Chegou às prateleiras das livrarias físicas e virtuais o livro Cannabis Medicinal: Guia de Prescrição. Uma obra que se propõe a oferecer base teórica para médicos que desejam incluir a Cannabis na sua atividade diária e ampliar o entendimento sobre essa ferramenta da medicina.
O livro tem prefácio escrito pelo neurocientista Sidarta Ribeiro e textos feitos por profissionais da saúde de diversas especialidades que já utilizam a Cannabis com seus pacientes. Além dele, nomes que você já viu por aqui no Cannabis & Saúde, como Ana Hounie, Carolina Nocetti, Rodrigo Pacheco, Wilson Lessa e muitos outros autores com experiência na área.
Conteúdo organizado por médicos prescritores
Nesse sentido, são 24 capítulos organizados por patologias, como fibromialgia, dor e insônia, além de uma parte introdutória sobre a planta, o sistema endocanabinoide e muitas referências bibliográficas. Por isso, 3 médicos foram responsáveis por compilar todo esse material: Carlos Zimmer Jr, Pedro da Costa Mello Neto e Victor Vilhena.
Um dos editores do livro Cannabis Medicinal: Guia de Prescrição conversou com exclusividade com o Cannabis & Saúde para falar um pouco do novo lançamento. Dr. Carlos Zimmer Jr. é médico da família e comunidade e nos contou a importância de publicar uma obra desse tipo.
“O principal objetivo é que as pessoas sejam melhor tratadas. Melhor do que simplesmente você deixar de lado e falar: ‘Não não mexo com isso.’ Não. Agora, você pode entender, você pode se aprimorar e saber se aquele teu paciente tem indicação ou não para Cannabis medicinal.
O guia vem pra ajudar médicos e prescritores, ou até pesquisadores, que querem utilizar Cannabis. Guiar mesmo. A ideia é ter um fluxo ali. Se você, por exemplo, nesse caso de ansiedade depressão, pode iniciar com CBD nessa dose, pode ir aumentando e titulando a dose nessa forma, fazer de forma mais organizada.”
Cannabis para a prevenção
Com prática na Medicina da Família e Comunidade, Dr. Carlos acredita no potencial da Cannabis na prevenção e no início de um tratamento, não apenas quando se esgotam as outras possibilidades.
“A comunidade científica precisa entender que a cannabis não é só tratamento. Ela é preventiva também. Ela pode ajudar as pessoas a se prevenirem, se desinflamarem, a poder organizar melhor a mente. A gente sabe que o sistema endocanabinoide vai gastando à medida que a gente vai se estressando na vida. São diversas formas de estresse. Então, como vou lidar com o estresse e ainda com a patologia? Com ajuda da Cannabis.”
Parceria com o Instituto Anandamida
O guia tem participação do Instituto Anandamida, uma organização sem fins lucrativos que promove cursos de formação para fomentar o desenvolvimento da medicina canabinoide. Inclusive, os editores do livro fazem parte da equipe do instituto. Por lá, dr. Carlos e dr. Victor são conselheiros e o Dr. Pedro Costa Mello Neto é o diretor-executivo.
Além disso, a obra foi produzida em parceria com a Editora Manole, que tem outras publicações relacionadas à prática médica. No entanto, é a primeira obra publicada pela Manole que trata da Cannabis. Você pode adquirir o livro Cannabis Medicinal: Guia de Prescrição online clicando nesse link.