Nunca se falou tanto sobre Cannabis quanto nesse ano de 2023! Ainda que pouco tenha mudado quanto a regulamentação e os usos, a planta esteve presente em Congressos, feiras e encontros de vários tipos. Vamos relembrar os melhores eventos presenciais e online que ocorreram neste ano e que tinham a Cannabis como o assunto principal ou como um dos temas.
Convidamos você a essa viagem no tempo para lembrar como a Cannabis esteve no centro das atenções em diversas oportunidades e como ela se apresentou em contextos novos. Desse modo, podemos nos preparar para um 2024 com mais descobertas científicas, avanços na regulamentação e na forma como lidamos com esse vegetal.
Quando a Cannabis é a atração do evento
Para começar, vamos destacar os eventos onde a Cannabis era o centro das atenções. Esses grandes encontros reuniram pesquisadores, médicos, pacientes, estudantes, professores e pessoas em diversos níveis de conhecimento sobre a planta. Muitos deles fazem menção à Cannabis no próprio nome para não deixar dúvidas no público sobre quem vai ser a protagonista.
ExpoCannabis Brasil
Esse foi o principal evento sobre Cannabis no ano, pois foi o que agregou mais gente, mais novidades e mais conteúdo. Entre os dias 15, 16 e 17 de setembro, foram cerca de 24 mil pessoas, 130 expositores e 120 palestrantes. A CEO da ExpoCannabis Brasil, Larissa Uchida, fez um balanço do que foi realizar esse evento pela primeira vez no país.
“Somos um conjunto de pessoas que cuidamos de todos os detalhes da ExpoCannabis. Realizamos uma feira segura e dentro da regulação com informações, e educação, sobre Cannabis de todas as formas. Contamos com estandes que estão em todas partes do setor e esta era a ideia: mostrar que é possível trabalhar com Cannabis no Brasil.”
Você pode conferir aqui a cobertura que o portal Cannabis & Saúde fez da ExpoCannabis Brasil. Além disso, aqui nesse playlist, você pode ver todas as entrevistas que a Denise Tamer fez na feira.
II Conferência Internacional de Cannabis Medicinal
A II Conferência Internacional de Cannabis Medicinal (CICMED) é considerada o principal evento científico sobre Cannabis em todas as Américas. Nos dias 3, 4 e 5 de agosto, São Paulo sediou esse encontro, que era voltado somente para profissionais da saúde.
Assim como na edição anterior do CICMED, o encontro teve cursos sobre o uso terapêutico da Cannabis para profissionais que estão se aprofundando no tema. Além disso, foram horas de palestras e mesas de debate com pesquisadores e médicos de diversas especialidades.
O CICMED também se propõe a premiar os melhores estudos científicos envolvendo o uso medicinal da planta. Na edição de 2023, o Prêmio Prof. Dr. Elisaldo Carlini foi para uma pesquisa envolvendo pomada rica em canabinoides para o tratamento da epidermólise bolhosa. Aqui nesse link você pode conferir os destaques científicos do CICMED 2023. Se você preferir assitir vídeos, pode acessar esse playlist do YouTube com entrevistas feitas diretamente do nosso estande na Conferência. A Manuela Borges conversou com os principais nomes da pesquisa e prática clínica com canabinoides que passaram pelo evento. Um deles é o médico Hélio Mororó, que deu uma palestra no evento sobre o uso dos canabinoides no tratamento da endometriose.
“Não só atenuar as dores da endometriose, mas também a progressão da doença. O sistema endocanabinoide pode interferir de forma positiva na inflamação, na proliferação celular. Portanto, os produtos derivados da Cannabis se tornam uma ferramenta essencial para o ginecologista e que entre tantas outras, trata também a endometriose.”
Medical Cannabis Fair
A Medical Cannabis Fair também aconteceu com as atenções voltadas para o uso medicinal da planta. Apesar disso, mais de 100 marcas, empresas e empreendedores foram até a feira exibir seus produtos e serviços ligados ou não aos cuidados com a saúde. Dentro do evento, ocorreu também o Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal, que era aberto para o público geral e tratou de temas como saúde, negócios e legislação.
Nós do Portal Cannabis & Saúde estivemos lá com um estande e recebemos dezenas de convidados nos dias 4 e 5 de maio, quando aconteceu a feira. Foram tantas presenças célebres, que organizamos a cobertura em dois dias. Confira aqui a cobertura do primeiro dia. E aqui você pode ver as entrevistas que a nossa repórter Manuela Borges fez no segundo dia. Você também pode ver todas as entrevistas feitas no nosso estande acessando esse playlist no YouTube. Quem passou por lá foi o coordenador científico do Medical Cannabis Fair e do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, Dr. Pedro Pierro, que trajava sua tradicional gravata borboleta e se disse surpreso com o tamanho que o evento ficou.
