Cientistas confirmaram o que muitos consumidores já suspeitavam: a Cannabis pode modificar (e em muitos casos, melhorar) a forma como ouvimos música.
Um grupo canadense de pesquisadores analisou como o consumo de produtos derivados da Cannabis afeta a experiência musical e auditiva. De acordo com os resultados, o consumo de canabinoides proporciona uma experiência mais imersiva, ajuda a compreender melhor as letras e aumenta a sensibilidade ao ritmo.
Cannabis aumenta o prazer de ouvir música
O estudo foi realizado em Toronto, no Canadá, onde o mercado de Cannabis para uso adulto foi regulamentado e as pessoas podem adquirir legalmente produtos ricos em CBD, THC ou outros componentes da planta. Esse contexto facilita a realização de estudos sobre o consumo de canabinoides fora do contexto clínico com métodos científicos robustos.
Os cientistas entrevistaram 104 participantes antes e depois do consumo de produtos com Cannabis. Os resultados mostraram que:
- 50% relataram aumento na sensibilidade auditiva,
- 32% não notaram diferença,
- 18% perceberam piora.
Para aprofundar o estudo, os pesquisadores fizeram uma análise qualitativa das respostas que destacou a conexão física e cognitiva com a música após o consumo de produtos com Cannabis.
Uma experiência auditiva mais imersiva
Segundo relatos dos participantes, a Cannabis aumentou a “sensibilidade física e consciência de estímulos auditivos dentro dos seus corpos”. Alguns descreveram sentir os graves da música vibrando através de seus corpos, semelhante ao que acontece em shows ao vivo, embora o volume não seja tão alto.
O estudo também sugere que a Cannabis pode aumentar a atenção das pessoas na música que estão ouvindo, fazendo-as se envolver mais intensamente nos ritmos, melodias e letras. Eles descreveram algumas reações comuns entre os participantes do estudo:
“Os participantes relataram um engajamento mais intenso, caracterizado por maior sensibilidade física e consciência de estímulos auditivos. Por exemplo, eles descreveram sentir os graves da música vibrando através de seus corpos, semelhante às sensações experimentadas em shows ao vivo sem o volume ser tão alto.
Com maior sensibilidade ao ritmo, a inclinação para se mover em resposta à batida foi comumente relatada. Assim, a Cannabis e a música podem ter influenciado o envolvimento dos participantes com o ritmo, estimulando respostas físicas como bater ou dançar.
Maior compreensão das letras da música também foi uma experiência comum que pode ser atribuída ao aumento da atenção do participante e, consequentemente, maior absorção do estado, prazer e apreciação da música.”
A importância do “set” e do “setting”
O estudo canadense também destacou que a interação entre música e produtos com Cannabis é complexa e vai além do tipo de produto e do gênero musical. Utilizando os conceitos de “set” e “setting”, originalmente desenvolvidos em estudos de substâncias psicodélicas, os cientistas apontaram que esses fatores podem modular a experiência.
“Set” refere-se às expectativas, intenções e estado mental da pessoa antes da experiência. “Setting” refere-se ao local onde ocorre a experiência (em casa, ao ar livre, na natureza). O “set” e o “setting” interagem e se influenciam mutuamente, desse modo podem modular a experiência musical sob efeito da Cannabis. Por exemplo, um ambiente tranquilo e próximo da natureza pode promover uma experiência mais relaxante e introspectiva.
No tratamento para a insônia, há uma aplicação dos conceitos de “set” e “setting” para potencializar o tratamento chamada “higiene do sono”, que envolve comportamentos e ambientes para melhorar a qualidade e duração do sono.
Nesse contexto, os pesquisadores ressaltaram a importância do “set” e do “setting” para promover uma experiência musical mais agradável quando sob o efeito de Cannabis.
“Os participantes relataram que seu humor atual, atmosfera musical e ambiente físico desempenharam um papel significativo em sua experiência geral; sugerindo que tanto o ‘set’ quanto o ‘setting’ podem impactar os efeitos subjetivos e a experiência geral da Cannabis.”
Cannabis como ferramenta terapêutica
A interação entre a experiência musical e os efeitos da Cannabis ainda está sendo explorada e podem mostrar um caminho para aprimorar tratamentos para a saúde, sobretudo a saúde mental. Medicamentos com canabinoides têm ganhado visibilidade pela sua eficácia e segurança para aliviar sintomas como ansiedade, estresse, insônia e depressão. Por quê não incluir uma lista de músicas ao tratamento?
É possível iniciar um tratamento para a saúde utilizando medicamentos com Cannabis de forma legal e segura. Para isso, é necessário ter a prescrição de um médico devidamente habilitado e que tenha experiência nesse tipo de tratamento.
Se você quer começar um tratamento com medicamentos à base dos derivados da planta, acesse a nossa plataforma de agendamento e marque já uma consulta. Lá você encontra profissionais de diversas especialidades que atendem presencialmente ou por telemedicina. Acesse já e marque sua consulta!