Morris Beegle conversou com exclusividade com o Portal Cannabis & Saúde sobre guitarras, personalizadas, 100% feitas com a fibra do cânhamo
Para quem acompanha a coluna ‘Cânhamo News’, não é surpresa que a Cannabis – e suas mais de 10 mil cepas – reúna uma infinidade de utilidades que vão muito além do uso medicinal da planta.
A beleza e força da madeira extraída do cânhamo – uma cepa da Cannabis sem psicoatividade e mais fibrosa – tem atraído a atenção dos amantes da música, por exemplo.
Silver Mountain Hemp
Em especial do empresário norte-americano, Morris Beegle, que conversou com exclusividade com o Portal Cannabis & Saúde. Dono da empresa Silver Mountain Hemp, Morris produz guitarras, exclusivas, feitas 100% de madeira de cânhamo (corpo do instrumento).
O presidente da família de marcas We Are For Better Alternatives (WAFBA), em português “Nós somos por alternativas melhores”, encontrou num único produto uma forma de unir duas grandes paixões: rock’n roll e o ativismo em prol da liberdade de uma planta medicinal.
Empresário faz uso medicinal da Cannabis
Beegle, que mora no Colorado (Estados Unidos), revela ser paciente da Cannabis e conta que graças ao tratamento com os canabinoides (moléculas medicinais da Cannabis) conseguiu se livrar dos opioides, indicados para dor.
Nos Estados Unidos, os opioides – prescritos por médicos e vendidos nas farmácias – mataram mais de 110 mil norte-americanos em 2022, de acordo com dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.
“Precisei fazer uma cirurgia quando competia Golfe. Depois sofri um acidente de carro. Os médicos prescreveram opiodes, mas entendi que esse era um mau caminho e fiz a transição para a Cannabis com muitos benefícios”.
Missão de levar a mensagem
Desde então, Morris Beegle assumiu o protagonismo e a missão de levar adiante a mensagem sobre o uso medicinal e industrial do cânhamo/Cannabis nos Estados Unidos.
Em 2012, ano em que o Colorado legalizou o uso recreativo da maconha, o empresário entrou de cabeça na indústria da Cannabis.
Eventos importantes no cenário internacional
Desde então, Morris Beegle promove eventos focados no cânhamo, como a NoCo Hemp Expo, a Southern Hemp Expo e o Winter Hemp Summit. Ainda fomenta ações de educação, informação e consultoria.
Além da possibilidade de trazer qualidade de vida para as pessoas, Beegle se encantou com as propriedades sustentáveis da Cannabis como alternativa ecologicamente correta aos insumos, hoje disponíveis, que comprometem o meio ambiente.
Fibra resistente e sustentável
“Com a fibra do cânhamo é possível desenvolver papel, blocos de tijolos – já utilizados na construção civil, roupas, acessórios e até plástico biodegradável. Tudo que é feito de plástico pode ser feito com cânhamo. Um material biodegradável que pode ajudar a reduzir a poluição no planeta”, afirma o empresário.
Motivado por essa pegada sustentável e as possibilidades econômicas que podem surgir através da exploração de toda a cadeia produtiva do cânhamo, Beegle fundou a WAFBA, assunto para uma outra reportagem.
Conte mais sobre a guitarra de hemp
O foco hoje é saber mais sobre as guitarras de cânhamo personalizadas. Esse produto único de design arrojado ainda é uma peça para colecionadores.
Apesar de a madeira do cânhamo ser tão resistente quanto o carvalho, é raro encontrar no mercado um instrumento feito com essa matéria-prima.
Ciente de que o cânhamo seria o material ideal para fabricar guitarras, Morris foi pesquisar se já havia algo semelhante no mercado e encontrou a Canadien Hemp Guitar.
“Foi a minha primeira guitarra de cânhamo. No primeiro momento, pedi para a empresa fazer alguns modelos para a minha marca, mas o corpo da guitarra era apenas 40% hemp, haviam outras misturas para compactar o material”, explica.
Corpo da guitarra é 100% hemp
Foi então que em 2018, Morris Beegle decidiu produzir suas próprias guitarras utilizando o máximo de cânhamo que poderia. “O corpo da guitarra da Silver Mountain Hemp Guitars é 100% hemp. Um material de alta qualidade, ideal para esse propósito”, detalha o empresário.
