Na próxima quarta-feira, 28/6, às 10h, vai acontecer na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a primeira audiência pública após o relançamento da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial. O tema do encontro será Experiências, Desafios e Perspectivas sobre a Cannabis Medicinal.
A audiência será no auditório Teotônio Vilela, na própria Alesp, e você pode acompanhar a transmissão do evento pelo canal do YouTube da TV Alesp. O coordenador da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, Caio França, vai apresentar um edital para financiamento de projetos sem fins lucrativos durante o encontro.
Saúde na pauta da audiência
Faz pouco tempo que a Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial foi relançada na Alesp com o objetivo de consolidar políticas públicas que garantam o acesso à Cannabis para vários fins no estado de São Paulo. No retorno aos trabalhos, o grupo ganhou o reforço do deputado veterano Eduardo Suplicy. Agora, começa uma série de audiências públicas para debater os vários aspectos da planta.
Nessa primeira audiência, as atenções estarão voltadas para o uso medicinal da planta. Por isso, além do coordenador Caio França e do vice coordenador Eduardo Suplicy, a Frente Parlamentar vai receber convidados com experiência na área. Veja a lista:
- Carolina Sellani | Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos
- Margarete Kishi | Conselho Regional de Farmácia de São Paulo
- Enor de Morais | Associação de pacientes Flor da Vida
- Clarice de Oliveira | Scirama Psychedelic Science
- Sebastian Gutierrez | Netcann
Além dessa mesa de debate, o deputado Caio França pretende apresentar um novo edital para o financiamento de projetos sem fins lucrativos na área.
Próximos debates da Frente Parlamentar
Primeiramente, a Frente Parlamentar vai se reunir para debater o uso medicinal da Cannabis, no entanto mais encontros já foram definidos para prosseguir com as discussões. No próximo mês, em 30 de agosto, o grupo vai tratar de regulação, dia 25 de outubro será a vez do agro e na última sessão do ano o tema será sustentabilidade.
A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial foi o primeiro grupo desse tipo no país. Fundada em outubro de 2021 com apoio de partidos de diversos espectros políticos, o grupo tem como a maior conquista a sanção da lei de fornecimento gratuito de produtos com Cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo.
Foi o atual coordenador da Frente que protocolou, Caio França, o autor da lei. Além disso, o deputado busca regulamentar o cultivo de Cannabis para fins medicinais em São Paulo com o Projeto de Lei 563/2023.
No momento, existem diversas formas de ter acesso a tratamentos com Cannabis em todo o Brasil. Para isso, é fundamental que o paciente tenha o acompanhamento de um médico habilitado e experiente na prescrição de canabinoides. Pensando nisso, reunimos mais de 250 profissionais da saúde na nossa plataforma de agendamentos, todos preparados para analisar o seu caso e indicar o melhor caminho. Acesse e marque já uma consulta sem sair de casa.