Já pensou em contar com um superalimento através da semente de cânhamo no seu prato? No Uruguai, país pioneiro na legalização da Cannabis há dez anos e que avança lentamente em direção a uma regulamentação maior da planta, servir-se de cânhamo já é uma realidade. E a responsável disso é a empresa uruguaia Goland, que cultiva, produz e comercializa três produtos primários à base de cânhamo.
“Realizamos tudo: do campo às gôndolas de venda. Nosso insumo principal é a semente”, pontua Rodrigo Gómez, um dos fundadores da iniciativa que hoje vende em casas especializadas um azeite de semente de cânhamo, a proteína de cânhamo e a semente descascada, popularmente conhecida como Hemp Hearts.
Veja entrevista com Gómez em nosso YouTube:
“Go land” quer dizer ir à terra em uma tradução livre. E foi justamente com este propósito que Gómez e seu sócio Andrés Sosa começaram seus trabalhos em 2019. A expectativa é que ainda em 2023 a Goland comece a cultivar 100 hectares de cânhamo em três regiões diferentes do Uruguai: Paysandu, Rio Negro e Canelones.
Goland na Expo Cannabis Uruguay 2023
Os empreendedores estiveram presentes durante a ExpoCannabis Brasil em São Paulo. “Fomos com muita incertezas para esta feira, mas nos receberam muito bem. Estamos entusiasmados para enviar para o Brasil nossos produtos também. Pois houve muito interesse. Mas estamos estudando as possibilidades conforme as regulamentações dos países da região”, avalia Gómez. Atualmente os produtos de Goland só poderiam entrar no Brasil mediante importação através de uma prescrição médica ou odontológica, por meio da RDC 660 da Anvisa.
Porém, independente do mercado brasileiro, o foco da marca agora é alcançar mais pessoas em seu próprio país durante a ExpoCannabis Uruguay que acontece nos próximos dias 8, 9 e 10 de dezembro. Saiba tudo sobre a ExpoCannabis Uruguay aqui.
A importância de educar sobre o cânhamo
Outro ponto de destaque da Goland é o trabalho educacional que a marca realiza sobre o cânhamo. Ao apresentar seus produtos também revela o potencial do superalimento com grandes propriedades nutricionais. Igualmente, afirma a diversidade de receitas e usos em pratos doces e salgados.
O cânhamo, também conhecido como cânhamo industrial, é uma planta da família do cânhamo (Cannabaceae) que é cultivada por suas fibras, sementes e caules. As sementes de cânhamo são nutritivas e podem ser uma excelente fonte de nutrientes quando incluídas na dieta.
Sementes de Cânhamo
- Proteínas: As sementes de cânhamo são uma fonte completa de proteínas, o que significa que contêm todos os aminoácidos essenciais necessários para o corpo humano. Elas são uma ótima opção para vegetarianos e veganos.
- Ácidos Graxos Essenciais: O óleo de semente de cânhamo é rico em ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6, que são importantes para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.
- Fibras: As sementes de cânhamo são uma boa fonte de fibras, que são importantes para a saúde digestiva.
- Vitaminas e Minerais: Elas contêm vitaminas e minerais como vitamina E, magnésio, fósforo e potássio.
Alimentos sem THC
“Sempre explicamos que estes alimentos não tem THC. Menos de 10 ppm, 10 partes por milhão, esta é a regra do Uruguai e nós cumprimos com a regra. Com a variedade em que trabalhamos, não tem THC”, finaliza Gómez.
Marque sua consulta
Aqui no Brasil o uso medicinal da Cannabis é possível desde que com acompanhamento médico. Portanto, se você deseja incluir a planta no seu tratamento, o primeiro passo é acessar a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 médicos e dentistas que estão preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!