Um estudo, realizado por pesquisadores alemães, identificou que a Cannabis é um tratamento seguro e eficaz para síndrome de Tourette e transtornos de tiques crônicos. Foi a primeira vez que os canabinoides passaram por um teste de fase III randomizado e controlado por placebo para essas condições de saúde.
Os resultados dos testes foram publicados na revista científica Psychiatry Research e quem liderou a pesquisa foi a psiquiatra Kirsten Müller-Vahl. Além de estar a frente do grupo de pesquisa na síndrome de Tourette na Universidade de Hannover, ela é a presidente da Aliança Internacional para a Medicina Canabinoide (IACM na sigla em inglês).
Pesquisa feita com canabinoides isolados
No estudo, os pesquisadores utilizaram nos pacientes um produto de canabinoides isolado e com proporção de 1:1 entre THC e CBD. Aqui no Brasil, esse produto é comercializado como Mevatyl, dependendo do lugar ele pode ter o nome de Nabiximol ou Sativex. Ele é um spray para uso oral e que possui autorização para venda nas farmácias em vários países do mundo. Portanto, é mais facil realizar estudos usando esse produto.
Entre os sintomas que os investigadores perceberam melhoras com a Cannabis, se destacaram os tiques, a depressão e a qualidade de vida de uma forma geral, incluindo os tiques dos pacientes com síndrome de Tourette. Na média, a redução nos tiques foi de 25% sem trazer nenhum efeito colateral.
Particularmente, a medicação foi mais eficiente em pacientes homens, pessoas com tiques mais graves e aqueles que tinham transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Isso sugere um grupo que se beneficia melhor do tratamento.
Síndrome de Tourette ganhou destaque
Alguns fatos deram notoriedade para a síndrome de Tourette no início de 2023. Primeiro, o artista Lewis Capaldi que teve uma crise durante o show e recebeu o acolhimento dos fãs, que cantaram uma música enquanto ele não podia. O cantor tornou sua doença pública e passou a falar sobre o tema para conscientizar o público sobre a condição.
Da mesma forma, no reality show Big Brother Brasil de 2023, um dos participantes da casa revelou que usa o CBD para controlar a síndrome de Tourette, assim como a ansiedade.
Os benefícios da Cannabis são uma realidade para uma variedade de doenças, inclusive as neurológicas como a síndrome de Tourette. Portanto, se você quer começar um tratamento com a planta legalmente, acesse a nossa plataforma de agendamentos e marque já uma consulta com um dos nossos médicos prescritores.