O premiado filme The Doctor, sobre a vida do pioneiro médico e ativista da Cannabis Franjo Grotenhermen, vai fazer sua estreia nos cinemas no dia 3 de junho, em uma sessão com a presença do próprio, em Amsterdã. Até agora, o documentário já soma 14 indicações e prêmios em festivais pelo mundo todo antes de ir para as salas de exibição.
Veja o trailer do filme
Conheça o diretor do filme, Edu Hernandez
Em entrevista exclusiva para o Cannabis & Saúde, o diretor do filme, o espanhol Edu Hernandez, contou que está adorando a recepção da crítica e que a ideia era falar para um público diferente. Edu conversou conosco em português, ele aprendeu o idioma porque fora casado com uma brasileira.
“Eu estou muito feliz pelo Franjo, porque a ideia do filme era contar a história dele para uma audiência que não é a audiência acadêmica, a audiência que sempre está nas conferências. Não, eu queria contar a história dele para um público normal, um público com gente que não sabe, não sabia que a Cannabis medicinal está aí. Tem muita coisa para fazer ainda, mas está ajudando muitas pessoas a levar uma vida digna e encontrar um alívio para dores, ou transtorno, muita coisa. Os prêmios sempre são bem-vindos, eu agradeço, eu gosto, como todo mundo que se dedica à arte, do reconhecimento. Mas estou muito mais feliz porque a história do Franjo agora é um pouco mais conhecida para o público, a mensagem dele também está chegando às pessoas. Então, esse era o objetivo e acho que a gente conseguiu. Está ótimo, estou muito feliz, ele também está feliz e MyCB1 que é a realizadora, Ernesto Dilinger (o produtor executivo) está muito feliz, estamos muito contentes com o resultado e pensando em fazer mais coisas agora.”
As gravações do filme foram feitas em 2019, durante a 10ª Conferência de Canabinoides na Medicina, em Berlim, da IACM. Lá, o diretor registrou parte do dia a dia do médico e também entrevistou outras pessoas ligadas à Cannabis medicinal da Europa, como Raphael Mechoulam, Mark Ware, Manuel Guzman e Carola Perez.
Inicialmente, a ideia dos produtores era fazer um curta-metragem sobre o evento, mas o diretor insistiu para que pudessem aumentar a duração. Por fim, foram 53 minutos contando um recorte da vida do reconhecido médico e ativista alemão. Já durante as gravações, o documentarista Edu se surpreendeu com a dedicação do protagonista, Franjo Grotenhermen.
“Ele trabalha todo dia, 11 a 12 horas diárias. E só está para atender os pacientes dele. Essa é a vida dele. Eu fiquei mais impressionado ainda porque ele tem essa lealdade aos seus princípios, que os pacientes têm prioridade sempre. Lógico, porque eles estão com uma doença que não podia encontrar alívio na medicina tradicional. As pessoas que vão lá estão com dor crônica, muitas diferentes enfermidades, não sei exatamente qual era, mas pessoas que estavam procurando ele porque não tinham encontrado nada na medicina e suas vidas estavam indo cada vez pior.”
Franjo Grotenhermen e a informação sobre a Cannabis
Sobretudo, é muito importante o papel das artes para diminuir preconceitos e propor a reflexão na sociedade, histórias inspiradoras como a do Dr. Grotenhermen ajudam a informar a população sobre os benefícios da Cannabis. Como afirmou o documentarista Edu Hernandez, a Cannabis pode mudar muitas vidas e isso precisa chegar à população.
“As pessoas têm que se informar sobre o que é Cannabis medicinal, os médicos têm que se informar. Tem que se criar um fórum e um espaço para informar as pessoas, os meios de comunicação também. E uma verdade para todo mundo, sobretudo para essas pessoas que estão sofrendo e que não estão encontrando alívio na medicina tradicional, ou a medicina standard, que têm direitos como todo mundo a ter uma vida digna. E a Cannabis medicinal, que está provado, tem muitos estudos científicos, tem muitos pesquisadores trabalhando. Em algumas enfermidades, pode ajudar as melhorar sua vida. Não tem como mais proibir ou criminalizar.”
A sessão de estreia do filme The Doctor, com a presença do Dr. Franjo, vai acontecer no dia 3 de junho, às 19h30 do horário local, no cinema Lab 111 que fica na Arie Biemondstraat 111, em Amsterdã, nos Países Baixos. Você pode comprar ingressos para a sessão de estreia nesse link.
Confira os prêmios e indicações que o documentário The Doctor recebeu:
- Robinson Film Awards
- Mannheim Arts and Film Festival
- Pure Magic International Film Festival
- High Tatras Film and Video Festival
- Indo French FIlm Festival
- Brussels Capital Film Festival
- Brno Film Festival
- Heart of Europe International Film Festival
- Liff-Sweden Lulea International Film Festival
- Austin Lift-Off Film Festival
- Amsterdam International Film Festival
- Tokyo Film Awards
- Budapest Film Festival
- Boden International Film Festival
Você pode se consultar com um médico prescritor de Cannabis sem sair de casa, na nossa plataforma de agendamentos você tem a opção de profissionais que atendem por telemedicina.