Muito se fala sobre o CBD e o THC, e todos os benefícios que esses dois canabinoides trazem para o corpo humano, promovendo um equilíbrio, uma homeostase. Mas o que estamos vendo cada vez mais, são os estudos e as aplicações práticas também de outros cannabinóides dentro e fora do esporte. É claro que ainda temos um longo caminho pela frente, de muita pesquisa, validação científica e contribuições empíricas e teóricas dentro desse contexto científico; porém muitos avanços já vem acontecendo nesse sentido; e fico feliz em poder compartilhar isso com vocês na coluna desse mês.
Vamos começar pelo CBG?
Referido frequentemente como a “mãe de todos os canabinóides”, pois os compostos “mais populares” (THC e CBD), são originários do Canabigerol, o CBG é conhecido por ser um poderoso anti-inflamatório e até atua como estimulante da fome, perfeito para quem sofre de distúrbios alimentares ou outros problemas relacionados à alimentação.
O Canabigerol ou CBG é encontrado em níveis abaixo de 1% nas plantas da cannabis, ou seja, em concentrações muito baixas. Isso acontece, pois o CBGA é transformado em THCA e CBDA e, estes, ao entrarem em contato com o calor e a luz ultravioleta, se transformam em THC e CBD.
No final desse processo, a planta fica com um restante de CBGA, que pode ser descarboxilado em CBG. Existem até algumas evidências disponíveis para mostrar que ele pode ajudar a manter a integridade óssea e tecidual ao longo do corpo. Parecido com o CBD, pelo caráter não psicoativo, pode ser adicionado à rotina diária, sem se preocupar com o excesso de medicação devido à adição de um novo composto ao corpo, caso o médico veja coerente essa abordagem.
O Canabigerol é na verdade um antagonista do receptor CB1, o que significa que o CBG realmente ajudará a limitar os efeitos ativos que um paciente sente pelo THC que pode vir a consumir. Dentro do esporte, o CBG tem sido muito usado no pós-treino, em especial pelas propriedades anti-inflamatórias. Existem alguns relatos de uso de CBG como pré-treino também, onde usuários compartilham sobre um aumento do foco durante a pratica de exercício físico e uma tolerância maior a dor.
E o CBN?
O CBN, ou Canabinol, é um composto não intoxicante presente nas plantas da Cannabis. O tetrahidrocanabinol (THC) é convertido em CBN ao longo do tempo devido ao armazenamento deficiente ou simplesmente à idade. Os benefícios potenciais listados do CBN incluem propriedades antibacterianas, neuroprotetoras, anti-inflamatórias e até estimulantes do apetite. Embora o sono não esteja listado aqui, o composto vem sendo amplamente utilizado
em produtos voltados para o controle da insônia. Acredita-se que as cepas ricas em CBN também são naturalmente ricas em terpenos sedativos de cannabis. Esta combinação de THC, CBN e terpenos sedativos naturais cria um efeito entourage, deixando o usuário sonolento e pronto para uma noite de descanso.
Dessa forma, e em especial dentro do esporte, o uso do CBN para melhorar a qualidade do sono permite que atletas e praticantes de atividade física consigam aumentar seu ciclo de sono REM. O sono REM é de extrema importância para a saúde, pois essa fase é caracterizada por uma intensa atividade cerebral. É quando produzimos diversos hormônios fundamentais para o nosso organismo e retemos novos aprendizados em nossa memória, por exemplo.
Por isso, é essencial que o sono não seja interrompido até chegar nessa fase, e o CBN ajuda a maximizar esse estado. No meu caso, tenho uma média de 1h de sono REM por noite ao fazer uso desse cannabinoide, mas já vi relatos de pessoas próximas a mim com mais de 2hs de REM!
Acredito que um protocolo desenhado de forma customizada por um médico qualificado irá aumentar as chances de que um atleta (ou praticante de atividade física) melhore de forma indireta seus resultados durante os treinos. Claro que, como sempre gosto de falar, isso precisa ainda de mais estudos clínicos e de pesquisadores que contribuam com artigos científicos; porém de forma empírica posso dizer que comigo tem funcionado muito bem. E com muitas pessoas próximas a mim também. Fora os muitos depoimentos que recebo via Atleta Cannabis
de pacientes que começaram o tratamento e também relatam essas melhoras.
Termino ressaltando que esses são alguns compostos da cannabis, e que dos 400 compostos químicos que existem na planta, temos 60 que se classificam como cannabinóides. Ou seja, quanto mais pesquisas científicas conseguirmos trazer a tona, mais iremos conseguir abordar esse assunto de forma objetiva, e entendendo melhor os compostos, poder traçar estratégias voltadas a cuidar cada vez mais de pacientes, atletas e indivíduos que querem apenas viver melhor!
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas especializados, que produzem um conteúdo sério e com rigor científico em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações apresentadas nelas são responsabilidade dos próprios colunistas. Da mesma forma, a propriedade intelectual dos textos é de seus autores.
Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 250 profissionais de saúde prescritores (inclusive, atendendo a Planos de Saúde), de diversas especialidades, todos com experiência no uso de Cannabis para fins terapêuticos. Acesse agora, encontre o profissional que melhor atenda suas necessidades e agende sua consulta!