Uma comunidade de médicos e médicas se reunirá está noite em Joinville, Santa Catarina, para falar sobre Cannabis medicinal. A iniciativa é o pontapé inicial de um projeto do médico Felipe Neris Nora, que tem como objetivo central compartilhar o conhecimento sobre os benefícios dos tratamentos com a planta.
“Difundir o conhecimento sobre a medicina canabinoide em Joinville é o objetivo principal deste encontro”, revelou Dr. Felipe
“A intenção é mostrar para colegas como neurologistas e psiquiatras, o tanto pode ser útil esse tratamento e quem sabe tentar tirar de uma bolha esse tratamento com Cannabis. Porque o paciente às vezes tem medo de falar para o médico que está fazendo tratamento com Cannabis. Minha intenção é ajudar os colegas a mostrar como é que funciona e mostrar os casos de sucesso que a gente tem e que são bem grandes.
Assim como mostrar como é que funciona a posologia, mostrar como é que funciona o certificado de análise e mostrar como é fácil importar.
E qual é o preço da medicação hoje no Brasil, porque eu antes de conhecer achava que o preço seria um impedimento e agora sei que o preço chega a ser um fator à favor no tratamento”, explicou Dr. Felipe.
A importancia do sistema endocanabinoide
Em relação ao conteúdo que será compartilhado durante o encontro de hoje, Dr. Felipe destacou a importância de falar sobre o sistema endocanabinoide:
“Os estudos na área tiveram um boom mesmo quando foi descoberto o sistema endocanabinoide. E aí que a gente começa a ter um aumento maior dos estudos em diversas áreas. E a intenção de falar sobre esse sistema é mostrar primeiro que o que a gente está fazendo é uma coisa que o corpo já faz. Então medicar com com canabinoides é você ajudar a atuar nesta maestria digamos assim. Tanto do sistema imunológico quanto da dor e quanto de outros sistemas do corpo, já que a gente sabe que tem receptor endocanabinoide praticamente no corpo inteiro”.