Matheus Lima Pimentel tem oito anos, é filho de policiais militares no Estado do Rio de Janeiro, e teve a vida transformada quando começou a usar o óleo de Cannabis full spectrum no seu tratamento para o Transtorno do Espectro Autista, TOD, TDAH e Síndrome de Down.
O primeiro passo desta mudança aconteceu quando os pais do garoto levaram ele para uma consulta com a médica Vanessa Matalobos, pediatra e dermatologista, CRM: 645540/RJ, em Cabo Frio no Rio de Janeiro.
Após escutarem de inúmeros médicos que Matheus “não tinha mais opções de tratamentos possíveis e que não havia jeito de melhorar o garoto”, a Dra. Vanessa surpreendeu ao afirmar que existia sim uma maneira de Matheus ter mais qualidade de vida, com um medicamento natural e com efeitos colaterais diminutos.
“O Mateus já não tinha mais opções com nenhuma das medicações convencionais, usava 30 mg de Aripiprazol e já não tinha mais efeito nenhum nele”, contou Ana Paula Lima, mãe do Matheus.
Na época desta primeira consulta a mãe do Matheus já não encontrava mais soluções. E a opção do óleo à base de Cannabis surgiu como uma possibilidade ainda desconhecida; e por que não tentar?
“É desesperador chegar a profissionais com 10, 12 anos de estudo e olhar para você como mãe e falar para que não tem o que fazer com seu filho, é muito desesperador. Quando chegamos na Dra. Vanessa e ela disse que era possível, foi emocionante. E nós acreditamos”.
Atualmente Ana não tem dúvidas de que valeu a pena e se comove ao comparar o antes e o depois do filho
“Eu já estava cogitando colocar capacete e já estava pesquisando até camisa de força para botar no meu filho. Isso é para você ver onde eu já estava, porque meu filho se machucava mesmo. Quando chegamos a Doutora Vanessa não conseguia nem encostar nele. Hoje ela chega e ele faz carinho, beija, e ela se emociona. Quem vê o antes e depois não tem como se emocionar”, conta Ana, mãe do Matheus, com quem conversamos em uma entrevista exclusiva que você pode ver abaixo:
Cannabis para tratar a alopecia
Mas além de transformar o comportamento do Matheus, o óleo à base de Cannabis foi responsável pelo retorno do crescimento dos cabelos do garoto. Embora o foco do tratamento era o TEA e a Síndrome de Down, a médica observou no retorno do Matheus que o cabelo do menino estava voltando a nascer.
“Identifiquei que havia folículo piloso e disse “vamos começar também uma medicação tópica à base de Cannabis”. A TegraPharma estava lançando um produto novo que era o pump à base de CDB. E quando tive câncer, comecei a fazer o tratamento para meu cabelo não cair por conta das quimioterapias e o meu cabelo não caiu porque eu usei o CBD.
No próprio centro onde fazia a quimioterapia ninguém entendia por que meu cabelo não estava caindo e eu falava que era por conta do CBD. Quando o cabelo do Matheus começou a nascer, eu tive certeza da minha narrativa de oito anos atrás. Então consegui o remédio para o Matheus e o cabelo começou a ter mais força. Em um dado momento a Ana não teve mais condição de arcar com os custos do óleo e mais do medicamento tópico. Parou de fazer o uso do medicamento tópico, mas mesmo assim ele continuou usando o CBD oral e o cabelo continua nascendo”, explica a médica Vanessa.
Neste sentido, cabe destacar que recentemente um estudo realizado nos EUA identificou que um tônico à base de Cannabis promoveu o crescimento do cabelo em voluntários com alopecia. O produto de uso tópico possuía uma combinação de alguns compostos presentes naturalmente na Cannabis como os canabinoides canabidiol (CBD), tetrahidrocanabivarina (THCV) e canabidivarina (CBDV), além de extrato de hortelã-pimenta. Leia a matéria completa aqui.
“Gratidão”
Por fim, Ana revela sua gratidão à Dra. Vanessa por abrir seus horizontes sobre o potencial terapêutico da Cannabis. “Vou agradecer sempre porque com o óleo de Cannabis ela deu para gente nosso filho de novo. Agora tenho uma qualidade de vida com meu filho que vou agradecer pelo resto da minha vida”.
O objetivo dessa matéria é que mais mães como a Ana possam ter informação sobre os benefícios, e a segurança do uso em crianças, dos produtos à base de Cannabis. Principalmente em condições onde os tratamentos tradicionais já não encontram resultados satisfatórios. Veja aqui a live com Dra. Vanessa Matalobos sobre uso da Cannabis na pediatria.
Agende sua consulta
Clique aqui para marcar uma consulta com um dos mais de 250 médicos e dentistas prescritores de Cannabis que você encontra no portal Cannabis & Saúde.