A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) lançou, na segunda-feira (25/09), a Frente Parlamentar de Estudos Técnicos, Científicos e Associativos sobre Cannabis Medicinal. Em um evento no auditório Antonieta de Barros, dentro da Casa Legislativa, a proposta do deputado Sérgio Guimarães foi apresentada, junto com os demais políticos que integram o grupo, Padre Pedro Baldissera, Marcos Vieira, Paulinha e Marquito.
Além dos integrantes da Frente Parlamentar, também participaram da cerimônia de lançamento representantes do Ministério Público, associações, pacientes e profissionais da saúde, além dos deputados por São Paulo, Eduardo Suplicy e Caio França.
O objetivo da Frente é fortalecer os debates sobre Projetos de Lei que estão em tramitação na ALESC e que tratam da disponibilização de produtos com Cannabis na rede pública de saúde vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar da Cannabis em Santa Catarina
Sérgio Guimarães, coordenador da Frente Parlamentar da Cannabis em Santa Catarina, lembrou da importância de superar preconceitos e outras barreiras, para que cada vez mais pessoas tenham acesso aos tratamentos com a planta.
“Canabidiol é vida, é a diminuição do sofrimento de muitas pessoas. Está mais do que comprovado que o canabidiol para fins medicinais tem benefícios para a qualidade de vida de muitas pessoas. Não podemos deixar questões políticas e ideológicas interferirem nisso.”
Eduardo Suplicy, deputado que recentemente tornou público o seu diagnóstico de Parkinson e tratamento com Cannabis, comemorou a criação da Frente Parlamentar em Santa Catarina.
“O lançamento dessa Frente só vai aumentar ainda mais a campanha pelo direito dos brasileiros e brasileiras poderem usar a Cannabis medicinal para melhorar a sua qualidade de vida.”
Isadora, Leandro e a planta
Outro momento marcante do lançamento da Frente Parlamentar da Cannabis de Santa Catarina aconteceu entre um médico e uma paciente. Isadora, que está fazendo tratamento para um câncer no cérebro, entregou simbolicamente uma planta de Cannabis para o cirurgião oncológico Leandro Ramires. O ato emocionante simbolizaria o remédio que tem o potencial para fazer uma enorme diferença na vida dela e de outras pessoas.
Além disso, dr. Leandro Ramires deu uma palestra falando sobre as evidências científicas dos benefícios da Cannabis para diversas condições de saúde. Ele também trouxe o caso do próprio filho, Benício, que tem 15 anos e trata a síndrome de Dravet com auxílio dos canabinoides.
“Meu filho foi internado 14 vezes em UTI, passou por 48 internações, tomava 25 comprimidos por dia e, ainda assim, convulsionava 60 vezes por dia. Desde que ele passou a usar a Cannabis, isso não acontece mais. Por que só eu tenho esse direito? Por que não toda a sociedade? Esse é um direito pelo qual luto para todas as famílias brasileiras.”
A Cannabis no SUS
Santa Catarina é um dos vários estados do Brasil que tem ao menos um Projeto de Lei em tramitação que regulamentaria o fornecimento gratuito de produtos com Cannabis pelo SUS. Com mais de 30 anos de existência, nosso sistema público de saúde pode ser um dos primeiros do mundo a incluir a planta no repertório de terapias para seus usuários.
Acessando esse link, você pode ver quais estados já possuem leis ou estão debatendo-as em suas Assembleias estaduais.
No entanto, até o momento, somente o município de Búzios, no estado do Rio de Janeiro, começou efetivamente a distribuição. Muitas leis já foram aprovadas, mas ainda não se implementaram as políticas.
Portanto, se você quer iniciar agora um tratamento com a Cannabis, pode fazer isso de forma segura e dentro da legalidade. No entanto, precisará de uma prescrição médica para adquirir o medicamento à base da planta. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico prescritor experiente no uso de canabinoides. Lá, você encontra mais de 250 opções de profissionais que estão preparados para analisar o seu caso e recomendar o melhor produto, se necessário. Marque já uma consulta!