“A gente ampliou, hoje temos empresas de fora do país que tratam de extração, cosméticos, terpenos, roupa de cânhamo. Fico até emocionado de ver o quanto esse mercado está evoluindo.”
Hemp Fair
No início de 2023, a Hemp Fair levantou muitas expectativas para ser um dos maiores eventos sobre a Cannabis do ano. No entanto, a feira precisou passar por um adiamento de alguns meses, acontecendo em outubro, mais precisamente no dia 19/10. Aconteceram debates e palestras sobre inovação, mercado e legislação sobre os usos medicinal e industrial da planta. Quem organizou a feira foi a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN) e o presidente do conselho gestor da associação exaltou a realização da primeira edição da Hemp Fair.
“Antes de tudo, a Hemp Fair Brasil nasce para aproximar a população de técnicos da Cannabis com empresas que fornecem produtos de saúde com canabinoides para a vida humana e animal, incluindo a proteção ambiental. A partir de agora, a ABICANN passa a colaborar com o poder público, ampliando ações de apoio social, sendo entidade referência técnica no Brasil para o tema da Cannabis sativa.”
Nesse link você confere a cobertura mais detalhada da Hemp Fair. Além disso, aqui nesse playlist no YouTube, você pode ver entrevistas nas Hemp Fair Experience, uma versão compacta da Hemp Fair que passou por algumas cidades do país.
ExpoCannabis Uruguai
Se aqui no Brasil comemoramos a realização da primeira ExpoCannabis, nossos vizinhos sediaram a décima edição da feira. No mesmo ano em que a regulamentação uruguaia da planta completou 10 anos, a ExpoCannabis Uruguai se consolidou como um evento importante no calendário do país.
Durante os dias 8, 9 e 10 de dezembro, os produtos com Cannabis para uso medicinal e adulto dividiram as atenções com outras possibilidades da planta. A feira recebeu diversas iniciativas que aproveitam as fibras para produzirem roupas e as sementes para serem usadas como comida. Inclusive, a marca premiada da X ExpoCannabis Uruguai como melhor produto era uma empresa de alimentos à base de cânhamo. O portal Cannabis & Saúde esteve em Montevidéu, confira aqui a cobertura completa da ExpoCannabis Uruguai, que agora se chamará Latinnabis. Em entrevista exclusiva, a fundadora da feira, Mercedes Ponce de León, contou que a mudança no nome tem como objetivo chegar a outros países.
“Estou orgulhosa da ExpoCannabis crescer e evoluir. Somos uma franquia. E a ExpoCannabis é a nossa essência. Queremos ser a ExpoCannabis em todos os lugares do mundo e para ter a identidade própria, optamos em criar uma marca regional. É um guarda-chuva, ou seja, para fazer eventos em todo o mundo. A ideia é poder criar identidade própria. Não podemos dizer quais países que vamos em 2024, mas são todos os países que podem trabalhar com Cannabis de maneira legal”
Aqui nesse playlist do YouTube, você pode assistir as entrevistas que a Denise Tamer fez com players do setor, empreendedores e pesquisadores da área.
I Congresso de Psicologia e Cannabis
A Psicologia é uma área que atua lado a lado com a psiquiatria, mas não pode prescrever medicação. Porém, também há o interesse de contribuir nas discussões sobre o tema. Nesse ano, pela primeira vez, a categoria a promoveu o 1º Congresso de Psicologia e Cannabis nos dias 26, 27 e 28 de abril.
O encontro, em Belo Horizonte, foi uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de Mingas Gerais (CRP/MG) com o apoio da Universidade Federal do estado (UFMG). Fizemos uma cobertura do evento com o jornalista Gregório Ventura que você pode conferir nesse link. Lá, o conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica do CRP/MG, Anderson Matos, nos falou da importância da Cannabis estar na pauta dos profissionais da Psicologia.
“O assunto é trabalhado na perspectiva de que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, deve se posicionar de modo a acolher estas demandas, produzindo orientação, acompanhamento e suporte adequado ao paciente e à classe como um todo.
O que mais me agradou foi ver o interesse da categoria. Foi ver como os psicólogos estão cientes dessa necessidade de estarem qualificados, técnica e eticamente, para poder atender aos pacientes que demandam produtos de Cannabis, um universo que a gente sabe que cresce cada vez mais.”
