Junho laranja: o sexto mês do ano traz luz à importância da conscientização sobre duas doenças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo e exigem atenção, compreensão e suporte: a anemia e a leucemia.
A anemia é caracterizada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou da hemoglobina no sangue, o que pode resultar em fadiga, fraqueza e falta de energia. Já a leucemia é um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas, comprometendo a produção de células saudáveis e podendo levar a sintomas como cansaço, infecções frequentes e sangramentos.
Junho Laranja e a importância da informação
Neste Junho Laranja, é fundamental disseminar informações sobre essas condições, suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis. É também uma oportunidade de mostrar apoio e solidariedade às pessoas que enfrentam a anemia e a leucemia, bem como suas famílias.
Vamos juntos promover a conscientização, incentivar a doação de sangue e medula óssea, apoiar as instituições de pesquisa e cuidados de saúde, e lembrar a importância de manter hábitos saudáveis para prevenir doenças hematológicas.
O que é anemia?
A anemia é uma condição na qual o organismo possui uma quantidade reduzida de glóbulos vermelhos ou uma quantidade insuficiente de hemoglobina, a proteína responsável por transportar oxigênio para os tecidos do corpo.
Causas da anemia
A anemia pode ser causada por diferentes fatores, incluindo deficiências nutricionais. Como, por exemplo, falta de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico. Além disso pode ser sintoma de alguma doença crônica, perda de sangue excessiva, problemas na produção de células sanguíneas ou destruição acelerada dos glóbulos vermelhos.
Sintomas da anemia
Os sintomas comuns da anemia incluem:
- fadiga,
- fraqueza,
- palidez,
- falta de ar,
- tonturas
- palpitações.
O tratamento depende da causa subjacente da anemia e pode envolver a correção das deficiências nutricionais, tratamento de condições médicas subjacentes, transfusões de sangue ou suplementação de ferro.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define a anemia como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do necessário, resultado da ausência de um ou mais nutrientes essenciais. Crianças, gestantes e lactantes são o público mais afetado pela doença.
O que é leucemia?
A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue e da medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Ela ocorre quando as células sanguíneas anormais se reproduzem de forma descontrolada, substituindo as células sanguíneas saudáveis.
E como resultado há uma produção excessiva de células anormais, que podem não funcionar adequadamente, levando a sintomas como fadiga, palidez, infecções frequentes, sangramentos, entre outros.
Existem diferentes tipos de leucemia, incluindo leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfocítica aguda e leucemia linfocítica crônica.
O tratamento da leucemia pode envolver quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo, transplante de células-tronco ou uma combinação dessas abordagens.
Cannabis no tratamento da leucemia
Segundo o International Journal of Oncology existem resultados sobre o uso de canabinoides no tratamento da Leucemia. apontando atividades anticancerígenas em conjunto com a quimioterapia, trazendo melhores efeitos com o uso combinado. E, também, temos melhores resultados quando há a combinação de THC e CBD do que quando eles são ministrados sozinho.
Você já sabia que a Cannabis poderia ajudar no tratamento da Leucemia?
Se você está interessado em aprender mais sobre como a Cannabis medicinal pode ser usada no tratamento da Leucemia, não hesite em falar com um médico qualificado. Agende uma consulta hoje mesmo e descubra como a Cannabis pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.