Você sabia que a qualidade do sono pode interferir diretamente na sua performance esportiva? E que sendo assim, produtos à base de Cannabis podem melhorar a qualidade do sono e consequentemente também trazer benefícios na performance esportiva?
Com estes parâmetros em mente, o médico Otorrinolaringologista Dr. Roberto Beck em parceria com o atleta Fernando Paternostro, Peu Guimarães e o Lucas Niccioli, criou uma planilha com dados específicos para serem respondidos pelos atletas participantes.
“Estamos neste experimento avaliando em uma planilha o sono e também a percepção dentro do treino: como estou performando e me sentindo. Então o Dr. Beck criou uma escala e viemos preenchendo há algum tempo. Por enquanto somos três atletas que participam: eu, o Peu e o Lucas. O objetivo é entregar base para que o Dr. Beck possa escrever um artigo sobre se foi ou não identificado que a Cannabis melhora a performance dos atletas de forma direta, não só indireta”, explicou Paternostro, atleta e também colunista do Cannabis & Saúde.
O impacto da Cannabis na qualidade do sono e consequentemente na prática esportiva: entenda o experimento
Já sabemos que a qualidade do sono desempenha um papel crucial no desempenho atlético e na recuperação dos atletas. É por isso que atletas de alto rendimento, e também praticantes regulares de atividade física, podem ter necessidades específicas relacionadas ao sono. É neste sentido que a Cannabis atua trazendo benefícios aos atletas.
Segundo Paternostro, um grande problema dos atletas está justamente ligado à qualidade do sono.
“Como o treino é muito pesado, os atletas não tem problema em dormir. Porém, a qualidade do sono fica comprometida. E aí tem o sono REM que é o sono onde acontece a recuperação muscular e é exatamente neste sono que Cannabis atua. E consegue aumentar. Por exemplo, eu tinha uma média de 20 a 30 minutos por noite de sono REM. Agora eu tenho de 1h30 a duas horas por noite”.
O sono REM e a recuperação muscular
O sono REM, conhecido como Rapid Eye Movement, desempenha um papel importante na recuperação muscular. Além disso, é durante o sono REM quando ocorrem processos essenciais para a consolidação da memória e o processamento emocional.
E a qualidade do sono REM também é relevante para atletas, pois está associada à função cognitiva e ao processamento emocional, o que pode impactar indiretamente o desempenho atlético. O sono REM é conhecido por influenciar a aprendizagem, a criatividade e a tomada de decisões, aspectos importantes para atletas que buscam aprimorar suas habilidades e desempenho.
“Durante o sono REM também aacontece a recuperação muscular. É quando você consegue ter a reparação das fibras que foram rompidas durante o exercício físico. E esta reparação é o que causa o ganho muscular. Então, se você não tem esse sono, você pode treinar e pode fazer o que você quiser que acaba não sendo tão efetivo a performance esportiva. Esta é a nossa aposta do estudo”, pontua o atleta.
Recentemente realizamos com o Dr. Roberto Beck a live “Cannabis no tratamento da insônia”, clique aqui e assista
Ainda sobre os canabinoides utilizados durante o experimento, Paternostro explica que o seu protocolo de uso é bem específico. Segundo o atleta, ele utiliza todos os canabinoides possíveis.
“Uso o CBG para o foco. Atualmente eu uso THC para melhorar a clareza mental e o desgaste neuromotor, uso o CBN para dormir, o CBD full spectrum pós-treino para fazer a recuperação muscular. Faço uso de produtos tópicos também. Mas o protocolo do Atleta Cannabis é justamente fazer uma combinação de canabinoides e incluir essa combinação dentro da Planilha de Treino. Então não é uma coisa muito padrão de tomar sempre o mesmo produto independente do ciclo. Faça um ciclo de canabinoides por ciclo de preparação para as provas”, finalizou.
Como iniciar um tratamento com Cannabis?
Para começar a utilizar Cannabis medicinal para diferentes tratamentos, você deve buscar um médico prescritor. Trata-se de profissionais que definem protocolos de tratamento utilizando os canabinoides de acordo com o quadro que você tenha.
Essa avaliação é fundamental, principalmente, porque pacientes com o mesmo problema podem ter demandas diferentes. É preciso considerar os tratamentos realizados com medicações tradicionais, comorbidades, entre outros pontos.
Para isso, você deve marcar uma avaliação com um profissional prescritor de Cannabis medicinal. Aqui no portal Cannabis & Saúde temos uma plataforma com mais de 300 médicos cadastrados.
Na nossa plataforma, você pode filtrar a busca por patologia e selecionar a opção “insônia”. Ou “esportes”, por exemplo. Entre agora na plataforma e agende sua avaliação.