Odonto Cannabis Summit
O evento online foi o evento do ano que reuniu o maior número de profissionais que utilizam a Cannabis na Odontologia no ano de 2023. Com inscrições gratuitas, o Odonto Cannabis Summit tratou das variadas condições odontológicas que podem ser tratadas com derivados da planta, além de apresentar produtos específicos para esse fim.
Os dias 8, 9 e 10 de maio, quando aconteceu o webinar, foram de grandes oportunidades para os dentistas de todo o Brasil expandirem seus conhecimentos, compreender melhor o funcionamento do sistema endocanabinoide e, desse modo, proporcionar tratamentos mais eficientes para os seus pacientes. Os profissionais da Odontologia do país já são reconhecidos pela excelência do seu trabalho, e a Cannabis se apresenta como uma ferramenta com características únicas.
Mais eventos de 2023
Outros eventos que deram protagonismo para a Cannabis em 2023 e merecem destaque são:
- Festival Híbrido
- Congresso Internacional de Medicina Canabinoide da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide
- AnandaMeet – Simpósio de Cannabis Terapêutica
- Semana da Cannabis Medicinal na Medicina Veterinária
- I Congresso Estadual do Direito Canábico do Rio de Janeiro
Quando a Cannabis é parte do evento
Nem sempre a Cannabis foi a protagonista em 2023, mas ela conseguiu sobressair em algumas oportunidades. Encontros deste ano, principalmente das áreas da Medicina e Odontologia, trataram de diversos temas e um deles era o potencial dos derivados da planta. Dessa forma, a informação encontra mais pessoas e ajuda a ampliar o debate sobre os diversos usos da Cannabis.
Veja alguns eventos onde a Cannabis se destacou:
- X Congresso Todos Juntos Contra o Câncer
- V Encontro Nacional de Odontologia Integrativa
- III Congresso Paulista de Dor
- IV Inovatec
- XVII Conferência Nacional de Saúde
- Congresso Autismos em Foco
- Conferência Nacional de Educação Popular
- XVI Congresso Brasileiro de Dor (CBDor)
- Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP)
A Cannabis no judiciário
Já na área jurídica o maior evento da área aconteceu na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília no dia 29 de março de 2023.
O III Congresso Brasileiro do Direito da Cannabis Medicinal: uma agenda para o presente reuniu autoridades como o Presidente da OAB Nacional, Alberto Simonetti, o ministro do STJ, Rogério Schietti, o Senador Paulo Paim e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
“Estamos contribuindo com a construção de um pensamento que possa aliar, além do desenvolvimento da ciência em nosso país para estudos de assuntos como esse, com a própria aplicabilidade e utilização do medicamento, que já está comprovado cientificamente seu resultado positivo em várias enfermidades”, disse na abertura do Congresso o tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos. Aqui nesse link você pode ver a cobertura completa do evento.
Outras seccionais das OAB regionais também promoveram seminários e capacitações em 2023 no sentido de preparar os profissionais da área para atuar nesse novo mercado que se desenha.
A demanda por um jurídico especializado no cenário canábico é uma das profissões que segue num crescente, assim como a Medicina Veterinária que quer atuar com fitocanabinoides, já que os animais também podem ser tratados com os fitoquímicos da planta.
A Cannabis nas universidades
Em 2023, a Cannabis esteve muito presente nas discussões acadêmicas. Foi surpreendente como as diversas áreas do conhecimento de tantas universidades levaram a planta para debates e palestras com caráter científico e multidisciplinar.
Vamos destacar alguns dos vários eventos em universidades que deram atenção especial à Cannabis no ano de 2023.
- I Seminário sobre Maconha no Brasil Contemporâneo – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
- I Encontro das Ciências da Cannabis – Universidade de Brasília (UnB)
- Cannabis Medicinal: um debate necessário – na Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Expectativa por mais encontros
Agora que estamos nos despedindo de 2023, é importante celebrar todo o progresso que vivenciamos e que vai seguir evoluindo em 2024. À medida que mais pessoas se aprofundam nos conhecimentos sobre a Cannabis, se torna mais importante que esses encontros ocorram para que as discussões tenham base na ciência e no bem-estar.
Também é possível começar o ano com uma nova abordagem sobre a própria saúde com a Cannabis. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico ou dentista experiente na prescrição de produtos com canabinoides e começar a usar o quanto antes. Somente um profissional da saúde pode fazer as recomendações sobre o tratamento com a planta. Marque já sua consulta!