Na cidade da Basileia, na Suíça, vai acontecer a primeira experiência na Europa com a venda legalizada de Cannabis, com o mesmo preço do mercado ilegal. O programa Weed Care começa no dia 15 de setembro e vai ter a duração de dois anos e meio, terminando em março de 2025. Nesse período, 370 participantes selecionados para o projeto vão poder escolher entre 4 variedades de flores e 2 de concentrados em estabelecimentos credenciados.
O projeto, que faz parte de um estudo da Universidade da Basileia, vai analisar na Suíça os impactos da regulamentação da Cannabis para fins não-medicinais na saúde dos habitantes e também no combate ao mercado ilegal. O Ministério da Saúde local deu o aval para que o projeto fosse realizado na cidade da Basileia, que é a terceira mais populosa do país. No entanto, outras também pretendem aderir ao experimento, como Genebra e Zurique.
As informações obtidas com o estudo vão fornecer base para as discussões sobre uma legislação de Cannabis na Suíça. Além disso, ao longo da experiência, os voluntários terão sua saúde física e mental monitoradas pelos cientistas.
Disponibilidade de flores e concentrados
Toda a Cannabis do estudo será produzida pela empresa suíça Pure Cannabis, que segue todas as exigências feita pelo Departamento Federal de Saúde Pública do país para que não tenha pesticidas, contaminantes ou canabinoides sintéticos. Os produtos são testados e têm a declaração de conteúdo na embalagem. Os itens disponíveis para os voluntários serão:
- Flor Mako Haze #3 – 17% de THC e menos de 1% de CBD, custará 11 francos suíços por grama;
- Flor Durban Bourbon – 10% de THC e menos de 1% de CBD, custará 10 francos suíços por grama;
- Flor Pintura – 6% de THC e 12% de CBD, custará 8 francos suíços por grama;
- Flor Pineapple Train – 5% de THC e 5% de CBD, custará 8 francos suíços por grama;
- Concentrado Diesel Pollen – 20% de THC e 5% de CBD, custará 12 francos suíços por grama e
- Concentrado Strawberry Resin – 13% de THC e 13% de CBD, custará 11 francos suíços por grama.
Limite de Cannabis por compra
Inicialmente, o máximo que uma pessoa vai poder comprar será 10 gramas de cada produto por ida à loja, o máximo permitido por lei no país. Por mês, cada participante vai poder adquirir um máximo de 10g de THC, ou seja, dependendo do teor do canabinoide e da opção escolhida. Por exemplo, será permitido até 50 gramas de Cannabis com 20% de teor de THC. Além disso, os preços poderão ser ajustados no decorrer do estudo para que permaneçam no mesmo patamar que os praticados pelo mercado ilícito.
O uso medicinal da Cannabis é permitido no país desde agosto de 2022, agora a Suíça começa a se preparar para um mercado mais amplo para os derivados da planta. Outros países da região também começaram a debater o tema, como a Alemanha, e outros já avançaram no tema, caso de Malta, que permite o acesso por clubes e associações.
Não espere para iniciar um tratamento com Cannabis, aqui na plataforma de agendamentos do portal Cannabis & Saúde você encontra médicos de várias especialidades que são capacitados para te orientar num tratamento com essa planta de tanto potencial.