Descansar é imprescindível e faz parte de uma rotina saudável de autocuidado. Se você decidiu aproveitar o Carnaval como uma oportunidade para relaxar está tudo bem. Além disso, fugir do carnaval pode ser uma escolha válida para pessoas que não se sentem à vontade com as atividades típicas dessa época do ano.
E existem muitas razões pelas quais alguém pode optar por não participar das festividades, desde a preferência por atividades mais tranquilas até a necessidade de cuidar da saúde mental.
Saiba agora como a Cannabis atua para garantir um sono de qualidade e porque sua saúde mental deve ser a prioridade em todas as épocas do ano.
Os efeitos da Cannabis em pessoas com insônia
Recentemente os pesquisadores do instituto australiano Woolcock realizaram um estudo clínico com o objetivo de esclarecer como a Cannabis atua no cérebro de pessoas com insônia. Eles identificaram que uma dose única de um produto rico em CBD é capaz de impactar positivamente, na duração e qualidade do sono, sem prejudicar as funções cognitivas no dia seguinte.
Os pesquisadores utilizaram métodos complexos de eletroencefalografia para analisar como o cérebro dos participantes do estudo se comportou. Os principais resultados observados foram no tempo total de sono e o tempo acordado após o início do sono.
A Cannabis vem se apresentando como uma alternativa aos medicamentos convencionais para tratar distúrbios do sono, principalmente a insônia
Esses tipos de transtornos afetam milhões de pessoas em todo o mundo e podem ter uma repercussão considerável na qualidade de vida dessas pessoas.
Clique aqui, agende sua consulta com um médico prescritor e trate sua insônia com Cannabis
Portanto, se você decidiu não cair na folia e pretende dormir no feriado, veja dicas para garantir um sono de qualidade:
- Estabeleça uma rotina de sono consistente: Tente manter um horário regular para dormir e acordar, mesmo durante o Carnaval, para não bagunçar demais o seu relógio biológico.
- Crie um ambiente propício para o sono: Garanta que seu quarto esteja escuro, silencioso e a uma temperatura agradável para criar um ambiente propício ao descanso.
- Evite estimulantes antes de dormir: Evite cafeína, nicotina e outros estimulantes algumas horas antes de ir para a cama. Saiba como a Cannabis atua no tratamento de vícios.
- Desconecte-se de dispositivos eletrônicos: Desligue dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, pelo menos uma hora antes de dormir, pois a luz azul emitida por esses dispositivos pode interferir no sono.
- Pratique técnicas de relaxamento: Técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, podem ajudar a acalmar a mente e preparar o corpo para o sono.
Veja nossa live Cannabis no tratamento da insônia
Saúde mental e carnaval
Já a depressão é uma condição de saúde mental que pode ser agravada durante o carnaval, especialmente para aquelas pessoas que não se sentem à vontade com as atividades típicas dessa época do ano.
Para algumas pessoas, o carnaval pode ser um período de muita pressão social, com a expectativa de se divertir e aproveitar ao máximo, o que pode aumentar a sensação de inadequação, solidão e tristeza.
Além disso, o carnaval também pode aumentar o consumo de álcool e drogas, que são fatores de risco para a depressão e podem piorar os sintomas em pessoas que já sofrem da condição.
Por isso, é importante que as pessoas que sofrem de depressão ou outras condições de saúde mental sejam gentis consigo mesmas e não se sintam obrigadas a participar de atividades que não lhes agradam. É importante ter tempo para cuidar de si mesmo, buscar ajuda profissional quando necessário e procurar atividades alternativas que possam ser mais agradáveis e saudáveis, como fazer exercícios, meditar, ouvir música ou encontrar amigos em ambientes mais tranquilos. Ser a sua melhor amiga em todos os momentos é a melhor atitude para se ajudar.
Faça o teste de depressão do Cannabis & Sáude clicando aqui.
Cannabis no tratamento da depressão
Os produtos de Cannabis medicinal são cada vez mais usados para tratar condições como a depressão. Um estudo publicado na revista Frontiers in Psychiatry acrescentou algum peso à teoria de que a Cannabis pode ajudar a tratar a depressão, revelando que os usuários tendem a apresentar sintomas menos graves do que os não usuários.
Os autores do estudo dizem que um número crescente de pacientes está recorrendo aos fitocanabinoides por não responderem aos antidepressivos convencionais. Para determinar se há ou não benefício em fazer isso, os pesquisadores recrutaram 538 participantes que sofriam de depressão, ansiedade ou ambos.
Destes, 368 já estavam usando Cannabis medicinal para controlar seus sintomas, enquanto os 170 restantes consideravam fazê-lo, mas ainda não haviam começado o tratamento com produtos de Cannabis. Os participantes foram convidados a preencher uma pesquisa online que foi projetada para medir seus níveis de depressão e ansiedade, bem como sua qualidade de vida, níveis de dor crônica e problemas de sono.
Os resultados iniciais revelaram que os usuários de Cannabis medicinal experimentaram sintomas depressivos menos graves do que os não usuários. E ao mesmo tempo se beneficiaram de maior qualidade de vida, melhor sono e menos dor.
Insônia e depressão: saiba como a Cannabis pode te ajudar
Você sabia que insônia e depressão estão relacionadas? As duas condições se retroalimentam de maneira negativa e prejudicam a homeostase do corpo, ou seja, o equilíbrio interno. E a Cannabis atua como um grande modulador exatamente deste equilíbrio. Por isso, tratamentos com Cannabis ajudam muito pessoas que sofrem com insônia e depressão.
A explicação pode estar no sistema endocanabinoide, conhecido como SEC. Este sistema ativa receptores da serotonina e modula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a temperatura do corpo. Saiba mais sobre o SEC aqui.
Agende sua consulta
Para tratar condições de saúde com produtos à base de Cannabis é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos nossos mais de 300 médicos e dentistas. Você pode escolher por especialidade, preço ou alguns dos filtros que disponibilizamos para te ajudar na escolha. Acesse já e marque uma consulta.