Na última terça-feira, 29 de outubro, um encontro especial em São Paulo reuniu mães de pacientes atípicos que utilizam Cannabis medicinal como parte de seus tratamentos. O evento “Jornada de Vida, Conexão e Cuidado” foi organizado para oferecer um espaço de acolhimento, onde as participantes puderam compartilhar experiências e aprofundar seus conhecimentos sobre os potenciais benefícios terapêuticos da Cannabis.
Durante o encontro, Ana Gabriela Baptista, presidente da TegraPharma, e Iara Gino, head de Suporte e Acolhimento da empresa, abordaram temas sobre as implicações do tratamento com Cannabis medicinal e a importância do suporte emocional para essas famílias.
A iniciativa visa ampliar a rede de acolhimento e partilha entre as mães, contribuindo para fortalecer os laços e apoiar o bem-estar de cada uma delas nessa jornada.
“A Cannabis revolucionou o acolhimento e o atendimento desses pacientes que, normalmente, já passaram por diversos tratamentos”, destaca Iara Gino.
Jornada de vida, conexão e cuidado: a importância do suporte emocional
Para Ana Gabriela Baptista, que acaba de assumir a presidência executiva da TegraPharma, a jornada desses pacientes requer muito cuidado, atenção e orientação e, nesse sentido, é essencial considerar todo o processo para alcançar um tratamento eficaz e o resultado esperado.
“É muito bom poder estar aqui! Essas mães passam por inúmeros desafios e, muitas vezes, não conseguem compartilhar o que estão vivendo. Entendemos que a humanização no atendimento não se limita apenas ao paciente; ela também envolve familiares e cuidadores. Esse suporte emocional e informacional à rede de apoio do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento”, diz Ana Gabriela.
Ana Gabriela destaca ainda que pacientes que utilizam Fitocanabinoides costumam ser refratários, o que gera um camada importante de desgaste emocional. Nesse sentido, a CEO reforça que é essencial garantir uma trajetória segura. “Uma equipe qualificada, bem treinada e, principalmente, com conhecimento técnico necessário é extremamente importante para mitigar o estresse que essas família enfrentam“, afirma.
Josimere de França, mãe do Enzo, que tem 4 anos, fala sobre a relevância do encontro, que funciona como um espaço importante para discutir questões práticas e relevantes às suas realidades.
“Para nós, esses encontros têm um valor imenso, pois compartilhamos experiências semelhantes. Enquanto mães de crianças típicas falam sobre ballet e futebol, nós conversamos sobre onde encontrar as melhores terapias, como fisioterapia e fonoaudiologia. Então, esses encontros voltados para mães atípicas são essenciais”, ressalta Josimere
Importante!
No Brasil, o uso de Cannabis medicinal é legal, desde que indicado e prescrito por um profissional de saúde qualificado. Para iniciar um tratamento com Canabinoides, é fundamental consultar um especialista com experiência nessa área.