“O sistema endocanabinoide é revolucionário. E temos que falar sobre ele”. Foi com esta afirmação que a psiquiatra Dra. Cíntia Braga (CRM: 65.260/MG) deu o start em sua fala, como nossa convidada da live “Cannabis no tratamento da depressão”.
Para ela, é imprescindível que as pessoas entendam a existência desse sistema, que está presente na maioria das nossas células, em proporções diferentes nos seus componentes, e é capaz de trazer equilíbrio para o corpo.
“Quando alguma coisa não vai bem no corpo, o sistema endocanabinoide consegue ajeitar, mas chega um ponto em que ele não consegue fazer esta autorregulação. Então, desse modo, a gente pode usar os fitocanabinoides para ajudar o sistema endocanabinoide a regular as coisas que estão fora do lugar na depressão. Por exemplo, a serotonina”, explicou.
Além disso, a médica especialista em saúde mental avaliou que os óleos full spectrum apresentam excelentes resultados em pessoas que enfrentam a depressão. Sua principal característica é que, diferentemente do óleo de CBD puro, nele, são encontrados outros canabinoides e substâncias promissoras.
Depressão nem sempre é igual: mas o que é esta condição?
“A depressão é um conjunto de sintomas que afetam o humor, principalmente, a energia das pessoas. É como se a pessoa colocasse uma lente cinza, a pessoa se sente apática, na maioria das vezes, a pessoa sente uma diminuição da energia”, indicou Dr. Cintia.
A qualidade de vida que a Cannabis pode proporcionar
Segundo a profissional, um dos grandes destaques dos tratamentos com canabinoides é o impacto da Cannabis na qualidade de vida dos pacientes.
“O tratamento em saúde mental geralmente leva a pessoa a fazer uso de uma polifarmácia, muitos remédios. Por exemplo, um para dormir, para acordar e outro para comer, e isso diminui muito a qualidade de vida. Então, conseguimos diminuir a necessidade do uso de várias medicações. A Cannabis traz esta sensação de bem-estar, melhora esta predisposição a sentir-se bem, a conseguir aquietar os pensamentos. E isto traz muita qualidade de vida. A pessoa consegue desenvolver suas atividades de uma maneira melhor, de uma maneira mais saudável, sem precisar recorrer a medicações de resgate, medicação para parar de ficar ansioso, medicação para dormir. Então, esta redução na necessidade da quantidade de medicamentos que a pessoa toma já é um ganho muito grande”.
Evidências científicas dos tratamentos com fitocanabinoides para a depressão
“Estudos mostram que pessoas com depressão grave, por exemplo, têm níveis menores de anandamida circulando no líquor, um líquido que circula no nosso sistema nervoso central. E a anandamida é um dos nossos endocanabinoides principais, ao lado do 2-AG. Então, foram encontrado níveis anormalmente baixos no líquor de pacientes com depressão grave. Isto mostra que o sistema endocanbinoide não está sendo suficiente. E também vemos vários estudos sobre a ação antidepressiva do CBD. Eles apontam que o sistema endocanabinoide tem ação central no desenvolvimento de depressão. Temos que avançar nas pesquisas. Pois é um potencial terapêutico muito grande que podemos estimular com os fitocanabinoides e já há estudos que mostram resultados positivos”, defendeu, quando um participante perguntou sobre as evidências científicas dos tratamentos para a depressão.
Veja a live na íntegra em nosso Youtube:
Ansiedade e depressão
“Para tratar ansiedade, temos estudos ainda mais robustos sobre tratamentos com Cannabis. A ansiedade é prima-irmã da depressão. Mexemos muito nas mesmas substâncias, como a serotonina. Elas estão ligadas. A ansiedade é um fator de piora importante na qualidade de vida. O tratamento da ansiedade com Cannabis é bem efetivo”.
A importância de hábitos saudáveis na vida
“Temos que estar alinhados a hábitos saudáveis de vida para ter qualidade de vida também. Não adianta comer mal, não fazer atividade física, nem se hidratar e querer que a vida mude. Temos que buscar ações saudáveis. Sabe quando estamos cheios de endorfina no pós-treino? Nos sentimos muito bem? É o sistema endocanabinoide regulando tudo, é anandamida fazendo o trabalho dela. O corpo humano não é feito para ficar parado. A vida sedentária faz com que tudo fique mais lento. As atividades físicas estimulam a sensação de bem-estar. O sistema endocanabinoide age muito melhor quando a gente faz atividade física, pelo estímulo das moléculas endocanabinoides, a anadamida e o 2-AG”, finalizou.
Quer iniciar um tratamento com Cannabis?
Nós conectamos você com mais de 250 médicos e dentistas que prescrevem Cannabis e estão disponíveis para consultas, através da plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde.
Acesse agora, escolha a especialidade que melhor atende a sua condição, e agende sua consulta!