A Anvisa adiciona a Cannabis sativa à farmacopeia brasileira que será publicada no mês de dezembro. Se trata da atualização da Farmacopeia Brasileira que em sua 7ª edição adiciona flores de Cannabis sativa. A inclusão ocorre com a RDC 940, que entrará em vigor no próximo mês.
A regulamentação estabelece requisitos mínimos de qualidade e segurança para as inflorescências femininas secas, que servem como matéria-prima na produção de medicamentos à base da planta.
Elaborada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em colaboração com especialistas da ANVISA, a monografia, que está disponível aqui, tem como objetivo assegurar a qualidade dos produtos farmacêuticos originados da Cannabis.
O que é a Farmacopeia Brasileira?
A Farmacopeia Brasileira (FB) é o compêndio farmacêutico nacional que estabelece, por meio de textos farmacopeicos (capítulos, métodos e monografias), as exigências mínimas de qualidade, autenticidade e pureza de insumos farmacêuticos, medicamentos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Ou seja, é uma referência científica para a verificação da qualidade dos fármacos e matérias-primas e também para a sua fiscalização.
De qualquer forma, a incorporação das flores de Cannabis na farmacopeia não modifica as normas de cultivo nem a obrigatoriedade de supervisão médica ao utilizar produtos derivados da planta. Além disso, a importação de flores de Cannabis continua proibida no país.
Saiba aqui os mitos e verdades sobre o tratamento de Cannabis para a saúde com o médico Dr. Dr. Rodrigo M Pacheco.
Leia mais:
- STJ autoriza cultivo de Cannabis medicinal no Brasil
- Cannabis medicinal e a revolução do cuidado: humanização e qualidade de vida do paciente em foco na ExpoCannabis 2024
𝗜𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲: O acesso legal à Cannabis medicinal no Brasil é permito mediante indicação e prescrição de um profissional de saúde habilitado. Caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com canabinoides, consulte um profissional com experiência nessa abordagem terapêutica.
Visite nossa plataforma com mais de 300 profissionais prescritores de Cannabis medicinal e agende uma consulta.