Marcos Gonçalves sentia diversas formas de dor crônica, devido à espondilite anquilosante. O professor, que acordava todos os dias com dor e a coluna querendo travar, hoje aproveita os muitos benefícios da Cannabis!
“Senti dores fortíssimas na coluna lombar por muitos anos seguidos. Os ortopedistas diziam que o meu problema era devido às hérnias de disco. Tomei diferentes remédios, fiz muitos exames e tratamentos, até para a cirurgia eu fui encaminhado, mas tive o procedimento negado pelo convênio.
Acordava todos os dias sentindo dor, achando a minha coluna ia travar
A dor que eu sentia na região da minha lombar era tão profunda que se irradiava até o umbigo. Era como se estivesse sempre a ponto da coluna travar. Para o meu desespero, cheguei até a calcular o tempo em que ficava imóvel na cama, coisa de 30 minutos pelas manhãs, tamanha a rigidez nas minhas articulações. Quando a coisa apertava, precisava recorrer à injeção de relaxante muscular em hospitais.
Em 2013, outra questão de saúde me pegou. Dessa vez, foi uma inflamação muito forte no meu olho. O médico diagnosticou como uveíte. Para quem desconhece esse problema, explico: é uma doença inflamatória que traz sintomas como olhos vermelhos, sensibilidade à luz, dor ocular, visão turva e embaçada. As causas são variadas, mas, entre elas, pode ter conexão com a espondilite anquilosante.
Espondilite anquilosante: uma doença crônica e sem cura
Com o passar do tempo, pesquisei e descobri do que se tratava a espondilite anquilosante, ou apenas EA, como os médicos dizem. É uma doença sistêmica e autoimune, que afeta os tecidos conjuntivos, sobretudo da região lombar, causando a inflamação e o enrijecimento das articulações, com consequente inflexibilidade. Ainda não existe cura para a EA, então, viver sentindo dor e sob efeito de remédios fortes era uma sentença de vida para mim.
Apesar da suspeita da doença, meu diagnóstico só se fechou em 2017. Foi a partir desse ano que comecei a tomar o medicamento apropriado pra espondilite. Senti melhoras nos meus sintomas, mas, por outro lado, o medicamento de farmácia também me causava efeitos colaterais ruins, como uma imunidade sempre muito baixa.
A Cannabis traz alivio às dores crônicas
O meu sobrinho foi quem comentou sobre o tratamento alternativo para a saúde a partir da Cannabis medicinal. Até 2019, eu não tinha conhecimento do uso da planta como remédio. Quis experimentar o tratamento. Primeiro, procurei ajuda de um conhecido, que tratava a saúde do filho com o óleo da Cannabis. Depois, procurei um médico prescritor, para me ajudar a ter o acesso ao óleo. O médico foi muito honesto ao dizer que a Cannabis medicinal não prometia cura para a minha doença, mas poderia trazer mais qualidade de vida, ao aliviar as minhas dores. Era tudo o que eu precisava ouvir!
Para a minha surpresa, além de acabar com a minha dor na coluna, algo por si só imensurável, de 2022 para cá, a minha doença entrou em remissão. Fiz vários exames, passei por diferentes reumatologistas e, de alguma forma, o meu corpo saiu do processo inflamatório crônico causado pela EA. Isso aconteceu depois do tratamento com a Cannabis, é de impressionar!
Tive uma remissão da doença com o uso da planta
Não sei se é uma coincidência, se é pela combinação do remédio alopático com a Cannabis ou se é fruto do meu psicológico, que acreditou tanto nessa planta. O fato é que todos os exames mostraram que a Espondilite Anquilosante está em remissão. É isso que importa!
Viver sem dor é a melhor coisa do mundo! Voltei até a me exercitar na academia, rotina essa que só é possível porque estou bem outra vez! De quebra, a Cannabis também me ajuda em outras questões de saúde, como minhas crises de ansiedade e problemas de insônia. A planta trata do nosso sistema de maneira completa!
O fato é que eu sempre acreditei na medicinal natural, sou descendente de índios, cresci acreditando no poder das plantas. A Cannabis é uma delas, e bem poderosa, apesar do preconceito que ainda existe em torno de seu uso. Eu mesmo já senti na pele o preconceito de pessoas próximas, mas não esquento com o julgamento de ninguém. Tento ajudar a quem me procura e me baseio nos meus resultados.
Eu não sei mais o que é viver com dor!
Meu único objetivo com essa entrevista é que alguém possa ler a minha história e acreditar que existe um remédio natural tão poderoso e ao nosso alcance. Eu só queria que pessoas que sofrem com dores crônicas pudessem dar uma chance para esse tratamento com a cannabis. Quero ver mais pessoas com a qualidade de vida que conquistei.
Se antes eu vivia à base de remédios que me causavam efeitos colaterais, se tinha uma rotina limitada pela dor e rigidez, se dormia e acordava todos os dias com dor e com medo de travar a coluna, isso atualmente é passado. Hoje eu não sei mais o que é viver com dor!
Por fim, digo e repito o meu conselho: você que está sofrendo com dores crônicas, dê uma chance à Cannabis medicinal. Converse com o seu médico, não descuide do seu tratamento convencional, mas livre-se do preconceito e permita que essa planta traga benefícios para a sua vida! A Cannabis me trouxe a esperança de dias melhores!
Nesse minuto em que conto a minha história, por exemplo, não estou sentindo absolutamente nada! Isso é incrível!
Marque já sua consulta!
Se você tem alguma questão de saúde, procure aqui, nessa lista de médicos preescritores e conhecedores do uso de Cannabis medicinal, o melhor profissional para atender o seu caso. Ter uma saúde com mais qualidade é um caminho possível para todos!