Luiz Felipe Santana era designer gráfico, mas a retinopatia diabética tirou sua visão e o transformou no massoterapeuta conhecido como Felipe Ceguinho. Vivendo com a diabetes tipo 1 desde os 7 anos de idade, atualmente ele se trata com Cannabis para poder tratar outras pessoas usando as mãos.
A diabetes tipo 1, também chamada de diabetes mellitus, é uma doença autoimune que faz as defesas do corpo atacarem o próprio pâncreas e afetar a produção de insulina. Isso desencadeia uma série de complicações no organismo que podem levar à perda da visão, como foi o caso do Felipe.
Usando a Cannabis para a diabetes e mais
Já falamos dos benefícios da Cannabis no tratamento da diabetes em uma das nossas lives, estudos identificaram que o THC combate a resposta autoimune do diabetes tipo 1, permitindo que o paciente precise de menos insulina.
Felipe incluiu a Cannabis no tratamento do seu caso de diabetes há pouco tempo e isso já demonstrou resultados no cotidiano dele:
“Em dezembro vai completar um ano que eu comecei, de fato, um acompanhamento clínico, um acompanhamento médico. Só nesse período, eu já diminuí a dosagem da minha insulina em quatro unidades. Porque a gente já não está precisando de tanto esforço para transportar esse açúcar para as células e o corpo funcionar de uma maneira mais adequada e equilibrada.”
Porém, foi para cuidar da saúde mental, e não a diabetes, que Felipe buscou acompanhamento médico para usar a Cannabis. A ansiedade, estresse e a depressão foram as principais motivações, porém os benefícios foram mais amplos.
“Comecei o tratamento por conta de ansiedade, estresse e depressão. Aí, consequentemente, aliviaram em 99% as dores da neuropatia diabética, que são inflamações nas articulações. A gente ainda está naquela fase de adaptações. Então, exames periódicos e reajustes de dosagens, mas ao longo desse período de quase um ano o que eu posso relatar como um paciente de melhora na minha vida? Só de poder levantar da cama hoje com disposição de seguir em frente já é um grande passo, né?”
De paciente a CEO
Apesar de ter adotado o nome Felipe Ceguinho, ele rejeita o rótulo de coitado. Depois de se formar massoterapeuta, fundou uma empresa que oferece massagens feitas exclusivamente por terapeutas cegos, a Blind Beez.
Tudo começou assim que ele perdeu a visão, quando Felipe frequentava a Fundação Dorina Nowill para cegos. Lá, passou pelo processo de reabilitação e viu na massoterapia uma oportunidade de recomeçar a vida.
“Quando eu fiz o primeiro teste, que eu coloquei a mão em uma pessoa e comecei a apertar… A gente faz aquela massagem caseira, aquela coisa com a mãe, com a avó. Mas, naquele momento, quando eu coloquei a mão nessa pessoa e comecei a fazer o teste, eu me apaixonei. Eu, de verdade, enxerguei uma oportunidade. Eu consigo ainda fazer diferença com as minhas mãos, eu consigo ainda trabalhar de alguma maneira tentando expressar aquela arte, aquele cuidado.”
Felipe trabalhava como designer gráfico e a perda da visão o obrigou a buscar outras alternativas, já que ele não tinha a intenção de se aposentar. Esse passado na comunicação visual deu inspiração para que ele criasse uma identidade para a sua empresa, a Blind Beez, que trouxesse uma mensagem positiva em relação à deficiência visual.
A empresa Blind Beez presta seus serviços em vários tipos de eventos, como shows de música e festivais culturais. Todos os massoterapeutas têm alguma deficiência visual, mas querem ser reconhecidos pelo seu trabalho de excelência.
“Todos os terapeutas com as suas limitações, mesmo com as suas dificuldades, estão ali pelas suas competências profissionais, como seres humanos, pela sua capacidade de terem estudado. Estar levando um cuidado para aquele que se dispõe e confia no cuidado das nossas abelhinhas. Então, a gente não é apenas uma empresa de massagem, mas sim uma empresa de experiências da gente.”
Conheça o trabalho do Felipe
Com a ajuda da Cannabis, mas também com muita dedicação e força de vontade, Felipe Ceguinho se reabilitou e utiliza o ofício que aprendeu para ajudar outras pessoas. Você pode contratar a colmeia da Blind Beez pelo Instagram ou pelo e-mail beezblind@gmail.com.
Os pacientes com diabetes, como o Felipe, têm muito a se beneficiar do uso medicinal da Cannabis, assim como diversas outras patologias. Você também pode começar um tratamento com a Cannabis de forma segura e rápida. Basta marcar uma consulta com um médico prescritor na nossa plataforma de agendamentos e seguir as orientações.