaxantes, a Cannabis é capaz de melhorar o sono. Isso permite uma restauração geral do corpo, tanto a nível físico quanto a nível mental, favorecendo o desempenho do atleta.
Onde encontrar tratamentos à base de Cannabis medicinal?
Como mencionado anteriormente, a Cannabis medicinal pode ser uma excelente aliada na medicina esportiva para ajudar atletas de todos os níveis que desejam melhorar sua performance em sua prática esportiva. Portanto, seja você um atleta de alto nível ou apenas um iniciante, pode desfrutar dos benefícios da Cannabis medicinal.
Por estar interessado em tais benefícios, você pode estar confuso sobre onde encontrar tratamentos à base de Cannabis medicinal. Pensando nisso, a Cannabis e Saúde reuniu os melhores profissionais em diversas especialidades, como a medicina esportiva, em um único lugar.
Ao acessar nosso portal, você pode marcar uma consulta com algum desses profissionais experientes para receber uma orientação exclusiva sobre o uso da Cannabis para melhoria da sua prática esportiva, bem como para outras funções.
Acesse nosso site e marque uma consulta hoje mesmo para receber seu plano de tratamento completo de forma legal e personalizada!
Como escolher um médico do esporte?
Quando você pratica ou quer voltar a praticar um esporte, a primeira pessoa que deve ser consultada é um médico do esporte. O médico do esporte é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões relacionadas ao esporte. Ele também pode fornecer avaliações da sua rotina e conselhos sobre mudanças no estilo de vida que podem contribuir para a melhoria da sua performance.
Cada médico esportivo pratica técnicas diferentes. Cabe a você escolher qual é o melhor para você. No entanto, muitas vezes, esta escolha pode ser difícil. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar na sua escolha:
Obtenha referências
Quando se trata de colocar nossa saúde nas mãos de um especialista, a confiança é essencial, porque devemos ter certeza de que essa pessoa pode nos ajudar. A maioria das pessoas prefere consultar um médico recomendado por aqueles ao seu redor.
Com isso em mente, a primeira coisa a fazer é pedir a opinião e conselhos de parentes, amigos e vizinhos, entre outros… Os farmacêuticos locais também podem dar boas recomendações. Estas pessoas podem lhe fornecer detalhes sobre suas experiências com este médico, orientando sua escolha.
Você também pode obter referências pesquisando na internet. A internet vai te oferecer uma vasta opção de referência de profissionais os quais você pode escolher. As opiniões dos pacientes online podem responder a um bom número de perguntas. No entanto, não devem ser considerados como um fator decisivo, uma vez que as experiências diferem.
Pesquise as credenciais do médico do esporte
Além das referências e bons relatos de pacientes anteriores, as credenciais são altamente importantes para te ajudar a escolher um bom médico do esporte.
Algumas pessoas consideram que um médico especialista é, por definição, sempre muito competente. Isso geralmente é verdade, mas nem sempre! É como em todas as áreas: existem médicos especialistas excepcionais, há outros que são muito competentes (a maioria na verdade) e, infelizmente, há alguns que não são competentes e às vezes até raros médicos especialistas estão no limite da periculosidade.
A maneira mais óbvia de fazer uma boa escolha é verificar as credenciais do médico. Se você não conseguir encontrar nenhuma, talvez o médico em questão não seja uma boa escolha.
Considere a experiência do especialista
Um bom médico do esporte é reconhecido por seus anos de experiência. É necessário o médico que já tenha praticado a especialidade durante muitos anos e, acima de tudo, que tenha diplomas e honras para provar. A experiência conta muito.
Se você está interessado em algum tipo de tratamento específico, como os tratamentos com a Cannabis medicinal, é muito importante escolher um profissional que entenda bem as nuances deste tipo de terapia. Na Cannabis e Saúde você pode encontrar uma gama de profissionais nas mais diversas áreas com anos de experiência neste tipo de tratamento.
Avalie a subespecialidade do médico
Um médico que já é especialista na área desejada também pode se aprofundar em questões específicas. Estas são as chamadas subespecialidades. Portanto, um médico com boas subespecialidades é possivelmente um médico muito preocupado com a melhoria de suas capacidades médicas e isso pode ser um indicador de um bom profissional.
Avalie o estilo de comunicação
Por fim, avalie o estilo de comunicação que o médico teve com seus pacientes anteriores. Um bom médico está sempre disposto a ouvir e conversar com o seu paciente, e permanece atento aos mais pequenos detalhes comunicados durante uma consulta.
Ele anota seus hábitos, sua doença recente, seu histórico médico, etc. Ele também deve ser capaz de explicar seu diagnóstico ao paciente. Você pode descobrir um pouco mais sobre a comunicação do médico avaliando seus perfis profissionais: seja em redes sociais como o LinkedIn ou mesmo em seu site pessoal.
Um perfil bem estruturado com um grande número de informações pode indicar um médico preocupado em se comunicar de forma clara com seus pacientes.
Conclusão
O esporte tem muitos benefícios para a nossa saúde. Esses benefícios são tanto físicos quanto mentais. O esporte não permite apenas prevenir uma série de doenças, mas também, por exemplo, recuperar uma certa mobilidade articular ou autonomia.
Praticar uma atividade esportiva pode ser interessante a nível pessoal, mas também profissional. No entanto, como toda atividade, é preciso ter a orientação certa para que tudo ocorra bem.
Seja você, iniciante ou avançado em algum esporte, a medicina esportiva surge como uma especialidade orientada a atender suas necessidades. Portanto, esteja ciente de que você pode sempre contar com os conselhos de um médico do esporte se quiser melhorar sua vida esportiva no geral, não importa sua idade ou nível atlético.