O deputado estadual pelo Paraná, Goura Nataraj, levou a palavra da Cannabis medicinal para o presidente Lula. Durante a cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o parlamentar encontrou o chefe do executivo, entregou cartilha e conversou sobre o tema.
Além disso, o deputado mencionou para o presidente sobre a aprovação da Lei Pétala, que garante acesso a produtos com Cannabis no Paraná. Reforçando a necessidade de medidas serem tomadas a nível federal.
“Para a gente poder ter esperanças”
O governo Lula se mostra mais aberto a debater esse tema do que o anterior. Alguns ministros já se posicionaram a favor de uma nova abordagem para a Cannabis no país, como Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, e Nísia Trindade, da Saúde.
E, depois de ter conversado com Lula, Goura Nataraj passou uma mensagem otimista de que teremos uma regulamentação mais atualizada para os diversos usos da Cannabis, se depender da vontade do presidente:
“Foi um encontro muito feliz, muito bacana. Para a gente poder ter esperanças de uma política pública que vai trazer benefícios para milhares, talvez até milhões, de pessoas no aspecto medicinal e com certeza benefícios econômicos e ambientais para o Brasil como um todo, se a gente prever toda a cadeia produtiva que a Cannabis pode proporcionar para o nosso país. Então, apesar de breve, foi um encontro potente que serviu para a gente colocar cada vez mais em evidência a Cannabis e as suas potencialidades para o nosso país.”
Lula vai usar CBD?
O deputado Goura afirmou que o presidente Lula vai ter a oportunidade de experimentar os benefícios do canabidiol. Ele presenteou o mandatário com um produto feito por uma associação de pacientes que atua no estado do Paraná. Quem sabe isso o motiva a incentivar uma regulação do canabinoide, do medicamento e das associações:
“Também aproveitei para dar de presente para o presidente um frasco de óleo de CBD da Associação Cannabis Sem Fronteiras, uma associação que atua na região sul do estado.”
O envolvimento de Goura com a causa da Cannabis já foi destaque aqui no Cannabis & Saúde quando da aprovação da Lei Pétala. O nome da lei faz referência a uma menina de 5 anos que possui uma síndrome neutológica rara que se trata com canabinoides. No estado, o paciente com laudo, declaração e prescrição médica consegue que o estado forneça o medicamento.
Além disso, ele distribui gratuitamente uma cartilha sobre o uso medicinal da Cannabis. Nesse link você pode ver a cartilha que o deputado Goura Nataraj entregou ao presidente Lula.
Se você quer começar um tratamento com Cannabis, pode dar o primeiro passo por aqui. Na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com um dos nossos médicos prescritores e começar já a utilizar a Canabis medicinal.