Como a Cannabis pode atuar no tratamento de doenças autoimunes? Há segurança no uso de fitocanabinoides para condições autoimunes? Para responder estas perguntas nós convidamos a médica Dra. Marina Vicente de Souza, CRM 15042 – RQE 10.082, para nossa live “Cannabis e doenças autoimunes” que aconteceu esta semana.
Veja a live na íntegra:
O foco foi contar com a explicação da Dra. Marina sobre as formas de tratamento com canabinoides para doenças autoimunes. Mas também inspiramos nossa audiência com a história de vida da Dra. Marina: a médica recebeu o diagnóstico de uma doença rara autoimune, neuromielite óptica, quando ainda era estudante de medicina.
Mas Dra. Marina seguiu em frente nos estudos e hoje ajuda outros pacientes em seus atendimentos via telemedicina. Agende sua consulta com a Dra. Marina aqui.
Papel do sistema endocanabinoide no tratamento de doenças autoimunes
“O sistema endocanabinoide se relaciona com diversos outros sistemas. E receptores, os mais conhecidos são o CB1 e o CB2. E nas doenças autoimunes é um strike, mira uma coisa e acerta outras. Muitas vezes iniciamos o tratamento com Cannabis mirando um sintoma mas acabamos impactando vários outros. Justamente por esta relação que ele tem com todos os outros sistemas. E as doenças autoimunes têm muitos sintomas associados. A minha neurológica, por exemplo, e outras doenças, têm processos inflamatórios e provavelmente têm dor e desconforto. Com isso aumenta o estresse emocional e físico, piora de sono e emocional, gerando ansiedade e depressão. Então é uma ampla gama de sintomas associados a esta doença. E a Cannabis consegue regular, pois o sistema endocanabinoide mantém o equilíbrio fisiológico do nosso corpo. Não é único, não podemos imaginar que a Cannabis resolve todo o quadro clínico, mas ajuda em muitos pontos”, explicou a médica durante a live.
Cannabis no tratamento de doenças autoimunes
Segundo a Dra. Marina, não há apenas um fitocanabinoide ou uma única formulação indicada para cada caso de doença autoimune. Portanto é imprescindível um médico acompanhar a resposta do paciente ao tratamento e fazer ajustes na dosagem, na combinação de compostos ativos (como THC e CBD) e na forma de administração conforme necessário.
A melhora na qualidade do sono com o uso da Cannabis: o fim do Zolpidem
“Foi realmente perceptível na primeira dosagem. Mas os outros sintomas foram melhorando no passar do tempo e com tempo, mais as coisas melhoraram. Eu tomava muito analgésico e aos poucos fui reduzindo. O humor melhorou, reduzi antidepressivos, o sono melhorou. Com o tempo eu tirei o Zolpidem e isto vai impactando na sua qualidade de vida. Pois uma coisa é dormir sobre o efeito de Zolpidem, outra é com Cannabis”.
O que são doenças autoimunes?
As doenças autoimunes são um grupo de condições em que o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente tecidos saudáveis, como se fossem invasores estrangeiros. Em condições normais, o sistema imunológico é projetado para combater vírus, bactérias e outros patógenos. No entanto, nas doenças autoimunes, ocorre uma falha nesse sistema.
Alguns exemplos de doenças autoimunes incluem:
- Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): Uma condição que pode afetar várias partes do corpo, incluindo articulações, pele, rins, coração, pulmões, cérebro e vasos sanguíneos.
- Artrite Reumatoide (AR): Uma doença que afeta as articulações, resultando em inflamação, dor, inchaço e, eventualmente, danos articulares.
- Esclerose Múltipla (EM): Uma doença que afeta o sistema nervoso central, causando danos à mielina, a camada protetora ao redor dos nervos.
- Doença de Crohn e Colite Ulcerativa: Ambas são doenças inflamatórias intestinais que envolvem inflamação crônica do trato gastrointestinal.
- Diabetes Tipo 1: Nesta forma de diabetes, o sistema imunológico destrói as células produtoras de insulina no pâncreas.
- Psoríase: Uma condição da pele em que o sistema imunológico acelera o ciclo de crescimento das células da pele, resultando em manchas escamosas e avermelhadas.
O diagnóstico e tratamento das doenças autoimunes geralmente envolvem uma abordagem multidisciplinar, com profissionais de saúde, como reumatologistas, dermatologistas, endocrinologistas e outros especialistas, dependendo da condição específica.
O tratamento com Cannabis visa controlar a resposta imunológica hiperativa e aliviar os sintomas. O gerenciamento a longo prazo e o suporte contínuo são frequentemente necessários para aqueles que vivem com doenças autoimunes.
As lives do portal Cannabis & Saúde acontecem ao vivo com transmissão por YouTube, Facebook e LinkedIn.
Agende sua consulta
Se você deseja marcar uma consulta com uma profissional que conhece a fundo os dois lados da Medicina, clique aqui, para marcar uma consulta com a clínica geral Marina Vicente de Souza.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 250 médicos e dentistas, com diversas especialidades e experiência na prescrição e acompanhamento do tratamento canabinoide.