A “Latinnabis” ExpoCannabis Uruguay aconteceu no último final de semana e reuniu estandes que contemplavam o uso medicinal e a indústria da Cannabis como um todo. O público se dividia entre uruguaios, brasileiros e argentinos. Já o destaque de inovação deste ano ficou para o uso do cânhamo como alimento.
Porém, o grande anúncio do evento foi o lançamento da marca regional “Latinnabis”. Com esta adesão, o objetivo agora é se consolidar como uma plataforma regional. A ExpoCannabis Brasil incorpora o título e pretende se posicionar como a maior feira de todas as Américas.
Latinnabis: a ExpoCannabis Uruguay
Segundo Mercedes Ponce de León, uma das fundadoras da ExpoCannabis, a decisão foi por questão estratégica e comerciais.
“Estou orgulhosa da ExpoCannabis crescer e evoluir. Somos uma franquia. E a ExpoCannabis é a nossa essência. Queremos ser a ExpoCannabis em todos os lugares do mundo e para ter a identidade própria, optamos em criar uma marca regional. É um guarda-chuva, ou seja, para fazer eventos em todo o mundo. A ideia é poder criar identidade própria. Não podemos dizer quais países que vamos em 2024, mas são todos os países que podem trabalhar com Cannabis de maneira legal”, afirmou a uruguaia.
Este ano a ExpoCannabis Uruguay tornou-se mais robusta, com ares de festival de música e com a presença da indústria da Cannabis da América Latina como um todo: uso medicinal, adulto e insumos, e equipamentos, para o cultivo da planta. Destaque ficou para a participação de marcas argentinas e brasileiras.
Alimentos à base de cânhamo
Já o reconhecimento de melhor desenvolvimento de produtos foi para o Uruguai. A marca Goland, que produz alimentos à base de cânhamo que estão à venda no Uruguai, recebeu o prêmio de melhor produto durante a feira.
“Queremos estar no Brasil em poucos meses. Também queremos fazer de Goland uma marca regional. Temos a semente, a proteína de cânhamo e o óleo de cânhamo. Hoje apresentamos o café com cânhamo. Estamos trabalhando em um hambúrguer, uma bebida vegetal e uma barra de cereal para 2024”, explicou Rodrigo Goméz, um dos sócios da marca.
A semente de cânhamo é a maior fonte de proteína do reino vegetal, possui a quantidade de aminoácidos graxos essenciais, como Ômega 3 e Ômega 6, que precisamos adquirir em nosso dieta alimentar e por isso é considerado um superalimento, que hoje é produzido no Uruguai.
Ainda em relação ao uso do cânhamo como alimento, a brasileira Marcela Ikeda, CEO da Larica Uy, preparou em sua participação da feira uma pizza feita com cânhamo. “É a primeira degustação aqui na ExpoCannabis Uruguay, apresento também um pesto com cânhamo, que é um superalimento, e todos devem saber. Pois já está presente há muito tempo na nossa sociedade e precisamos educar as pessoas sobre isso”, afirmou Ikeda.
Roupas feitas de cânhamo
Latinnabis ExpoCannabis Brasil 2024: dias 15, 16 e 17 de novembro
A versão brasileira da feira, que este ano foi um sucesso total, também esteve presente na edição. Larissa Uchida, CEO da Latinnabis ExpoCannabis Brasil, apresentou para expositores a expectativa de crescimento da feira para 2024 em São Paulo.
“Viemos para trabalhar as vendas de 2024. Esta edição aqui no Uruguai está muito diferente e mais comemorativa. Para o Brasil vamos ter em 2024 muita inovação. Na nossa segunda edição terão mais de oito projetos novos. Anotem a data, a ExpoCannabis Brasil será em novembro, dias 15, 16 e 17”, sinalizou Uchida.
Brasileiros e a medicina canabinoide
E como já é de praxe a presença de brasileiros no Uruguai, a iniciativa também contou com difusão de conhecimentos em relação à medicina endocanabinoide. O ortopedista Dr. Jimmy Fardin palestrou sobre os benefícios da Cannabis na área dos esportes.
“Muito bom ver vocês representando o Brasil. Venho trazer informações sobre a Cannabis nos esportes, pois ainda tem muito preconceito. Temos muitos usos para atletas amadores e também profissionais. Os benefícios são muitos, mas principalmente na recuperação muscular. Pois o atleta muitas vezes está inflamado. E todos os canabinoides são indicados, depende apenas das atividades e se eles passam por dopping. O CBD é o único aprovado na WADA. Em relação às vias de administração temos o uso tópico, e o resultado pode surpreender”, explicou o médico.
Brasileira visita a ExpoCannabis e destaca o potencial dos canabinoides na área da pediatria
O portal Cannabis & Saúde fez uma cobertura exclusiva da feira que você pode conferir aqui em nossas redes sociais. E também no nosso canal do YouTube.
Agende sua consulta
Portanto, se você deseja incluir a planta no seu tratamento, te mostramos onde encontrar médicos e dentistas preparados para recomendar produtos com Cannabis. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode escolher entre mais de 300 profissionais de diversas especialidades e marcar uma consulta. Marque já uma consulta e inicie o quanto antes um tratamento transformador.