O hempwood (madeira de cânhamo), utilizado no corpo do instrumento, é produzido pela compressão de talos de cânhamo aliado a um aglutinante de soja.
Normalmente, as guitarras convencionais são feitas de mogno, amieiro, freixo ou bordo. Mas a madeira de cânhamo substitui qualquer uma delas com a mesma eficiência, garante Beegle.
Alto falantes e gabinetes de amplificadores são de cânhamo
Além das guitarras elétricas, a empresa também produz alto-falantes e gabinetes de amplificadores de cânhamo. “Com a pandemia tivemos que colocar o pé no freio. Estamos à espera de investimentos”.
Nos Estados Unidos, o cultivo do cânhamo, cepa da Cannabis com até 0,3% de Tetrahidrocanabinol (THC), é permitido nacionalmente desde 2018. Entretanto, o aproveitamento da biomassa gerada pelo cultivo medicinal não necessariamente é 100% aproveitado, e muitas vezes apodrece nos campos.
Ouça o som da guitarra de cânhamo
Como a população recebe produtos de cânhamo?
Quando pergunto como a população tem recebido produtos como a guitarra de cânhamo no mercado norte-americano, Beegle responde que ainda há um certo preconceito entre os mais conservadores que tendem a relacionar o hemp com o uso recreativo da maconha.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer. Precisamos, sobretudo, trabalhar a educação. Ainda há muitos políticos que querem negar as propriedades da planta. Há muitos interesses e lobby por trás da criminalização”, lamenta.
3.500 dólares
Por enquanto, a demanda por guitarras de cânhamo ainda é baixa e o preço, consequentemente, é alto. Uma guitarra Silver Mountain Hemp custa 3.500 dólares ou cerca de 17.500 reais.
“Seria mais fácil produzir 50 guitarras de uma vez, do que uma só por vez. Isso torna o processo caro e lento. Mas para isso, precisamos de investimento. A ideia é baratear o produto com escala de produção”.
Algum famoso já usa a guitarra de hemp?
Instrumentos construídos com madeira de cânhamo não são tão comuns no meio da música. Até hoje, nenhum artista famoso adotou uma guitarra de cânhamo na cena musical para divulgar a causa, diz Morris Beegle.
Perguntei a quem ele entregaria uma guitarra de cânhamo, se tivesse oportunidade. Morris não hesitou; “Tommy Iomi, guitarrista da banda Black Sabbath, ou para o Jimmy Page, caso tivesse uma turnê de retorno do Led Zeppelin”, concluiu o empresário.
Qual é a vantagem da madeira de cânhamo?
Primeiramente, o cultivo do cânhamo não exige pesticidas e grande volume de água, em comparação com demais culturas como a do algodão e eucalipto, por exemplo.
Outra vantagem, é que esse tipo de cultura leva, em média, de 4 a 6 meses, dependendo da cepa, para crescer e virar matéria-prima industrial.
20% mais resistente do que o carvalho
Enquanto outras árvores, que produzem madeira de lei, levam até duas décadas para virar insumo no mercado. Pesquisas ainda demonstram que a madeira de cânhamo é, em média, 20% mais resistente do que a extraída do carvalho.
Gera crédito de carbono
Para completar, o cultivo do cânhamo gera crédito de carbono porque absorve mais CO2 do que dispersa para o planeta. De acordo com o relatório da Hemp Connect, um acre de cânhamo pode absorver anualmente 10 toneladas de CO2 da atmosfera, e sequestrar 4,2 toneladas de carbono.
E por último, o plantio do hemp é ideal para a rotação de culturas. Agrônomos já descobriram que o cultivo de Cannabis absorve metais pesados, toxinas e ainda promove a oxigenação da terra. Esse tipo de cultura intercalada com outros plantios pode tornar o solo mais rico e fértil.
O uso medicinal da Cannabis já é legal no Brasil
O uso medicinal da Cannabis no Brasil já tem regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio das RDC 660 e RDC 327. No entanto, para isso, é preciso prescrição médica.
Por isso, na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico ou cirurgião-dentista que tem experiência na prescrição dos canabinoides. Mais de 30 patologias podem se beneficiar com as moléculas medicinais da planta.
Acesse já! São mais de 250 especialidades.
Nós podemos te ajudar!