Segundo dados divulgados pelo DANE (Departamento Administrativo Nacional de Estatística, o IBGE da Colômbia) e pelo ProColombia, órgão responsável por promover comércio exterior e turismo do país, houve um aumento de quase 100% nas exportações de produtos com Cannabis para outros países.
No total, o país sul-americano exportou 8,4 milhões de dólares em 2022, um aumento de 96% se comparado ao mesmo período de 2021. Segundo o DANE, os produtos mais negociados foram extratos, medicamentos e sementes.
Brasil é destino das exportações colombianas
No comunicado da ProColombia, a presidente da instituição, Carmen Caballero, lembrou que a maior parte dessas exportações teve como destino países latino-americanos e está impactando positivamente o mercado de trabalho local:
“58% dessas exportações foram destinadas à América Latina e Caribe. É um setor que apresenta grande potencial de geração de empregos de qualidade, principalmente para mulheres, em diferentes regiões do país. Da mesma forma, os produtos de valor agregado da Cannabis se destacaram por sua qualidade e inovação.”
O Brasil só ficou atrás da Argentina no volume de importações de produtos de Cannabis da Colômbia. O ranking, segundo o ProColombia, tem Argentina com 40% das exportações, Brasil 14%, Austrália 12%, Suíça 7%, EUA 6% e Alemanha 5,5%.
Regulamentação da Cannabis na Colômbia é uma das mais completas
Na Colômbia, desde 2016 existe uma legislação para pesquisa, desenvolvimento e cultivo de Cannabis para fins medicinais e industriais que beneficiou as exportações. Esse é um dos marcos regulatórios mais abrangentes do mundo e inclui várias etapas do processo.
Ao mesmo tempo, a posição geográfica favorável do país, próximo à linha do Equador, garante 4 colheitas por ano. Por lá, são 12 horas diárias de luz solar durante todo o ano e isso também contribui para que o cultivo seja mais barato do que países que necessitam de iluminação artificial.
E você? Acredita que o Brasil pode seguir o exemplo da Colômbia e se tornar um país exportador de produtos com Cannabis? O clima favorável nós já temos.
Além disso, a regulamentação já facilita os tratamentos com Cannabis. Se você quer começar um tratamento, basta marcar uma consulta na nossa plataforma de agendamentos e seguir as orientações de um dos nossos mais de 200 médicos prescritores.