Um novo estudo indicou que a Cannabis traz melhoras clinicamente significativas para pessoas com um tipo grave de ansiedade, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). As melhorias na ansiedade, qualidade do sono e qualidade de vida foram observadas em cada ponto de avaliação.
No transtorno de ansiedade generalizada, as crises surgem sem um gatilho exato e o medo toma conta se tornando uma sensação permanente. Isso faz as pessoas que têm esse distúrbio se sintam muito preocupadas e ansiosas o tempo todo.
Você pode ver os resultados no artigo Clinical outcome data of anxiety patients treated with cannabis-based medicinal products in the United Kingdom: a cohort study from the UK Medical Cannabis Registry, que sugerem melhoras para pacientes com o transtorno de ansiedade generalizada que utilizaram Cannabis no tratamento.
Bons resultados também a longo prazo
Os participantes do estudo eram pacientes cadastrados no registro de pacientes de Cannabis do Reino Unido e eles deram seu consentimento tanto para começar o estudo quanto o tratamento em si. Os pesquisadores coletaram dados sobre a saúde dos pacientes em diferentes momentos ao longo de 6 meses. Essas análises ajudaram os cientistas a entender como os medicamentos com Cannabis afetaram a vida das pessoas com transtorno de ansiedade generalizada.
Cada paciente tinha uma prescrição própria, com produtos de diferentes teores de CBD, THC e outros canabinoides. Segundo o estudo, 39% dos participantes apresentaram melhora na ansiedade, 50% na qualidade de vida e 35% no sono após o período de 6 meses. Uma parcela de 12% relatou efeitos colaterais durante o acompanhamento, no entanto nenhum deles foi grave.
Os cientistas concluíram o artigo ressaltando os resultados animadores da pesquisa:
“Este estudo de coorte demonstra que a prescrição de produtos com Cannabis para fins medicinais em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada está associada a melhorias clinicamente significativas na ansiedade com um perfil de segurança aceitável. Ensaios clínicos randomizados controlados por placebo são necessários como o próximo passo para testar a eficácia da Cannabis no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada.”
Tratamentos com Cannabis para o transtorno de ansiedade generalizada
O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que quase 19 milhões de brasileiros vivem com essa condição, o que nos deu a primeira colocação nesse ranking. Ao mesmo tempo, persiste um preconceito entre os brasileiros sobre como tratar essa e outras questões ligadas à saúde mental. Negligenciar o problema pode ser extremamente prejudicial.
A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo, no entanto pode se tornar uma sensação frequente por conta de diversos motivos. Nesse sentido, quando não tratamos a ansiedade da maneira adequada, ela pode desencadear outros distúrbios como é o caso do transtorno de ansiedade generalizada.
Para os que já desenvolveram o TAG, a Cannabis tem se apresentado como uma alternativa viável graças ao seu perfil de segurança, como apontaram os resultados do estudo britânico. Além disso, é importante contarmos com o apoio de um médico para lidarmos com a ansiedade antes que ela cause impacto negativo na saúde física e emocional.
A melhor forma de encontrar ajuda médica para tratar o transtorno de ansiedade generalizada com Cannabis é aqui na nossa plataforma de agendamentos. São mais de 250 médicos de várias especialidades que estão prontos para avaliar o seu caso e recomendar o melhor tratamento. Marque já uma consulta!