A Forest Medicine Brazil realiza no próximo dia 27, em Curitiba, a “Conferência Científica sobre medicina canabinoide”. O objetivo do evento é informar a sobre os avanços da ciência brasileira em relação à qualidade, segurança e eficácia dos produtos à base de Cannabis. A iniciativa tem como parceiro de realização o Rigor Científico.
Três cientistas mulheres irão palestrar na Conferência sobre medicina canabinoide
A conferência contará com três palestrantes que desenvolvem pesquisas no Brasil. Entre elas, Luciana Nolli, fundadora da ForestMed, instituto de pesquisa e desenvolvimento humano que utiliza substâncias químicas naturais baseadas em plantas psicoativas, a fim de produzir produtos e tecnologias clínicas para a promoção da saúde. A cientista está à frente da pesquisa do controle de qualidade e segurança dos canabinoides.
“Eventos científicos relacionados à medicina canabinoide proporcionam um espaço para a troca de conhecimento, apresentação de pesquisas e discussão de evidências científicas. Esses eventos reúnem pesquisadores, médicos, profissionais de saúde e autoridades para compartilhar informações atualizadas, esclarecer dúvidas e promover o avanço da terapia canabinoide. Esses eventos também contribuem para a disseminação de informações precisas e baseadas em evidências, auxiliando na conscientização e no desenvolvimento de políticas e regulamentações adequadas para o uso terapêutico de produtos à base de Cannabis no Brasil”, explicou Nolli.
E ao lado de Nolli estão as fundadoras do Rigor Científico, as cientistas Jaqueline Carneiro e Marissa Schamne. O Rigor Científico é uma plataforma de educação técnico-científica que pretende levar a ciência para todas as pessoas que se interessem e queiram utilizá-la no seu cotidiano como forma de cuidar da saúde.
Foco no sistema endocanabinoide
Entre os temas que serão tratados durante a Conferência sobre medicina canabinoide há um destaque para a importância do sistema endocanabinoide. “Vamos abordar principalmente a ação dos fitocanabinoides na epilepsia, na esclerose múltipla, dor crônica e doenças neurodegenerativas, que são algumas das doenças em que as evidências científicas são mais robustas. Vamos falar também sobre a relação da ativação do sistema endocanabinoide e toda a regulação do sistema nervoso central, e porque ele pode ser alvo de estratégias terapêuticas”, explica Schamne.
Ainda neste sentido, Carneiro pontua que não há como retroceder em relação à medicina canabinoide. “Cada dia mais e mais pesquisas são realizadas e novos dados são divulgados sobre o potencial terapêutico dos fitocanabinoides. Então, o conhecimento do sistema endocanabinoide, que faz parte da fisiologia do corpo humano, e possui um papel muito relevante na regulação de vários sistemas, deve ser estudado, compreendido como qualquer outro sistema no organismo humano, mesmo que o objetivo não seja apenas entender sobre Cannabis medicinal”, pontua.
Conferência sobre medicina canabinoide
- Primeira Palestrante: Dra. Jaqueline Carneiro, tema: Legislação – Botânica e Sistema Endocanbinoide
- Segunda Palestrante: Dra. Marissa Schamne – Tema: Modulação Sistema Endocanabinoide – Farmacologiados Canabinoide – Potenciais uso terâpeutico dos canabinoides
- Terceira Palestrante: Ma. e Doutoranda Luciana Nolli – Tema: Qualidade, Segurança e Eficácia de Produtos.
De acordo com O. Vladimir, CEO da ForestMed, é essencial evidenciar as pesquisas e estudos realizados por cientistas e instituições brasileiras que têm contribuído para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de terapias alternativas.
As inscrições para a Conferência sobre medicina canabinoide podem ser realizadas aqui.
Serviço:
- Conferência sobre medicina canabinoide
- Data: 27 de maio de 2023
- Local: Avenida Sete de Setembro, 4682, Auditório Principal, Cristo Rei, Curitiba