“Sair do armário verde é preciso”. A frase que ficou famosa durante a Marcha da maconha na Chapada dos Veadeiros diz muito sobre o que foi o ano da maconha em 2022 no Brasil: muita gente assumindo e revelando o consumo da planta para diferentes fins.
Além disso, teve também muitos artistas que demonstraram apoio à Cannabis. Como por exemplo a Anitta que pediu por uma regulamentação. A cantora citou outros países que geram impostos e rendas pela venda de produtos à base de Cannabis.
Veja alguns dos famosos que assumiram que usam Cannabis neste 2022:
Arlindo Cruz
No inicio de novembro, a família do sambista de 64 anos compartilhou no Instagram do artista um vídeo revelando o impacto positivo do tratamento com óleo de Cannabis:
“Esse é o resultado do novo tratamento do Arlindão. Tratamento à base de óleo de cannabis que já vem mostrando resultados significativos em aspectos físicos e cognitivos. Esse é só o início, poeta. Estamos muito esperançosos”, escreveu a equipe do cantor que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2017.
Recentemente divulgamos um estudo que por meio de experimentos em ratos, notou-se que o CBD, o THC e outros canabinoides ajudaram na recuperação do AVC. Há uma possibilidade real de relação desses efeitos benéficos com o sistema endocanabinoide, em especial o receptor CB1, localizado no cérebro.
O papel do receptor CB2 também se mostrou de grande importância, visto que ele aparentou ser favorável à regulação da resposta inflamatória. Dessa forma, a área afetada pelo derrame pode apresentar redução.
Com a ativação dos receptores CB e 5HT1A (que se une aos neurotransmissores de serotonina), a ação dos canabinoides tem o potencial também de proteger as células nervosas dos danos decorrentes do AVC.
Dado Dolabella
“Entrei nessa luta”, disse o ator em entrevista exclusiva para Cannabis & Saúde este ano. Dado revelou como a planta foi e é importante para ele e sua família.
Ele usa o CBD para controlar a ansiedade e o filho dele, que está no espectro do autismo, utiliza para conter as convulsões e crises que tinha quando pequeno.
O apoio de Julia Almeida à Cannabis
“Nunca fiz tratamento com Cannabis Medicinal mas sou a favor, sim, claro. Tenho pesquisado muito sobre o assunto e estou avaliando com os médicos que me acompanham”, disse Julia para o Cannabis & Saúde em março de 2022.
O apoio de Julia que é embaixadora da Associação Brasileira de Epilepsia é imprescindível. Já que no Brasil cerca de 2% da população tem algum tipo de epilepsia, o que equivale a quase 4 milhões de pessoas atingidas. A artista foi pioneira em falar de epilepsia publicamente em 2018.
Maguila
Uma lenda do boxe brasileiro luta contra uma doença progressiva cerebral, a Encefalopatia Traumática Crônica, e usa a Cannabis como aliada.
Pedro Scooby
Surfista brasileiro falou durante sua participação no Big Brother Brasil que utiliza óleo de Cannabis para ter mais qualidade no sono.
Claudinha Rodrigues
Atriz revelou em um programa de televisão que usa Cannabis diariamente no tratamento da esclerose múltipla.
Uso sob prescrição médica e a crescente da Cannabis no Brasil
Ao assumir o uso e compartilhar as experiências positivas com a planta, artistas do Brasil usam o papel público que ocupam para acelerar a mudança de paradigma da sociedade em relação à maconha. Se antes vilã, cheia de tabus e preconceitos, hoje pode ser reconhecida como uma planta com potencial terapêutico relevante, capaz de trazer bem-estar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.