O Mal de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum entre idosos, atrás apenas do Alzheimer. Entre os sintomas, estão a lentidão para a realização de movimentos e tremores musculares. Há 20 anos, o dia 11 de abril é lembrado como o Dia Mundial da Doença de Parkinson, que tem como objetivo o esclarecimento das possibilidades de diagnóstico e tratamento.
O tratamento tradicional para o Parkinson é feito por meio do uso de medicamentos para aumentar a dopamina e antidepressivos. Contudo, estudos pré-clínicos também sugerem que, dependendo da fase da doença de Parkinson, os canabinoides podem modular as complexas alterações neuroquímicas causada pela redução dos níveis de dopamina. E sem os efeitos colaterais dos remédios alopáticos.
Nós já contamos aqui no Cannabis & Saúde histórias de pacientes com Parkinson que apresentaram melhora considerável após iniciar o tratamento com a planta. Como o seu Evaldo, que “no mesmo dia, já era outra pessoa“ e a dona Terezinha Pacheco, que zera convulsões e reduz tremores do Parkinson com Cannabis“.
Por isso, o Portal Cannabis & Saúde realiza mais uma live da nossa série Pergunte ao Especialista, com o tema “Tudo o que você precisa saber sobre Cannabis Medicinal no Tratamento de Parkinson”. O convidado é o médico neurologista Marcelo Pereira. Lembrando que o evento é online e gratuito e acontece nesta quinta-feira (15), às 19h.
Sobre o convidado
Dr. Marcelo Pereira é médico neurocirurgião, com residência em Neurocirurgia pela USP – Universidade de São Paulo, Fellow em Neurociências pela UCLA – Universidade da Califórnia / Los Angeles e Mestrando em Tecnologia em Saúde – Escola Bahiana de Medicina. Atua nas áreas de neurocirurgia, Alzheimer, Parkinson, AVC, autismo, dor crônica e depressão. Possui experiência de mais de 10 anos em tratamentos com Cannabis Medicinal.