Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos EUA, desenvolveram um exame de sangue capaz de achar biomarcadores de RNA que ajudam a identificar a ansiedade. O teste consegue dizer se uma pessoa tem risco de ter ansiedade, se a pessoa já tem diz qual a gravidade do caso.
Com o mesmo exame, os resultados ajudam a indicar qual o melhor tratamento para cada caso a partir da análise. Essa nova técnica tem o potencial de oferecer a medicação que cause menos efeitos adversos e que tenha menor potencial para vício.
Nova forma de detectar a ansiedade
A ansiedade é um mal que afeta a saúde mental de parte considerável da população mundial. Só aqui no Brasil, cerca de 9% das pessoas se sente ansiosa. Ao mesmo tempo, cresce também a busca por remédios contra a ansiedade mais ou menos naturais.
Esse pode ser o primeiro exame a dar um diagnóstico biológico de ansiedade.
Nesse sentido, o coordenador do estudo, Alexander Niculescu, destacou em depoimento à universidade como o novo exame pode ajudar os pacientes evitando que eles passem a tomar uma medicação inadequada ou perigosa:
“A abordagem atual é conversar com as pessoas sobre como elas se sentem para ver se podem estar tomando medicamentos, mas alguns medicamentos podem causar dependência e criar mais problemas. Queríamos ver se nossa abordagem para identificar biomarcadores sanguíneos poderia nos ajudar a associar as pessoas a medicamentos existentes que funcionariam melhor e poderiam ser uma escolha não-aditiva.”
Como a Cannabis pode ajudar
Uma grande questão relacionada à ansiedade, além de ela estar afetando a vida de cada vez mais pessoas e cada vez mais jovens, é que os tratamentos têm efeitos adversos consideráveis. No entanto, uma opção eficaz e segura que temos acesso é a Cannabis.
Ambos os canabinoides podem ajudar a controlar a ansiedade modulando o sistema endocanabinoide e os seus receptores no nosso corpo. Alguns estudos investigaram essa ação e você pode ver alguns deles nesse link.
Se você quer controlar sua ansiedade com ajuda da Cannabis, pode começar marcando uma consulta com um dos nossos médicos prescritores da nossa plataforma de agendamentos. São mais de 200 profissionais capacitados para te orientar no melhor tratamento.
Também temos um teste de saúde mental que você pode fazer online nesse link. Não é um diagnóstico específico, porém pode te ajudar a ter uma noção inicial. Busque um profissional especializado para uma avaliação mais detalhada.