Tendo em vista que a aceitação do uso medicinal da Cannabis cresce entre nós humanos, aumenta também o interesse pelas possibilidades que os canabinoides poderiam oferecer também para os nossos animais de estimação, como cães e gatos. Posto que o Sistema Endocanabinoide está presente em todos os animais vertebrados, os benefícios que aproveitamos com o uso da planta também poderiam servir para nossos companheiros pets tratarem algumas condições de saúde.
Para explorar esse tema, o veterinário Tarcísio Barreto lançou recentemente o livro “Cannabis Medicinal para Cães e Gatos”. Uma obra que propõe uma transformação na abordagem terapêutica para os animais domésticos, pensando numa melhor qualidade de vida e com atenção aos cuidados paliativos.
Conversamos com o autor do livro, o Dr. Tarcísio Barreto, para entender como a Cannabis, que tanto nos ajuda, também pode ajudar nossos amigos de quatro patas.
Você pode comprar o livro Cannabis Medicinal para Cães e Gatos aqui no site da Editora Manole.
Envelhecimento saudável
Cannabis Medicinal para Cães e Gatos é o segundo livro do médico-veterinário Tarcísio Barreto. Há dois anos, ele publicou outra obra sobre a saúde de animais de estimação, chamado “O Segredo da Longevidade”. Ele nos contou que os estudos sobre a qualidade de vida dos animais o levou involuntariamente para os estudos com os canabinoides.
“O livro surgiu através da necessidade de reduzir os efeitos colaterais, provocados pelas terapias alopáticas, contra epilepsias e dores crônicas, principalmente. Na época, havia iniciado um profundo estudo sobre Medicina anti-envelhecimento em cães e gatos, envolvendo neurociência, hormonologia e nutrologia. Estas ciências me guiaram ao sistema endocanabinoide e, consequentemente, aos fitocanabinoides. Terminei descobrindo um outro mundo dentro da Medicina Veterinária.”
Assim como é para nós humanos, para os animais domésticos, o envelhecimento saudável envolve lidar com processos inflamatórios, neurodegenerativos e imunológicos. Portanto, assim como para a Medicina, a Veterinária também vê na Cannabis uma poderosa aliada para uma qualidade de vida e bem-estar.
As doenças que a Cannabis trata em cães e gatos
São muitas as condições de saúde em que a Cannabis pode ser útil na Veterinária, uma lista quase tão extensa quanto a de enfermidades de humanos. Dr. Tarcísio nos contou brevemente em quais casos os fitocanabinoides são úteis.
“A Cannabis medicinal é muito efetiva nas enfermidades crônicas, do sistema nervoso central, no controle das convulsões e epilepsias, sistema nervoso periférico, sistema imunológico, nas neoplasias, nas dores articulares, musculares, intestinais e sistema sistema respiratório inferior, além de possuir excelente controle das doenças autoimunes.”
Ele destacou que as semelhanças entre os sistemas endocanabinoides de humanos, cães e gatos explica como a mesma planta serve de matéria-prima para medicamentos para pessoas e para pets.
“A Cannabis traz os mesmo potenciais benéficos para os animais domésticos. Precisamos compreender que a biologia dos cães, gatos e homens são muito semelhantes. Quando necessitamos utilizar óleo de Cannabis, contendo ativos fitocanabinoides, para regular a liberação de neurotransmissores no sistema nervoso central e periférico dos animais, receptores são ativados e toda uma cascata bioquímica irá acontecer, mostrando que os sistemas são idênticos aos dos humanos. Se os fitocanabinoides possuem capacidade de regular a neurobiologia animal, quer dizer que ambos possuem os mesmos sistemas receptivos para a Cannabis medicinal.”
Cannabis, por enquanto, somente para humanos
Atualmente, o uso medicinal da Cannabis por profissionais da área da Veterinária ainda não é regulamentado aqui no Brasil. Pensando em mudar esse cenário, o autor Tarcísio Barreto e outros profissionais formaram um grupo de trabalho no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), para propor modelos regulatórios para essa atividade. Até então, as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contemplavam somente os profissionais da Medicina e da Odontologia, deixando os médicos-veterinários em uma situação de insegurança jurídica.
Além do uso da Cannabis em cães e gatos, também temos a possibilidade de passar a utilizar a planta no tratamento de outras famílias de vertebrados, como bovinos, suínos, aves e equinos. Nesse sentido, um projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados, para regulamentar o uso dos canabinoides por médicos-veterinários. Por enquanto, os veterinários prescrevem Cannabis para seus pacientes mediante autorização judicial, o que restringe o acesso.
Assim, se você é um ser humano, você pode se tratar com Cannabis de forma segura e legal. Para isso, acesse a nossa plataforma de agendamentos e marque uma consulta. São mais de 300 profissionais preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor tratamento possível. Marque já sua consulta!