Você sabia que um sistema endocanabinoide desregulado pode comprometer a nossa saúde? Esse complexo sistema exerce grande influência em diversas reações fisiológicas do nosso organismo e quando algo está errado com ele, podemos desenvolver uma série de problemas da saúde física e mental como ansiedade, depressão, síndrome do intestino irritável e fibromialgia.
Para saber mais sobre como o sistema endocanabinoide influencia na nossa saúde física e mental, contaremos com a participação da Dra. Ailane Araújo na nossa próxima live.
Anote na agenda: quarta-feira, 15 de junho, às 19h.
Inscreva-se agora no link
Sistema endocanabinoide e a saúde mental
Estudos relacionam transtornos de comportamento a um sistema endocanabinoide que não está funcionando bem. Ou seja, a ansiedade, depressão e estresse pós-traumáticos podem ser tratados com Cannabis e os bons resultados vêm da atuação nesse sistema.
Boa parte dos transtornos ligados ao humor vem do mal funcionamento de hormônios ligados ao cérebro, sistema imunológico, sistema endócrino e eixo intestino-cérebro. Pesquisas indicam que a estimulação do sistema endocanabinoide pelos fitocanabinoides presentes na Cannabis ajudam no equilíbrio dessas alterações.
Dores e inflamações
Enxaqueca, fibromialgia e a síndrome do intestino irritável são distúrbios que causam muita dor e prejudicam demais a qualidade de vida de quem os possui, porém a medicina não conseguiu ainda descobrir suas origens e tratamentos mais adequados.
Todas essas síndromes apresentam ótima resposta ao tratamento com Cannabis e pesquisas já as relacionam deficiências no sistema endocanabinoide.
O sistema endocanabinoide
A identificação desse sistema pode ser considerada uma das grandes descobertas do século XX. Por ele ter função reguladora no organismo, uma série de doenças e síndromes podem ser tratadas quando optamos por um tratamento com canabinoides. A lista é extensa e envolve nossa saúde física e mental.
Esse sistema tem caráter regulatório, ou seja, modula funções variadas como o sono, o apetite e a ansiedade. Ele é composto pelos receptores que estão em nossas células, batizados de CB1 e CB2, e os canabinoides endógenos, por enquanto conhecemos dois e eles foram batizados de Anandamida (ananda vem do sânscrito e significa êxtase) e 2-AG (2-araquidonilglicerol). Os canabinoides produzidos pela planta se conectam aos nossos receptores ativando o sistema, emulando a ação dos receptores endógenos.
Envie perguntas para a Dra. Ailane Araújo
Dra. Ailane é referência em medicina canbinoide. A médica é uma das primeiras a prescrever Cannabis para seus pacientes no Brasil e atua com uma abordagem ampla do bem-estar do paciente inspirada na medicina integrativa, tratando principalmente ansiedade, depressão e insônia.
Ela também atua na formação de médicos prescritores e à frente de pesquisas clínicas sobre os usos medicinais da Cannabis. Envie pelo Instagram suas dúvidas para a Dra. Ailane responder na nossa live.
Marque agora uma consulta com a Dra. Ailane Araújo no link.