A empresária e influencer digital Kim Kardashian, 43 anos, usou as suas redes sociais para mostrar seu tratamento para a psoríase. Nos stories do Instagram, ela mostrou as manchas avermelhadas na perna, com a hashtag #psoriasissucks (psoríase é um saco, em tradução livre).
Na sequência de imagens, ela também mostrou o tratamento que utilizou para diminuir os sintomas da crise de psoríase. Nas fotos, podemos perceber que ela cobriu a região afetada com um tipo de filme plástico. Embora essa técnica seja útil, momentaneamente, em lesões, a longo prazo, os resultados são mais robustos com o uso medicinal da Cannabis.
A empresária convive com essa condição crônica há cerca de 15 anos e estaria passando por um surto. Vamos mostrar como o canabidiol (CBD) pode ser uma abordagem eficaz e segura para controlar a psoríase e que você pode ter acesso a esse tipo de tratamento, mesmo que não seja uma socialite com milhões de seguidores nas redes sociais.
O que é a psoríase
A psoríase é uma doença de pele crônica autoimune, o quer dizer que o sistema de defesa do corpo ataca o próprio corpo, causando lesões, vermelhidão, dor e coceira. Uma característica dessa condição é que as crises acontecem por gatilhos, que causam desequilíbrio do corpo, geralmente ligados ao estresse.
No Brasil, estima-se que a psoríase afete 1,3% da população; a nível global, o número chega a cerca de 2%.
Especula-se que a psoríase seja causada por fatores genéticos, mas isso ainda não é conclusivo. Em geral, as regiões mais afetadas são as pernas, joelhos, cotovelos, couro cabeludo e unhas.
O tratamento é contínuo, já que é uma condição crônica, e geralmente envolve medicação imunossupressora, produtos para aplicar sobre a pele e exposição a raios ultravioleta. A abordagem escolhida pela Kim Kardashian, com plástico filme, é uma solução para aliviar os sintomas momentaneamente.
Além disso, a pessoa com psoríase tem maior risco de desenvolver outras condições de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Também existe um quadro conhecido como artrite psoriática, quando a inflamação da pele também afeta algumas articulações, causando dores, inchaço e queimação no local.
O tratamento para psoríase com CBD
As propriedades anti-inflamatórias e imunorreguladoras do CBD são extremamente úteis para quem convive com a psoríase, como a empresária. Produtos para uso oral são uma medida preventiva, para evitar novas crises. Por outro lado, quando surgem lesões, existe a possibilidade de aplicar pomada rica em CBD, para aliviar as coceiras, dores e queimação, além de ajudar na cicatrização da região.
A interação do canabinoide com o sistema endocanabinoide na pele contribui para que o sistema imune se regule e pare de atacar células saudáveis.
Pessoas que tratam psoríase com CBD, para inspirar a Kim Kardashian
Aqui no Cannabis & Saúde, já trouxemos o depoimento de muitas pessoas com psoríase, que poderiam inspirar a Kim Kardashian. Pacientes que conseguiram controlar as crises e perceberam alívio em outras questões.
Uma delas é a Leticia Veronez, nutricionista e que sofria com a artrite psoriática. Depois de receber o diagnóstico, ela buscou um médico da nossa plataforma de agendamentos e incluiu produtos com Cannabis no tratamento. Após dois meses, as dores nas articulações já tinham desaparecido. Ao mesmo tempo, ela também sentiu diferenças no estado emocional, e passou a se sentir menos ansiosa e irritada. Veja aqui o relato completo da Leticia.
Mais um exemplo de sucesso em que a socialite norte-americana poderia se inspirar é o da Carmelia Damasceno. Após 20 anos convivendo com a doença, ela viu o quadro se agravar e foi o uso da Cannabis que trouxe alívio. Mais do que isso, a inclusão da planta no tratamento também melhorou outra condição grave: glaucoma. Veja aqui o relato completo da Carmelia, onde ela também conta que não sofre mais de insônia.
Encontre acompanhamento médico
Há diversas condições da saúde da pele que podem ser tratadas com produtos ricos em canabinoides. Porém, é fundamental que esse tratamento seja feito com o acompanhamento de um profissional da saúde. Somente ele pode recomendar o produto e a dosagem mais adequada para o seu caso.
Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com dermatologistas e médicos de outras especialidades, que são experientes na prescrição de Cannabis. Acesse já e marque uma consulta!