A esclerose múltipla é uma doença autoimune de origem desconhecida que atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal. Trata-se de uma falha no sistema imunológico que ataca a camada protetora que envolve os neurônios, chamada mielina. Essa condição atrapalha a comunicação entre os neurônios, ou seja, o envio dos comandos elétricos do cérebro ao resto do corpo.
Em 30 de agosto, é lembrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, data que busca disseminar o conhecimento sobre a doença que atinge em torno de 35 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões no mundo
Dentre os principais sintomas da doença está a dor, causada pela espasticidade – espasmos e rigidez nos músculos. A maioria das pessoas com Esclerose Múltipla terá esses sintomas em algum momento e, embora existam tratamentos licenciados disponíveis para ajudar, eles não funcionam em muitos casos.
A Cannabis de uso medicinal contém propriedades capazes de aliviar a rigidez, espasmos musculares e além de ser um componente natural sem efeitos colaterais à saúde, ela também ajuda a tratar outras condições patológicas decorrentes da dor como a insônia, ansiedade e depressão.
Inclusive, o primeiro medicamento à base de maconha registrado, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, o Mevatyl (ou Sativex), é um fitofármaco com quase mesmas concentrações de CBD e THC, indicado para o controle dos espasmos da esclerose múltipla.
No ano passado, foi publicado um estudo no Brazilian Journal of Development chamado “O Uso Da Maconha Para O Tratamento Da Esclerose Múltipla”
“Os resultados da pesquisa demonstram que o uso dessa substância pode ser considerado como uma terapia alternativa no processo de tratamento de pacientes que apresentam EM, para que o mesmo possa ter uma qualidade de vida melhor ao longo do tempo. Como conclusão destaca-se que as evidências até o presente momento têm mostrado efeitos benéficos dos canabinóides em distúrbios do sistema nervoso, todavia, compreende-se que ainda necessita-se de estudos de longo prazo, abrangendo uma amostra maior de pacientes”, concluíram os oito pesquisadores..
Por isso, na semana em que se comemora o Dia Nacional de Conscientização à Esclerose Múltipla, convidamos um dos maiores especialistas do Brasil, para falar sobre os benefícios da Cannabis no tratamento de Esclerose Múltipla, o neurologista Dr. Thiago Junqueira.
A live será nesta quinta-feira (26/08), às 19h, no nosso canal do YouTube. O evento é totalmente aberto ao público e voltado a todas as pessoas interessadas no tema, seja profissionais de saúde, pacientes, familiares ou entusiastas da Cannabis.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE!
Junqueira é doutor em Ciências pela USP e Professor Adjunto do Curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui pós-graduação na área de Neuroimunologia clínica pela USP e Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Desenvolve trabalho de prevenção e tratamento de doenças neurológicas incluindo esclerose múltipla, enxaqueca e demais dores de cabeça, acidente vascular cerebral (AVC), demências (Doença de Alzheimer e Demência vascular), dentre outras.
O médico também está presente na nossa plataforma de agendamento de consultas. Agende aqui uma consulta com Dr Thiago Junqueira.