Entre as 18h do dia 2/12, uma sexta-feira, e 6h do dia 5/12, segunda-feira, a Anvisa vai realizar uma manutenção tecnológica no sistema de banco de dados. Por isso, alguns serviços ficarão indisponíveis nesse período.
Todos os sistemas que utilizam o banco de dados da Anvisa ficarão instáveis. Por exemplo, os sistemas Solicita, Sistema Eletrônico de Informação (SEI), Peticionamento Eletrônico para Importação (PEI), Peticionamento Eletrônico, Consultas Externas e o Portal Antigo. Portanto, a agência recomenda que não utilize esses serviços no final de semana entre os dias 2 e 4 de dezembro.
Impacto para pacientes que se tratam com Cannabis
A manutenção nos sistemas da Anvisa pode impactar alguns pacientes que importam produtos com Cannabis para tratamentos diversos. Durante esses dias, alguns bancos de dados podem apresentar instabilidade e erros pontuais. Incluindo o acompanhamento de pedidos de autorização para importação de produtos derivados da Cannabis.
Assim, a recomendação da Anvisa é que tanto os pacientes quanto empresas que atuam nessa área se programem para que nos dias de manutenção não tentem acessar esses sistemas.
Além disso, a Anvisa destacou que essa manutenção não vai gerar impactos em outros serviços da agência. Entre eles, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e o Vigimed, que é o serviço para relatos de eventos adversos relacionados a medicamentos ou vacinas.
Boom de importações
Muitos pacientes optam por importar os seus produtos com Cannabis, esse é um caminho que foi escolhido por mais de 30 mil pessoas só em 2021. Em 2022 esse número deve seguir subindo e pode chegar a um total de 200 mil autorizações para importar Cannabis até 2023.
Para importar produtos com Cannabis, o primeiro passo é obter uma receita médica. Para conseguir é muito fácil, basta marcar uma consulta usando a nossa plataforma de agendamentos e seguir as orientações do profissional da saúde.